SOCIEDADE
 
Regresso à escola: actor Hugo Calçada apelou à pedagogia da não desistência
 
Hugo Calçada na ESA
Igual a si próprio, num registo de autenticidade e simplicidade, prendeu os jovens estudantes à sua história
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O actor de cinema arouquense, Hugo Calçada, regressou às escolas onde estudou - a EB de Arouca e a Secundária de Arouca - para contar aos alunos a sua narrativa de vida que o conduziu à sedução pelas artes, em particular a do cinema. Foi um acaso - uma primeira experiência em curta-metragem com Fernando Rui, um amigo arouquense de infância, que lançou o impulso para novos horizontes de auto-realização.
O convite ao actor de 47 anos partiu da equipa do Plano Nacional das Artes (PNA) e do Plano Nacional do Cinema (PNC) do Agrupamento de Escolas de Arouca que, desta forma, pôs em contacto directo com o artista os dois auditórios de jovens ouvintes, primeiro na Escola Básica do 2º ciclo, depois na Escola Secundária. Igual a si próprio, num registo de autenticidade e simplicidade, Hugo Calçada prendeu os jovens estudantes à sua história, que foi sendo partilhada em forma de conversa moderada pelo professor Vitor Correia, director do curso de multimédia e ex-colega de estudos do ator. Entre um curso de Economia que não concluiu e uma formação superior em Jornalismo e fotografia, o teatro e depois o cinema levaram-no a doze anos de busca de oportunidades de trabalho e de realização em Londres. Voltou agora a Portugal para encetar nova etapa na vida pessoal e profissional. Passagens de filmes e de trabalhos publicitários em que tem participado ao longo dos anos foram partilhados com os alunos. À vertente artística, Hugo Calçada juntou a pedagogia do sonho e da acção: "Não devemos ter medo de falhar. É o que tenho feito, aprendendo sempre a ser melhor pessoa e melhor actor."
"Não desistir daquilo que amamos fazer" sintetiza a lição de perseverança passada aos jovens arouquenses, a quem o autor reconhece haver talentos bastantes a que importa dar oportunidade e aproveitar em favor da cultura arouquense - e mesmo da cultura nacional - tal como projectou para si próprio. Numa tarde plena de aprendizagem e de boa disposição, as artes e o cinema sairam a ganhar, ganhando ainda mais os jovens estudantes arouquenses com um evento que trouxe à comunhão próxima de todos o talento comunicativo de um actor filho da terra que já muito aprendeu ao percorrer outros mundos onde buscou acrescentar mais a si próprio e ao seu talento artístico. 2021-11-11 Manuel Matos/RV
 
Arouca

Domingo, 05 de Dezembro de 2021

Actual
Temp: 9º
Vento: NW a 5 km/h
Precip: 0.1 mm
Chuva
Seg
T 13º
V 3 km/h
Ter
T 13º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Quanto melhor conhecermos o território, maior capacidade teremos para o gerir, preservar e valorizar"

Margarida Belém, durante a inauguração do Balcão Único do Prédio (BUPi)

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 53 visitantes online