SOCIEDADE
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Agrupamento de Escolas de Escariz acolhe alunos em actividades presenciais
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Pólo escolar de Escariz integra o AEE
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Beneficiam da medida as crianças cujos pais se encontram a laborar em serviços essenciais
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Com a declaração do estado de emergência e consequência do decidido no Conselho de Ministros do dia 21 de Janeiro, as escolas suspenderam, durante 15 dias, as actividades lectivas e não-lectivas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário. A direcção do Agrupamento de Escolas de Escariz (AEE) recebeu esta decisão «como sendo uma deliberação difícil do governo português, mas urgente e necessária à realidade crítica que o nosso país está infelizmente a viver», refere um elemento dirigente. Nesse contexto, o AEE faz parte da rede de escolas de acolhimento e, neste momento, já está a acolher alunos que usufruem de medidas adicionais (recepção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais, e servindo refeições a alunos beneficiários dos escalões A e B da acção social escolar, com o envolvimento das autarquias locais, a fim de garantir a disponibilização das refeições necessárias). «Todo o processo de E@D [ensino à distância] foi, no primeiro confinamento, desenvolvido com grande empenho, motivação e engenho, sendo reconhecida a sua eficácia, por parte dos alunos e dos parceiros, nomeadamente das Associações de Pais e Encarregados de Educação. O Plano E@D foi delineado e implementado na altura e já foi pedagogicamente revisto e revalidado, para que possa ser accionado se necessário. No entanto, actualmente, e perante a perspectiva cada vez mais próxima de um regresso ao E@D, a nossa atenção centra-se nas dificuldades sentidas e que se reúnem de forma muito clara na falta de equipamentos informáticos, equipamentos obsoletos, falta de rede ou rede que não sustenta uma utilização constante, estável e fiável». Consideram urgente uma decisão, «o quanto antes», relativamente às provas externas. «A escola tem de se concentrar no que realmente é importante: diminuir as desigualdades no final desta catástrofe e assegurar as aprendizagens essenciais sem mais dúvidas, tensões e desgastes». 2021-01-27
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