SOCIEDADE
 
Mais de duzentos alunos regressam às aulas presenciais na ESA
 
Primeiro dia de aulas após confinamento covid-19
Escola Secundária da sede-de-concelho abre esta semana para os estudantes do 11.º e 12.º anos
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Nesta segunda-feira, dia 18 de Maio, os alunos dos 11.º e 12.º anos dos cursos científico-humanísticos regressam à escola sede do Agrupamento de Escolas de Arouca, Escola Secundária de Arouca. Ao todo, nove turmas, e 208 alunos vão voltar às salas de aula.
Contudo, segundo Amélia Rodrigues, da direcção do Agrupamento, os mais de duzentos alunos abrangidos nunca irão estar em simultâneo no recinto escolar.
Na passada quinta-feira, dia 14 de Maio, foi publicado o diploma que estabelece as medidas excepcionais e temporárias para o regresso das aulas presenciais. O diploma contempla todas as disciplinas do 11.º e 12.º anos com oferta de exame final nacional, bem como as línguas estrangeiras, com excepção das disciplinas trienais no 11.º ano e sublinha que as disciplinas oferecidas em regime presencial são frequentadas por todos os alunos, independentemente das suas opções quanto aos exames que vão realizar enquanto provas de ingresso.
«Assim, foram reformulados os horários das disciplinas de exame, reduzida a carga horária para 50%, divididas as turmas e assegurados procedimentos, através da implementação de um plano de medidas que mitiga a possibilidade de contágio, garantindo a segurança da comunidade educativa, em conformidade com as orientações do Ministério da Educação e da Direcção Geral da Saúde», esclarece a docente arouquense.
Ao RODA VIVA, informa ainda que, «em articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação e a equipa PES, foram delineados vários procedimentos para informar os docentes, alunos e pais/EE. Neste sentido, foi criado em vídeo de sensibilização com os códigos de conduta e todas as indicações consideradas fundamentais para garantir todas as condições de segurança. Este vídeo foi apresentado e explorado pelo director de Turma com os seus alunos, no decorrer da semana de 11 a 15 de Maio».
«Foram, ainda, definidos circuitos e procedimentos no interior da escola, que promovem o distanciamento físico, nomeadamente no percurso desde a entrada da escola até à sala de aula, nos acessos ao refeitório e às casas de banho, de forma a evitar o contacto entre os alunos. Antes mesmo de entrarem na escola, os alunos recebem na portaria uma máscara, de uso obrigatório no interior do espaço escolar, e indicações sobre as regras de distanciamento, desinfecção das mãos e a existência de um circuito a seguir para chegar às respectivas salas de aula».
Amélia Rodrigues esclarece que não houve necessidade de contratar novos professores para a recta final do 3.º período, e o seu único receio é o de que possa aparecer algum caso de infecção de Covid-19. «Até hoje, não houve nenhum caso reportado no Agrupamento».
«Tudo está a postos para o regresso e contamos coma colaboração de todos, alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos e pais para, com responsabilidade e tranquilidade, retornarmos às aulas», tranquiliza a recém-eleita directora. RV 2020-05-17
 
Arouca

Domingo, 07 de Junho de 2020

Actual
Temp: 15º
Vento: WNW a 3 km/h
Precip: 0.1 mm
Aguaceiros
Seg
T 19º
V 3 km/h
Ter
T 21º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Ninguém, no governo actual, está a fazer um favor a Arouca mas sim a fazer-se justiça a um concelho, a um povo"

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, durante a consignação da estrada Escariz / A32

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 20 visitantes online