SOCIEDADE
 
Município de Arouca desperdiça vale de 15 mil euros para fornecer 'internet' gratuita aos cidadãos
 
O financiamento comunitário apoiava os custos de equipamento e instalação do sistema de wi-fi (sem fios)
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
«Das câmaras municipais portuguesas que foram contempladas com verbas para a instalação de wi-fi em locais públicos, mais de metade, cerca de 160, já instalaram os equipamentos e já disponibilizam internet gratuita à população», refere um comunicado desta semana da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Perto de uma centena de municípios têm os processos de instalação dos equipamentos em curso, e destas, existem à volta de 30 que têm cerca de quatro meses para implementar o projecto, sob pena de perderem o direito aos vouchers obtidos. Não é o caso de Arouca, Caldas da Rainha, Ílhavo e Monforte, que segundo a ANACOM, perderam mesmo o voucher por não cumprimento dos prazos, e o município da Madalena, nos Açores, que desistiu da iniciativa.
A iniciativa WiFi4EU  tem como objectivo proporcionar acesso gratuito à internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para «a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos, e o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais».
Devido à pandemia de covid-19, a Comissão Europeia havia prorrogado por duas vezes o prazo para a implementação dos projectos, não sendo expectável que existam novas prorrogações.
No conjunto das quatro convocatórias do WiFi4EU, os vales atribuídos aos municípios portugueses pela Comissão Europeia atingem cerca de quatro milhões de euros, tendo sido contempladas cerca de 90% das autarquias candidatas. O valor unitário de cada vale é de 15 mil euros.
O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.
Cerca de 29 mil municípios europeus candidataram-se ao programa, tendo sido considerado elegíveis 8900, para um investimento comunitário de 134 milhões de euros. RV 2021-12-02
 
Arouca

Domingo, 16 de Janeiro de 2022

Actual
Temp: 11º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Seg
T 13º
V 2 km/h
Ter
T 12º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"É minha intenção implementar um conjunto de medidas que estimulem a participação dos arouquenses nas sessões da AM"

Pedro Vieira, presidente da Assembleia Municipal, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 39 visitantes online