SOCIEDADE
 
Creche encerrada e visitas proibidas no Lar de Alvarenga
 
Conferência de imprensa nos Paços do Concelho
Margarida Belém apelou à "calma e serenidade" e revela que desconhece a origem do surto
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Numa conferência de imprensa marcada por forte aparato mediático, todas as televisões estiveram presentes, Margarida Belém e António Alves (ACES Feira Arouca), fizeram o ponto de situação do surto Covid-19 que está a atormentar os arouquenses.
"Estamos a acompanhar, em estreita articulação com as autoridades locais de saúde, permanentemente o evoluir da situação epidemiológica no concelho, pelo que não hesitaremos em tomar todas as medidas que sejam necessárias para garantir a segurança e saúde de todas as pessoas. Essa tem sido, desde o primeiro momento, a nossa principal preocupação e assim se manterá", afirmou Margarida Belém.
A autarca lembrou ainda que "procedemos à revisão do horário de funcionamento dos equipamentos de restauração e similares. Reforçou-se a sensibilização junto dos estabelecimentos comerciais e das restantes empresas locais, bem como junto da população local.
"A nível das IPSSs e em particular junto das que têm estruturas residenciais, tem havido uma articulação e acompanhamento muito estreitos, com o Município, em articulação com a autoridade local de saúde, a prestar um forte apoio a este nível, seja com a disponibilização de equipamentos de protecção individual, seja com a disponibilização de formação", sublinhou Belém..
Relativamente ao surto no Lar da Casa do Povo de Alvarenga, "desconhecemos a origem do mesmo, foi detectado quando uma utente manifestou sintomas de infecção pela COVID-19". Elencando de seguida as medidas adoptadas: organização dos espaços do lar com criação de áreas distintas para pessoas com infecção e pessoas sem infecção; manutenção de todos os funcionários na instituição, ou seja, passaram a pernoitar na instituição com a instalação de 15 camas de campanha, disponibilizadas pelo município; reforçado o apoio de enfermagem e de assistentes operacionais pela Segurança Social (um enfermeiro e três assistentes operacionais, estando prevista a entrada de mais uma enfermeira hoje; também houve reforço de recursos humanos pelas autoridades locais de saúde: uma médica que esteve no fim de semana a fazer a avaliação e monitorização dos utentes e duas enfermeiras. Foram suspensas as visitas e encerrada a creche. Quanto às outras seis estruturas residenciais existentes no concelho (quatro de apoio aos idosos, duas de apoio a jovens e uma de apoio a pessoas com deficiência), até ao momento não há casos positivos a registar.
"Estamos a acompanhar a situação e dar todo o apoio necessário, em estreita articulação com os serviços de saúde e com os demais agentes da protecção civil, locais e nacionais", lembrou a autarca.
"Todos temos de ser agentes de saúde pública, seguindo todas as recomendações das autoridades competentes, restringindo ao máximo o número de contactos sociais, utilizar sempre máscara e higienizar frequentemente as mãos. Apela-se à tranquilidade de todos. Serão prestadas novas declarações somente quando tal se justificar", finalizando a sua intervenção com uma mensagem pedagógica.
"A Autoridade de Saúde esteve a trabalhar o fim de semana com uma vasta equipa de profissionais, tendo sido reforçada a equipa com dez elementos de enfermagem que estiveram a fazer inquéritos epidemiológicos. Este contacto através dos inquéritos realizados vai alargar o universo de pessoas a testar", anunciou António Alves. Cada profissional de saúde contacta em média com vinte pessoas por dia, "são normalmente contactos demorados".
"Neste momento temos os meios adequados, em relação à forma como o surto vai evoluir nos próximos dias, teremos que analisar diariamente e tomar novas medidas caso sejam necessárias", alertou.
"Estamos a gerir o Lar de Alvarenga com muita serenidade, continua operacional, dividido em duas áreas, uma com utentes e funcionários infectados e outra sem infectados", recordou Alves. JCS 2020-08-31
 
Arouca

Quarta, 30 de Setembro de 2020

Actual
Temp: 15º
Vento: NW a 5 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Qui
T 16º
V 5 km/h
Sex
T 13º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O município desinvestiu nos jovens"

Ricardo Martins, lider da Juventude Popular, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 28 visitantes online