SOCIEDADE
 
Matilha de cães vadios matou 17 ovelhas em Chave
 
Cenário na propriedade de Amândio Almeida
Ataque na manhã de quinta-feira, no lugar de Soutelo. GNR e o veterinário municipal estiveram no local. Amândio Almeida, proprietário do rebanho, enfrenta sérios prejuízos
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Uma matilha de quatro cães vadios atacou um rebanho de ovelhas que pastava num campo, no lugar de Soutelo, na freguesia de Chave, tendo matado 17, na manhã da última quinta-feira. A GNR foi chamada ao local, onde esteve igualmente presente Joaquim Reis, veterinário municipal. Amândio Almeida, proprietário do rebanho, está desalentado ao ver-se perante uma situação que, em toda a sua vida de ligação à agricultura, nunca lhe tinha acontecido.
"Eu dei com as ovelhas mortas e já vi os cães ao longe. São muito agressivos. Para além das que morreram, tenho outras nove feridas, duas delas de forma muito grave, nem se conseguem levantar, não vão ficar bem", começou por contar ao RODA VIVA Amândio Almeida, que tinha deixado os animais de pastorício num campo vedado.
O criador de gado refere que um borrego de um outro agricultor da freguesia já havia sido vítima de um ataque de cães selvagens e reconhece que estas investidas pontuais não têm comparação com a gravidade do sucedido de anteontem.
"Eu sempre vivi da agricultura e sabemos bem as dificuldades que atravessa este sector. Dá muito trabalho ter as ovelhas. É um gosto que eu tenho, mas com isto uma pessoa pensa em desistir. Só vai dar prejuízo", lamenta.
Agora há que tomar medidas e Amândio aponta que estes cães vagueiam pelo lugar da Venda da Serra, ainda na freguesia de Chave, ou no Rossio, território já pertencente a Vale de Cambra. "Não podemos não fazer nada. Se deixarmos andar, estes episódios vão repetir-se. Eu sei que esta matilha não é a única, há mais. Vou colaborar com as entidades competentes para resolvermos o problema", assegura.
Segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, os serviços veterinários do município estão a par desta problemática, porém o canil municipal para canídeos errantes está repleto. 2020-06-27 Ruben Tavares
 
Arouca

Quarta, 08 de Julho de 2020

Actual
Temp: 19º
Vento: N a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qui
T 30º
V 0 km/h
Sex
T 29º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Não é fácil reerguer o FC Arouca"

José Luís Alves, presidente AG do FCA, durante a última Assembleia Geral do clube

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 12 visitantes online