SOCIEDADE
 
Rede de associações mobilizam-se para valorizar o Paiva
 
Encontro de agentes locais
Projecto europeu 'Living Rivers' de defesa e promoção dos rios e dos seus ecossistemas com acção em Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No passado dia 2 de Setembro, a Biblioteca Municipal de Arouca assistiu ao encontro entre os parceiros do projecto Living Rivers e outras entidades de Arouca, defensoras e promotoras da preservação do meio ambiente local.
Entre os agentes locais, estiveram presentes o Círculo Cultura e Democracia, entidade que tem vindo a promover reflexões na área do ambiente, água e florestas no contexto da cidadania; o Clube do Paiva, que usa os recursos naturais do rio Paiva como forma recreativa, preocupando-se simultaneamente com a sua protecção; e o Arouca Geopark, que por sua vez, também trabalha com uma série de entidades locais, promovendo a geoconservação, geoeducação e geoturismo da região.
Depois de quatro dias de formação na Aldeia da Paradinha, os parceiros do projecto ONGD Rosto Solidário - Inducar; ASPAYM Castilla & Leon e CEIPES - fecharam a semana de formação com este encontro final que promoveu o diálogo e partilha de conhecimentos. Esta oportunidade foi crucial para apresentar melhor o projecto Living Rivers, os seus objectivos e os recursos que dele serão disponibilizados.
Neste encontro, os stakeholders e grupos locais levantaram considerações e questionamentos pertinentes, auxiliando e refinando os conteúdos e as características técnicas do que será desenvolvido, visando explorar da melhor forma a temática da preservação da água dos rios e seus ecossistemas, bem como atender às necessidades do público final e interesses da comunidade local.
O Living Rivers irá continuar a contar com a disponibilidade e contribuição destes parceiros locais nas fases seguintes deste projecto, mostrando desde já o seu entusiasmo para a testagem dos seus produtos finais.
É notória a formação e crescimento de uma rede de ajuda mútua para preservação dos rios e do meio ambiente e, nessa perspectiva, já se começa a ver um dos objectivos do projecto a concretizar-se muito em breve. Susana Quintal 2022-09-05

ONGD Rosto Solidário

A ONGD Rosto Solidário é uma associação para o desenvolvimento, sem fins lucrativos, reconhecida desde 2008 como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, beneficiando do estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública.
Trabalha em prol do desenvolvimento, promovendo equidade, direitos humanos e igualdade de oportunidades, através da realização de projectos concretos centrados na educação e cultura das comunidades. Valoriza a participação e a integração através do voluntariado, da solidariedade e do trabalho em rede e parceria.
Já o projecto Living Rivers surgiu após se ter verificado uma lacuna na literacia ambiental e cidadã de adultos, e que é financiado pelo programa Erasmus+, área de Educação de Adultos. Tem como objectivo principal reforçar a apropriação e mobilização dos cidadãos para a participação e defesa do meio ambiente num contexto de alterações climáticas, nomeadamente da água como um direito humano e bem comum. Para esse efeito, disponibilizará três recursos baseados na temática de protecção e apropriação dos recursos naturais pela população.

 
Arouca

Terça, 29 de Novembro de 2022

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Quero ser sepultado com a farda dos Bombeiros Voluntários de Arouca"

Arlindo Soares, primeiro instrutor dos BVA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | visitantes online