SOCIEDADE
 
Cooperação internacional do Rotary permite reflorestação na Freita
 
A iniciativa partiu de um clube francês sensibilizado pelo flagelo dos incêndios
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O Rotary Club de Joué les Tours (França), o Rotary Club da Feira e o Rotary Club de Arouca uniram esforços e levaram a cabo uma acção de reflorestação com 3500 árvores, finalizada no último sábado, dia 28. No terreno estiveram os elementos do Rotary Club de Arouca e os jovens dos Interact Club de Arouca e do Interact Club Arouca-Escariz. A área será agora monitorizada para assegurar o sucesso do crescimento das espécies.
A iniciativa partiu do clube francês que, sensibilizado pelo flagelo dos incêndios que, ano após ano, tem assolado Portugal, disponibilizou uma verba para reflorestação, contactando o Rotary Club da Feira para encontrar um local que precisasse de acção de reflorestação. A escolha do local acabou por recair em Arouca, num local de montanha assolado por grandes incêndios em 2016, tendo o clube local tratado de toda a logística para encontrar uma área onde pudessem ser plantadas 3500 pinheiros bravos, bem como os recursos necessários. Ao longo das últimas duas semanas, no baldio de Moldes, na serra da Freita, o solo foi preparado e as árvores plantadas.
O Rotary Club de Arouca acabou por incluir nesta parceria internacional outras entidades locais, como a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Moldes e particulares que se associaram à causa.
Uma das áreas de interesse do movimento rotário é a preservação ambiental, na qual se insere a reposição de biodiversidade, como é o caso da reflorestação levada a cabo em Arouca. Numa altura em que António Guterres, Secretario-Geral da ONU, considerou os resultados da recente Cimeira do Clima "aquém das expectativas", com este projeto internacional, o movimento rotário mostrou, mais uma vez, o dinamismo que o levou a conquistar acento permanente na ONU: agiu! A produção de oxigénio pelas árvores agora plantadas no solo são um sinal de esperança e compromisso na missão de combate às alterações climáticas.
Este é, no entanto, um projecto que não terminou com a plantação e, tal como a atenção às questões ambientais merece uma atenção contínua, o Rotary vai continuar a zelar pelo desenvolvimento do local. No início da primavera os rotários vão regressar ao local, desta vez na companhia dos jovens dos dois clubes Interacts do concelho, para proceder à manutenção do terreno - limpeza e substituição de árvores mortas -, assumindo a responsabilidade nas várias fases de crescimento das árvores e planeamento da área. RCA 2019-12-29
 
Arouca

Quarta, 29 de Janeiro de 2020

Actual
Temp: 12º
Vento: S a 3 km/h
Precip: 0.1 mm
Chuva
Qui
T 12º
V 5 km/h
Sex
T 15º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"A minha abstenção nas GOP e Orçamento deveu-se à falta de soluções para a minha freguesia"

Alberto Nunes, autarca de Albergaria e Cabreiros, em entrevista ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 29 visitantes online