SOCIEDADE
 
Inaugurado o “Miradouro da Vista Alegre” para observação panorâmica de Mansores
 
Foto de grupo após a inauguração
Primeiro de quatro projectos da edição de estreia do Orçamento Participativo
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O "Miradouro da Vista Alegre", primeiro projecto da edição inaugural (2021) do Orçamento Participativo (OP) de Arouca a ser concretizado, foi inaugurado no final da tarde desta sexta-feira.
Situa-se na freguesia de Mansores, junto à Urbanização da Vista Alegre, e a respectiva escadaria conta com desenhos do artista plástico arouquense André Gomes, o qual, como revelou, inspirou-se «nas cores das montanhas e nas tonalidades do céu».
O objectivo de Sara Tavares, quando apresentou a proposta em sede de OP, passava por criar, num dos pontos mais altos da localidade, no cimo da escadaria da Vista Alegre, «um espaço de observação panorâmica da freguesia, do seu vale e das montanhas do Arouca Geopark, que possa também complementar o percurso PR 11 - Trilho das Levadas».
A Junta de Freguesia de Mansores associou-se à execução, apoiando na limpeza e requalificação dos degraus da escadaria e da plataforma, tendo o Município de Arouca executado os 12.500 euros previstos na criação de uma plataforma de madeira no topo do miradouro e nos corrimãos de apoio, bem como na intervenção artística levada a cabo.
A proponente considerou que os desenhos de André Gomes captaram «a essência de Mansores». Sara Tavares ainda enfatizou que o lançamento do Orçamento Participativo foi uma iniciativa louvável», por «dar voz aos munícipes». Acentuou que os residentes em cada freguesia «têm mais noção da realidade» e das suas necessidades.
«É a prova de que vale a pena acreditar, votar e fazer um esforço para concretizar os projectos que as comunidades consideram importantes», sublinhou Margarida Belém.
A presidente da Câmara recordou que o Miradouro em Mansores é um dos cinco projectos seleccionados no OP de 2021. Garantiu que também serão uma realidade o "Laboratório Digital Intergeracional", o "Brincar Não Tem Idade!", o "Tecer Tradições - Oficinas Criativas" e o "Laboratório Digital - 1.º Ciclo".
Com nota de que «tem de se ir à luta e fazer», a autarca acentuou que o Orçamento Participativo é um instrumento de participação cívica que vai continuar a ser implementado.
Jorge Oliveira, o presidente da Junta de Freguesia de Mansores, salientou a união comunitária que permitiu construir do Miradouro da Vista Alegre. Estrutura que - disse - «não passa desapercebida» e que, como espera, será motivo de atracção de visitantes àquela zona. AOS/RV 2022-09-10
 
Arouca

Terça, 30 de Maio de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Neste ambiente associativo todos são precisos"

Diogo Teixeira, presidente do Centro Desportivo e Recreativo de São Pedro de Nabais, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 82 visitantes online