SOCIEDADE
 
“Não é qualquer terra que tem o orgulho de 160 anos de ensino continuado”
 
Escola e JI de Serra da Vila (foto: CMA)
Mansores e a sua comunidade educativa assinalam o 50º aniversário do edifício das escolas da Serra da Vila
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Mansores e a sua comunidade educativa assinalam o 50º aniversário do edifício das escolas da Serra da Vila e os 160 anos de ensino na freguesia, na próxima sexta-feira (22) e sábado (23)

O final desta semana traz para Mansores e para as suas gentes motivos mais que suficientes para se reunirem em torno de um mesmo espaço de memórias. Na próxima sexta-feira (22) e sábado (23), decorrem as cerimónias de celebração dos 50 anos da inauguração do edifício das escolas da Serra da Vila e os 160 de ensino continuado na freguesia.
Norvinda Leite, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas da Serra da Vila, assinala o imenso "orgulho" que habita os corações de todos os mansorenses neste momento. "160 anos de ensino continuado numa freguesia não é para qualquer terra e a comunidade educativa, com muito orgulho, fez questão de sinalizar. Por outro lado, são 50 anos do edifício das escolas da Serra da Vila, um edifício ainda intacto, com poucas alterações ao nível da arquitectura. Achamos que esta comunidade merece e nós temos muito gosto em fazê-lo", assinalou.
No sábado, será apresentada uma monografia para "recordação para outras gerações" no que está relacionado com o rumo dos 160 anos de ensino na localidade. "Fizemos uma monografia para ficar como recordação para outras gerações e para apresentar à comunidade. Tem um bocadinho de tudo, conta com o contributo de um investigador de Mansores, de uma arquiteta, de uma professora, dos pais, enfim. Tentamos compilar tudo com a contribuição do máximo de pessoas que conseguimos, de modo a que ficasse o melhor possível", explica.
Ainda que a ocasião seja de recordar, a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas da Serra da Vila pensa com otimismo no presente e no futuro. "Abrimos uma nova turma no jardim-de-infância e isso é prova de vitalidade da freguesia. Não queremos estar parados. Queremos ter uma escola proactiva", concluiu.
Quanto ao programa das festividades, primeiramente está marcado para sexta-feira, às 10h30, na Serra da Vila, a cerimónia oficial de comemoração dos 50 anos das escolas da Serra da Vila, destinada às entidades oficiais e à comunidade educativa.
Já no sábado, o salão paroquial será o espaço que receberá o segundo dia de actividades de comemoração dos dois respectivos aniversários, e é aberto a toda a comunidade sem exceção. Às 19h, há um lanche ajantarado de angariação de fundos, às 20h30, abre a exposição ‘Memórias da Nossa Escola', às 20h45, um momento cultural, enquanto, pelas 21h, terá lugar uma homenagem à comunidade educativa das escolas de Mansores. Por fim, as comemorações encerram com a apresentação do livro 'As Escolas de Mansores - Uma Longa História de Conhecimento'. 2019-11-19 Ruben Tavares

 
Arouca

Domingo, 08 de Dezembro de 2019

Actual
Temp: 14º
Vento: SSW a 2 km/h
Precip: 1.0 mm
Chuvas Fortes
Seg
T 14º
V 2 km/h
Ter
T 15º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os Passadiços do Paiva deram um impulso significativo à dinâmica turística do nosso Município e de toda a região"

Margarida Belém, após receber novo galardão a premiar os Passadiços nos 'óscares' do Turismo 2019

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 27 visitantes online