ASSOCIATIVISMO
 
Arouca na génese de movimento nacional de cidadania
 
Cátia Camisão
A associação 'HD – Horizon Diversity' é presidida pela arouquense Cátia Camisão
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
"Um movimento nacional de cidadania", é a forma como se apresenta a HD - Horizon Diversity. Esta é uma associação juvenil de âmbito e abrangência nacional que pretende ser, segundo a presidente da direcção, Cátia Camisão "um dinamizador da cidadania e mudança social, ambicionando a construção de uma sociedade mais participativa, democrática e igualitária".
Cátia Camisão conta ainda que esta associação trabalha em três vertentes essenciais: participação jovem, onde desenvolve programas e projectos que promovem o conceito de cidadania, criando estratégias inovadoras para a sua implementação, a formação e capacitação, uma vez que reúne ferramentas necessárias para a construção de um trabalho de empoderamento e capacitação jovem, centrado em momentos formativos que visam dar resposta às necessidades reais da juventude, de dirigentes associativos, técnicos de juventude e voluntários e a educação para a cidadania onde se criam e potenciam programas e projectos de construção e afirmação da cidadania, desenvolvendo novas metodologias para uma transformação social geradora de impacto.
Em declarações ao RODA VIVA, a jovem arouquense, com trabalho na área da juventude, associativismo e intervenção social, conta que abraçou este projecto numa lógica de "trabalho para a construção de uma nova cidadania, uma cidadania do futuro. Queremos ajudar a construir futuros plurais, assentes na democracia e na justiça social, onde os jovens possam crescer e desenvolver-se alicerçados num forte envolvimento comunitário, agindo activamente, assumindo as suas responsabilidades enquanto membros de um colectivo, permitindo a construção de futuros plurais.
O projecto avança numa altura em que grande parte das respostas associativas se encontram suspensas ou limitadas, precisamente porque é nesta altura que sentimos que a comunidade mais precisa de nós. Numa altura em que quase tudo está extremamente limitado, precisamos de ajudar a construir novas respostas sociais, novos conceitos de intervenção comunitária, mantendo activo e estimulando o potencial criativo dos jovens e das associações nas comunidades."
Nos órgãos sociais desta associação, liderada pela arouquense, estão mais três arouquenses (André Vilar, Cátia Cardoso e João Fernandes) que se juntam a voluntários e activistas oriundos de várias localidades, de todas as regiões do país, do norte ao sul, do litoral ao interior, tornando esta organização num movimento representativo das várias realidades e sensibilidades comunitárias, conquistando uma acção e abrangência nacionais. RV 2020-11-30
 
Arouca

Quinta, 28 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 12º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0.2 mm
Muito Nublado
Sex
T 14º
V 3 km/h
Sáb
T 11º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 31 visitantes online