ASSOCIATIVISMO
 
União Desportiva de Fermedo projecta o futuro com bases sólidas
 
Parque Desportivo de Fermedo
Plano em tramitação na Câmara visa ampliar as instalações de Resumil e ganha forma "o sonho" de um pavilhão
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Plano em tramitação na Câmara visa ampliar as instalações de Resumil e ganha forma "o sonho" de um pavilhão. Equipa feminina deve "chegar" na próxima época

Estreou-se na corrente época desportiva nos campeonatos seniores da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), mas a União Desportiva de Fermedo (UDF) já olha mais longe, com projectos para juntar a vertente feminina ao seu projecto e para ampliar as suas instalações.
Álvaro Ferreira, um dos fundadores e presidente desde a primeira hora, deu conta das ambições de um grémio «que já não é só Fermedo», contando não apenas com atletas, mas também com adeptos nas localidades da redondeza: S. Miguel do Mato, Escariz e Mansores em Arouca; também nas localidades de Vale, Romariz, Guisande, Louredo e Romariz, que integram o concelho de Santa Maria da Feira.
«Claro que o clube está a ser muito importante para a divulgação da nossa freguesia», sublinhou o dirigente.
Em tramitação na Câmara Municipal de Arouca, parceiro primordial, como acentuou Ferreira, que também louvou a ajuda sempre empenhada da Junta de Freguesia de Fermedo, está um projecto que visa dar uma base infra-estrutural mais sustentada à UDF.
O presidente anunciou a intenção de ampliar as instalações do campo de futebol de Resumil, edificando um acrescento aos actuais balneários, bem assim como uma sala de recuperação e fisioterapia, uma sala para reuniões e um espaço que sirva de sede oficial da colectividade.
Além da componente de desenho das obras, a cargo dos técnicos da autarquia, será feita uma candidatura que visará captar até um máximo de 50 mil euros, para garantir as construções desejadas.
Álvaro Ferreira acrescentou às novidades do futuro próximo o alargar dos efectivos competitivos: o Fermedo já conta com todos os escalões masculinos e deverá, na próxima época, ter uma equipa feminina.
Ainda não dá para adiantar pormenores, nomeadamente o escalão da nova formação, até porque terá a ver com as idades das atletas a captar. Mas já haverá uma dezena de interessadas e este projecto é mesmo para avançar.
Na dimensão «do sonho» está a futura construção de «um pavilhão gimnodesportivo», que, vincou
o responsável, representaria «o topo» do desenvolvimento em termos de infra-estruturas e permitiria acrescentar novas modalidades à oferta do grémio.
«A nossa expectativa foi ultrapassada - não esperávamos chegar tão longe, tão depressa». O líder directivo recordou os primórdios da União Desportiva de Fermedo, que remontam a Junho de 1992, quando começou a germinar a ideia de criar condições para uma prática futebolística apenas recreativa mas que garantisse boas condições aos atletas locais.
Um terreno para "campo da bola" foi comprado em 1994 e o tempo foi passando até 2007/2008 quando o projecto de formação - «de futebolistas mas também de homens», avisou Ferreira - começou a tomar forma.
A bola começou a rolar e hoje a UDF conta 150 atletas e um universo associativo que anda nos 250 sócios. A equipa sénior ajudou a criar mais união e bairrismo em torno do clube. Mas as assistências também são entusiastas e ruidosas nos jogos dos escalões de formação.
«Estou muito grato a todos os colaboradores destes anos, que se têm mostrado unidos e responsáveis, bem assim como à população da freguesia em geral, que nos tem, apoiado», salientou o dirigente.

CUSTOS DAS INSCRIÇÕES
Álvaro Ferreira tem em boa conta o trabalho da Associação de Futebol de Aveiro, apenas como o senão do custo anual das inscrições de futebolistas, que anda nos cinco mil euros - 10 por cento do orçamento anual do clube de Fermedo. Opinou que a formação «devia ser mais apoiada».
A terminar mandato em Maio, o presidente diz-se pronto para continuar a apoiar a colectividade. Mas
sublinhou o quão importante seria a entrada de sangue novo, sob a forma de um novo timoneiro. Alberto Oliveira e Silva 2018-03-31

 
Arouca

Sábado, 18 de Agosto de 2018

Actual
Temp: 27º
Vento: ESE a 5 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Dom
T 28º
V 5 km/h
Seg
T 31º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Gosta do nome "508 Arouca" para a futura ponte suspensa sobre o rio Paiva?
 
 
A Frase...

"Na cor política já se sabe que Margarida Belém só olha para três freguesias e sabemos todos quais são..."

Fernando Ribeiro, presidente da JF Chave, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 36 visitantes online