SOCIEDADE
 
Banco Alimentar: Duas toneladas de mantimentos recolhidas em Arouca
 
Equipa do BA no MeuSuper Cavadinha
Este ano a coordenação da campanha solidária esteve a cargo da Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A campanha solidária de recolha de mantimentos promovida pelo Banco Alimentar, realizada no fim-de-semana de 27 e 28 de Novembro, foi este ano coordenada em Arouca pela Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga. No total, foram recolhidas duas toneladas de alimentos (2085 kg) nos dois estabelecimentos comerciais aderentes (MeuSuper Cavadinha e Pingo Doce). Uma redução desde a último acção homóloga (3058 kg, -32%): «Contrariamente ao que aconteceu em anos anteriores, por imposição do Banco Alimentar Contra a Fome, a campanha apenas se realizou em dois supermercados. A justificação para tal teve a ver com as restrições no âmbito da pandemia covid-19, que restringe o número de voluntários no local onde os produtos são entregues e posteriormente organizados para a distribuição. Por este motivo em todo o país foram reduzidos os supermercados com recolha», avançou ao RODA VIVA um elemento da organização concelhia.
Depois de recolhidos os alimentos doados pelos clientes desses supermercados, são transportados para o centro de recolha distrital (em Aveiro) - «O armazenamento e posteriormente o transporte foi da responsabilidade do MeuSuper Cavadinha, que todos os anos tem uma colaboração importante com a organização para que a mesma se possa realizar no concelho de Arouca», e daí são depois redistribuídos para associações locais que os entregam a famílias carenciadas sinalizadas. No concelho de Arouca, a Casa do Povo de Alvarenga, o Centro Paroquial de São Salvador do Burgo e o Patronato fazem esse trabalho voluntário de conforto aos lares carentes.
Esta campanha de recolha em 2021 contou com o apoio de voluntários de várias instituições, nomeadamente, Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga, Patronato, Centro Social e Paroquial São Salvador Burgo, e ainda com o apoio do Agrupamento de Escuteiros de Rossas, da catequese, do grupo de jovens da Paróquia de São Salvador do Burgo, da Conferência de São Vicente de Paulo de Arouca, da JSD Arouca e de voluntários particulares. «Um agradecimento especial a todos os voluntários, sem eles não seria possível a realização da campanha. Aproveitamos para apelar a necessidade de mais voluntários para estas campanhas, cada vez somos menos e convém ressalvar que as três instituições beneficiárias destas recolhas recebem, anualmente, mais produtos para distribuir no concelho do que aqueles que são recolhidos em Arouca», salienta a responsável.
O transporte dos contentores de Aveiro para Arouca foi da responsabilidade do Município. A nível distrital foram recolhidas 117 toneladas, contra 128 da última iniciativa homóloga. RV 2021-12-02
 
Arouca

Domingo, 16 de Janeiro de 2022

Actual
Temp: 11º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Seg
T 13º
V 2 km/h
Ter
T 12º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"É minha intenção implementar um conjunto de medidas que estimulem a participação dos arouquenses nas sessões da AM"

Pedro Vieira, presidente da Assembleia Municipal, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 44 visitantes online