POLÍTICA LOCAL
 
Junta de Fermedo apresenta projectos e trabalha depois pelo financiamento
 
O executivo fermedense: Ilídio Santos, tesoureiro, Alberto Oliveira, e Sandra Marisa Azevedo, secretário
Alberto Oliveira, presidente, anuncia a conclusão da obra na estrada de Resumil e quer ampliar a Feira de Cabeçais e retirá-la da estrada
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Alberto Oliveira está optimista quanto ao concretizar, a curto-prazo, de alguns dos projectos que tem para a sua terra. O presidente da Junta de Freguesia de Fermedo (JFF) deu-nos conta de que «ainda este ano» será possível avançar para a segunda fase da requalificação da Estrada de Resumil (foto), que ficará com passeios e novo piso - "tapete" - na sua totalidade, até à Tapada.
Outra obra com desenvolvimentos, fruto do empenho da JFF junto da Câmara Municipal de Arouca (CMA), de quem depende a viabilidade financeira deste tipo de intervenção, é a também requalificação
da estrada que liga a sede da autarquia, no Adro, à entrada do lugar de Orvida. «Os concursos já foram
lançados», salientou o autarca, certo de que estes dois melhoramentos já não fogem.
No domínio das intenções permanece o plano para ampliar e melhorar a ligação entre o Adro e o Cruzeiro. Alberto Oliveira sinalizou a intenção de alargar a via, colocar novo piso e um separador central, para beneficiação de uma estrada muito usada, até por conduzir não apenas à Junta, mas também à Igreja Matriz e ao cemitério.
Este projecto está pendente de negociações com proprietários de terrenos na área, com o presidente da Junta a salientar que os serviços municipais já fizeram «um levantamento» da zona e que há condições para avançar, se aquelas negociações chegarem a bom termo. Caso contrário, a CMA garantiu que, ainda assim, dotará a via de pavimento novo.
Noutra frente, a Junta de Fermedo tem sido pressionada pela Infraestruturas de Portugal, que não quer continuar a ver a tradicional Feira dos 13, em Cabeçais, a ocupar a estrada. A ideia é comprar terreno - decorrem negociações com os herdeiros de Jaime de Castro - para ampliar o espaço-feira e para garantir que este abandona a via pública. «É um grande objectivo», sublinhou o autarca fermedense.
Mostrou-se convicto de que a autarquia que dirige conseguirá atingir os objectivos definidos, sempre - testemunhou - num registo de «apresentar projectos» e buscar o necessário financiamento, necessariamente junto dos Paços do Concelho, que os dinheiros de uma Junta de Freguesia como a
de Fermedo não dão para muito mais do que para «fazer limpezas e uns muros».
Assinalou que uma postura de proximidade e sensibilização de populações e proprietários, em vários lugares da localidade, tem dado bons resultados.
Em termos de agenda para este Verão, salientou a realização, no primeiro fim-de-semana de Agosto - dias 2, 3 e 4 - do evento que junta as associações da freguesia.
Uma iniciativa para mostrar actividades e projectos, também para o convívio e para a angariação dos indispensáveis fundos para o plano anual.
Na noite de domingo, realizou-se o Festival de Folclore do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato e o Fim-de-Semana das Colectividades terminou, na noite de domingo, com uma sessão de cinema ao ar-livre, cortesia da Câmara Municipal de Arouca.

Entrada e saída na variante

Enquanto se aguarda pelo avanço decisivo para a construção da via que ligará o Parque de Negócios de
Escariz à entrada de Pigeiros da A32, Alberto Oliveira não escondeu o receio de que esta parte da variante Arouca-Feira venha a retirar movimento ao centro de Cabeçais.
Deu conta de que, em conjunto com autarcas de freguesias vizinhas, nomeadamente de S. Miguel do
Mato, Romariz, Fajões e Cesar, tem a aspiração de que possa ser criada um acesso (entrada e saída) a
essa via para a A32, em território de Romariz, na zona das Alminhas que dividem a estrada que liga a Fajões. AOS 2019-09-21

 
Arouca

Quarta, 23 de Outubro de 2019

Actual
Temp: 12º
Vento: NNW a 6 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Qui
T 14º
V 3 km/h
Sex
T 17º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Espero que os pais dos atletas sejam exemplos de 'fair-play' dentro e fora do campo"

Pedro Cirne, presidente da UD Fermedo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 21 visitantes online