SOCIEDADE
 
COVID-19: O que dizem os arouquenses
 
Pedro Noites, Sara Feiteira e Gonçalo Pinho
Passou um mês desde o primeiro caso de infecção no país
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Num momento em que se completa um mês desde a confirmação do primeiro caso positivo por Covid-19 em Portugal, o RODA VIVA continua a ouvir as principais preocupações e dificuldades dos arouquenses durante este período:

Pedro Noites, de Arouca, tem 21 anos e é presidente da Associação Académica de Arouca. Pedro afirma que "neste momento, os estudantes universitários têm uma preocupação acrescida que passa pela incerteza do término do segundo semestre. Para além disso, temos conhecimento da discrepância entre as formas de atuação nas diversas instituições de ensino superior, o que poderá criar situações de desigualdade no seio académico." Além disso o presidente da A3 reconhece que "a associação tem na sua génese uma forte preocupação social em relação a todos os académicos. Tenho consciência que há no seio da comunidade académica arouquense realidades e dificuldades muito distintas. A grande preocupação, em termos sociais, prende-se com a incerteza do futuro, nomeadamente no que se refere à estabilidade e suporte financeiro das famílias, que poderá pôr em risco a continuidade da vida académica de muitos universitários."
Gonçalo Pinho, de Santa Eulália, tem 19 anos é estudante de Engenharia Mecânica no Instituto Superior de Engenharia do Porto. As aulas não terminaram e tem tido vídeo-aulas no horário normal. Conta que "a maioria das minhas cadeiras é feita unicamente por exame, não tendo mudado nada no que diz respeito à avaliação. Contudo, tenho receio de perder a parte prática que iria ajudar bastante a entender os conteúdos para o futuro. Preocupa-me também a forma como se vão realizar as épocas de exame." A nível social, Gonçalo mostra-se "preocupado com os grupos de risco e com a situação económica que advirá desta situação".
Numa outra perspectiva, natural de Tropeço e com 26 anos, Sara Feiteira é professora de História no Grande Colégio Universal do Porto. Sara sentiu-se apreensiva com as aulas à distância "por temer que pudessem existir muitas adaptações necessárias para se conseguir uma normalização do conceito de aula." Sara acrescenta que "a experiência está a ser muito positiva, na medida em que consigo estar diariamente em contacto com os meus alunos e fazer com que mantenham o seu horário normal de aulas. É evidente que há muita informação, principalmente não verbal, que se perde, mas é possível obter alguma normalidade quando todos os envolvidos trabalham em conjunto."
Enquanto professora de história Sara, afiança que uma vez que episódios semelhantes a estes já ocorreram no passado, tento transmitir aos meus alunos que não os devemos deixar cair no esquecimento e limitá-los aos livros, mas compreender os contextos que os envolveram e, considerando o desenvolvimento científico e tecnológico atual, conseguir pôr em prática o que o passado nos ensinou de maneira a evitar as consequências desastrosas de outros tempos."
Conclui afirmando que "a aldeia global em que nos movimentamos, apesar das suas inúmeras vantagens a nível de comunicação e troca de bens e valores, também facilita a propagação do vírus. No fundo, apesar de em tempos o atraso no progresso científico ter sido uma desvantagem, não significa que as conquistas que conseguimos alcançar até então joguem todas a nosso favor a respeito de questões de controlo e diminuição dos impactos de uma epidemia desta dimensão." André Vilar 2020-04-04
 
Arouca

Domingo, 07 de Junho de 2020

Actual
Temp: 14º
Vento: WNW a 3 km/h
Precip: 0.5 mm
Nublado
Seg
T 19º
V 3 km/h
Ter
T 21º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Ninguém, no governo actual, está a fazer um favor a Arouca mas sim a fazer-se justiça a um concelho, a um povo"

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, durante a consignação da estrada Escariz / A32

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 12 visitantes online