SOCIEDADE
 
Eucaristias em Chave: “Temos tido todos os cuidados e mais alguns”
 
Missa 'campal' em Soutelo
Pároco faz o balanço das celebrações comunitárias em tempos de Covid-19, decorridas de forma campal. Missas voltam a ter lugar na igreja a partir do próximo fim-de-semana
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Há cerca de quatro meses (31 de Maio), as eucaristias comunitárias voltaram a ter lugar na sequência do final do estado de emergência. Na Paróquia de Santa Eulália de Chave, as Missas dominicais decorreram no adro da Capela de Nossa Senhora de Fátima de Soutelo. O padre José Joaquim Ribeiro fala de uma comunidade paroquial zelosa pelo bem-estar comum.
"Todas as medidas adoptadas não são nada mais, nada menos do que em consonância com as medidas propostas pelas autoridades de saúde. Em espaço aberto não há grande risco de contágio e dá para levar mais pessoas porque a igreja leva pouca gente. Não podemos correr riscos. Não vimos a necessidade de aumentar o número de missas porque o espaço serve perfeitamente a todas as pessoas que a têm frequentado. Foi uma decisão tomada em reunião da comissão permanente da paróquia, não foi uma decisão arbitrária. Temos celebrado a fé nestas circunstâncias sempre a pensar no bem das pessoas. Querer o bem das pessoas não é só o espiritual, mas também o físico. Temos tido todos os cuidados e mais alguns. Este vírus não é para brincadeiras. Num meio com algumas pessoas idosas, não queremos que haja contaminações familiares", afirmou o pároco, ouvido pelo RODA VIVA.
O outono já iniciou e as eucaristias vespertinas e dominicais vão voltar à igreja matriz a partir do próximo fim-de-semana, com transmissão para o salão paroquial. "Usando as infra-estruturas que estão ao nosso dispor, fazemos o que é possível mediante as circunstâncias e respeitando sempre as indicações que nos são dadas. Não se trata só das eucaristias, mas também ao nível das catequeses", refere ainda o padre José Joaquim Ribeiro. As inscrições para o novo ano catequético a nível paroquial abrem igualmente no próximo fim-de-semana.

Instalação de rede de fibra óptica

Nos lugares da Bouça, Regada e Soutelo têm sido realizados trabalhos de instalação de rede de fibra óptica ao longo das últimas semanas, uma necessidade já identificada há considerável tempo nos lugares referidos e que agora é suprida junto da população.
Por outro lado, o alargamento da Rua da Arrochada está a ser concluído, enquanto, recentemente, foi efectuada uma pequena obra de remodelação na Fonte do Coval. Entretanto, a caixa multibanco no posto de correios, no lugar da Farrapa, está já em funcionamento há vários dias.

Reabertura da Extensão de Saúde adiada

Sem médico há quase um ano e meio devido a, numa primeira instância, baixa médica da doutora Mónica Lopes, a Extensão de Saúde de Chave vê a sua reabertura, prevista para Outubro, adiada mais uns meses por solicitação da ACES Feira, em virtude das contingências e complicações provocadas pela pandemia da Covid-1. RT 2020-09-30

 
Arouca

Quarta, 28 de Outubro de 2020

Actual
Temp: 11º
Vento: ENE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 16º
V 3 km/h
Sex
T 19º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Continua a aposta (da CMA) 'quase irracional' no turismo"

Carlos Tavares, lider do PPM-Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 19 visitantes online