SOCIEDADE
 
Terreno de parque de estacionamento dos Passadiços expropriado ao fim de quatro anos
 
Vista aérea do parque de estacionamento (google maps)
CMA deixa de pagar renda e vai adquirir a propriedade de maneira ‘forçada’
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Câmara Municipal de Arouca acaba de iniciar o processo de expropriação do terreno onde está instalado o parque de estacionamento automóvel de apoio aos Passadiços do Paiva na extremidade do Areinho (Canelas).
Depois de quatro anos desde a abertura e entrada em funcionamento e estando dotado das condições para albergar mais de uma centena de veículos (ligeiros e pesados), o espaço tem sido utilizado em regime de arrendamento (a autarquia, que investiu nas infra-estruturas já existentes, pagava uma verba ao proprietário).
Ao que o RODA VIVA apurou, saíram goradas as tentativas de aquisição amigável do imóvel, e então o procedimento de expropriação foi despoletado para a compra 'forçada', tendo sido evocado a necessidade da parcela para o fim pretendido. Para o efeito, a CMA pediu à Secretária de Estado da Descentralização e da Administração Local a classificação de utilidade pública da expropriação da parcela «necessária à execução da obra 'Parque de estacionamento de apoio aos Passadiços do Paiva e respectivos acessos'», conforme decisão que foi publicada a 4 de Novembro no Diário da República, depois de Despacho do governante em 11 de Agosto. O terreno em causa pertence a Artur Manuel Neves de Oliveira e esposa Ilda de Andrade Dias de Oliveira, e tem uma área de 16.111 m2. Segue-se a avaliação do mesmo com base no Código das Expropriações e o pagamento do valor apurado ao dono, que tem forçosamente de vender.
Segundo fontes contactadas pelo jornal, o equipamento existente nunca terá tido o devido licenciamento
do ICNF (localiza-se em espaço florestal), e terão sido geradas expectativas ao proprietário do terreno de poder explorar turisticamente o local, situação que nunca se concretizou. As relações entre ambos (proprietário e município) deterioraram-se e o parque esteve mesmo fechado por um longo período.
Reabriu este ano, no Verão, na sequência da inauguração da ponte '516 Arouca'. RV 2021-12-01
 
Arouca

Domingo, 16 de Janeiro de 2022

Actual
Temp: 11º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Seg
T 13º
V 2 km/h
Ter
T 12º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"É minha intenção implementar um conjunto de medidas que estimulem a participação dos arouquenses nas sessões da AM"

Pedro Vieira, presidente da Assembleia Municipal, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 44 visitantes online