SOCIEDADE
 
Morreu Manuel Valério
 
Manuel Valério Figueiredo no Museu das Trilobites
Destacou-se na preservação, estudo e divulgação dos fósseis de trilobites da sua exploração de ardósias em Canelas
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Vítima de doença, morreu hoje aos 59 anos o conhecido empresário e estudioso do fenómeno das trilobites, Manuel Valério, fundador do Centro de Interpretação Geológica de Canelas (CIGC), que completou este ano quinze anos de existência.
Manuel Valério foi agraciado com Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, “pelos esforços intensos e profícuos no estudo, preservação e divulgação dos achados fósseis (trilobites) da louseira de Canelas".
Manuel Valério Soares Figueiredo é natural da freguesia de Canelas, sendo o 12º de treze filhos, oriundo de uma família simples. Na fundamentação camarária lia-se ainda que “desde 1990 que se dedica à exploração da sua pedreira, através da empresa 'Ardósias Valério & Figueiredo, Lda'. Para além da exploração comercial da pedreira, a descoberta de fósseis de trilobites moveu-o para o estudo, preservação e divulgação destes achados. A sua curiosidade leva-o a aconselhar-se com paleontólogos de renome internacional, que o alertam para o carácter único dos achados, e o empresário lança-se, mais tarde, na fundação do Centro de Interpretação Geológica de Canelas, cujo número de visitantes não pára de aumentar”.
Manuel Valério e o CIGC receberam vários prémios de reconhecimento, destacando-se o prémio de Mérito Turístico da 'Rota da Luz', por ser considerado um exemplo de boas práticas, e a distinção do Rotary Clube de Arouca. 
Manuel Valério ocupava actualmente o cargo de secretário da direcção da Associação Geoparque Arouca. RV 2021-11-10
 
Arouca

Domingo, 05 de Dezembro de 2021

Actual
Temp: 9º
Vento: NW a 5 km/h
Precip: 0.1 mm
Chuva
Seg
T 13º
V 3 km/h
Ter
T 13º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Quanto melhor conhecermos o território, maior capacidade teremos para o gerir, preservar e valorizar"

Margarida Belém, durante a inauguração do Balcão Único do Prédio (BUPi)

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 58 visitantes online