POLÍTICA LOCAL
 
Câmara de Arouca aprova orçamento municipal para 2020
 
A maior fatia dos recursos financeiros estão direccionados para a rúbrica "Habitação e Serviços Colectivos"
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O orçamento municipal para 2020 no valor de 23,7 milhões de euros foi aprovado na reunião de Câmara de ontem, 19 de Novembro. O documento contou com os votos favoráveis da maioria socialista do Executivo e abstenção dos três vereadores da oposição (dois do PSD e um do CDS). "Habitação e Serviços Colectivos", "Educação" e "Indústria e Energia" são as três áreas principais de investimento da autarquia em 2020.
Com um valor de 7,2 milhões para "Habitação e Serviços Colectivos", aqui estão incluídas, entre outras, as obras na habitação social, a requalificação/ampliação do cemitério municipal, a valorização do parque florestal de Santa Luzia, recuperação das galerias ripícolas dos rios Paiva e Arda e seus afluentes, saneamento e resíduos sólidos.
A Educação, segunda área com maior investimento municipal, os quase 3 milhões de euros serão afectos a obras e dinâmicas como é o caso da remodelação do Centro Escolar EB 2/3 de Arouca, a construção do Centro Local de Mansores, o apoio ao transporte de alunos e os subsídios para funcionamento de cantinas e aquisição de refeições.
A terceira área com maior investimento municipal é a "Indústria e Energia" com os mais de 2 milhões de investimento a estarem direccionados para a aquisição de terrenos para zonas industriais, requalificação/expansão das zonas industriais existentes no município, bem como para a aquisição de energia para iluminação pública e para o projecto da eficiência energética para iluminação pública.
Sobre os documentos agora aprovados, a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, afirma que "tendo presente, por um lado, os recursos disponíveis e, por outro, os encargos certos e permanentes, as despesas obrigatórias e os compromissos já assumidos com acções e projectos em curso, designadamente com a execução de projectos cofinanciados por fundos comunitários, não é possível ir mais além." Consciente de que ficam de fora projectos há muito reclamados pelos arouquenses, considera ainda assim que com "a concretização dos principais investimentos dar-se-á um impulso significativo ao desenvolvimento económico e social do Município em prol do bem-estar de toda a população".
A autarca aludiu também aos contributos dados pela oposição em termos de orçamento, em particular do PSD, referindo que este "se limitou a um conjunto de generalidades, sem concretizar nada, de modo a que depois possam", segundo a própria, "argumentar que «propus tudo» quando na verdade nada concretizaram". Como tal, conclui "o PSD não se preocupou em contribuir de forma séria para a discussão deste processo."
O Orçamento Municipal para 2020 será submetido à apreciação e aprovação da Assembleia Municipal que reunirá ordinariamente em Dezembro. GCCMA 2019-11-20
 
Arouca

Segunda, 10 de Agosto de 2020

Actual
Temp: 21º
Vento: SW a 0 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Ter
T 26º
V 2 km/h
Qua
T 25º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Acredito sinceramente que o PSD pode ganhar as eleições autárquicas do próximo ano"

Rui Vilar, líder do PSD Arouca, na tomada de posse da CP do partido

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 13 visitantes online