SOCIEDADE
 
RODA VIVA vai estar à venda no café 'A Brasileira'
 
Café foi fundado por Adriano Telles em 1905
O icónico estabelecimento lisboeta vai apostar em trazer o país, pelos jornais regionais e locais, até à capital
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
'A Brasileira' é o mais icónico café de Lisboa, outrora ponto de encontro de artistas, escritores e intelectuais (frequentado por Fernando Pessoa e Almada Negreiros) e que este ano comemora 115 anos.
Inaugurada a 19 de Novembro de 1905, no Chiado, num espaço que antes foi uma camisaria, 'A Brasileira' foi criada pelo alvarenguense Adriano Telles, ex-emigrante no Brasil, que ali casou com a filha de um dos maiores produtores de café da região de Minas Gerais. Regressado a Portugal, iniciou a venda do café, uma bebida até então desconhecida e pouco apreciada pelo gosto amargo que o caracterizava. Atento às questões que impedissem os seus clientes de apreciar o café do Brasil, implementou a ideia de criar um estabelecimento que permitisse provar a qualidade do produto, distribuindo-o gratuitamente, à chávena, como forma de divulgação.
A decoração faustosa do interior fez d'A Brasileira um espaço onde se reuniam os ilustres da época: advogados, médicos, professores, escritores e artistas. Ali se reuniram também revolucionários que participaram na instauração da república, em 1910.
Como forma de homenagear a história, a administração do estabelecimento está a lançar um novo projecto de comunicação, trazendo, por um lado, novamente as tertúlias culturais para o café e, por outro, trazer para Lisboa um pouco do país.
«Pretendemos ter à venda, no nosso quiosque, jornais regionais de Portugal e gostaríamos que todas as regiões estivessem representadas. Será um projecto ambicioso, considerando as muitas regiões, mas estamos seguros de que será muito interessante oferecer em Lisboa as notícias que geralmente os jornais nacionais não cobrem, para aqueles que, vivendo ou vindo a Lisboa, gostam sempre de ler as notícias da sua região de origem». O RODA VIVA é uma das publicações seleccionadas que vai estar no escaparate deste histórico café lisboeta, bem no coração de uma das mais visitadas zonas da capital portuguesa. 2020-11-03
 
Arouca

Segunda, 30 de Novembro de 2020

Actual
Temp: 10º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Ter
T 16º
V 0 km/h
Qua
T 14º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Tudo iremos fazer para aceder às verbas que a UE irá enviar, para minorar os problemas económicos dos nossos associados"

Carlos Brandão, presidente da AECA, durante a tomada de posse para novo mandato

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 31 visitantes online