POLÍTICA LOCAL
 
Presidente da Câmara anuncia aumento da comparticipação comunitária na Ponte Suspensa
 
Sessão da AM de 29 de Dezembro de 2020
Orçamento e GOP passaram na Assembleia Municipal apenas com votos do Partido Socialista
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Por tradição, a última sessão do ano da Assembleia Municipal, onde são debatidos e votados o Orçamento e as Grandes Opções do Plano, são longas e de acalorada discussão, prolongando-se por muitas horas. Este ano, talvez pelos tempos anormais que se estão a viver, a Assembleia Municipal que se realizou hoje no auditório da Loja de Turismo de Arouca teve uma duração mais curta e decorreu de forma pacífica.
A grande novidade da sessão foi apresentada por Margarida Belém, que anunciou em primeira mão aos deputados municipais que a comparticipação comunitária para a construção da Ponte Suspensa no rio Paiva passou de 55 para 85 por cento. Neste contexto, o montante de ajuda da União Europeia ascenderá a cerca de um milhão e meio de euros. Percentagem semelhante teve na altura os Passadiços do Paiva. Quanto à abertura ao público da '516 Arouca', a autarca não quis adiantar uma nova data de inauguração, depois de falhado o prazo que a mesma estabeleceu noutra sessão da AM (seria «no Outono»). Desta feita, Margarida Belém não se compromete: «Só quando estiverem reunidas todas as condições de segurança». Pelos vistos, esses pressupostos de segurança ainda não estão assegurados.
Depois da informação da actividade municipal e da situação financeira do município, elencada pela presidente da Câmara, seguiu-se a discussão do Orçamento e GOP. Estes dois documentos estratégicos da gestão camarária foram aprovados apenas com os votos (17) socialistas. A oposição de centro-direita votou contra (9 votos) ou absteve-se (9 votos).
Foi ainda aprovado, com os votos do PS e a abstenção da oposição, a constituição do júri para o recrutamento de cargos de direcção no novo organigrama da Câmara Municipal.
Por fim, foi também aprovada por maioria a proposta da autarquia de fixar em 0,3% a taxa sobre o Imposto Municipal de Imóveis, um valor igual ao aplicado em 2020.
Foi dada ainda informação ao plenário sobre a situação económica-financeira e de execução orçamental do município. RV 2020-12-29
 
Arouca

Quinta, 28 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 12º
Vento: SE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Nevoeiro
Sex
T 14º
V 3 km/h
Sáb
T 11º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 41 visitantes online