SOCIEDADE
 
Padre Agostinho entrevistado no programa "A Fé dos Homens"
 
O arouquense da freguesia de Alvarenga é Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Na qualidade de Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus, o Dehoniano Padre José Agostinho Sousa deu uma entrevista ao programa "Ecclesia" da RTP2 que teve lugar na rubrica "A Fé dos Homens". O dito programa pode ser consultado online, no site da RTP Play, e esteve no ar no passado dia 27 de Agosto.
Nessa entrevista, o sacerdote falou das principais linhas condutoras da missão da sua congregação e da forma como a mesma está a repensar o novo ano pastoral, sempre com ênfase no auxílio aos mais carenciados. De entre os novos projectos, o padre Agostinho quis dar nota de uma nova missão que a congregação vai desenvolver no Barreiro e falou ainda da importância de acções futuras no Equador e ainda por toda a Europa, onde os elementos da congregação incorporam um projecto designado por "My Mission". De entre as várias missões que o movimento tem desenvolvido, o sacerdote salientou aquelas ocorridas em países como Angola e Moçambique.
No que respeita à acção pastoral, entre outros projectos, a congregação irá reforçar a pastoral das vocações, a pastoral com os jovens e a pastoral com os universitários, respondendo assim a vários desafios lançados por bispos e dioceses de todo o país.
Para que tudo isto seja possível, o padre Agostinho não deixou de salientar a importância de todos os voluntários. Pessoas que abdicam do seu tempo e das suas vidas para se entregarem às diversas missões desenvolvidas pela congregação, sempre com um forte espírito evangelizador e humanitário.
Também as estruturas e os projectos da congregação estão a ser repensados e optimizados, sendo que o sacerdote arouquense da freguesia de Alvarenga reforçou a importância das parcerias com várias organizações, entre as quais a Cáritas. Assim, a reformulação ou integração de projectos com reaproveitamento de espaços, nomeadamente antigas casas de formação, tem como objectivo direccionar estas construções em prol de várias respostas solidárias que abrangem áreas como a educação e o alojamento social. A preocupação é que "as estruturas estejam ao serviço daqueles que mais precisam".
Por fim, o Padre Agostinho salientou a importância da modernização de todo o processo de comunicação da congregação Dehoniana, nomeadamente daquela que estabelece com os leigos que comungam dos seus valores. Essa modernização passa por várias acções, entre as quais a dinamização das vias relacionadas com as redes sociais. Assim, evangelizar ganha uma outra dimensão permitindo uma maior e mais rápida projecção dos valores deste nobre movimento.
Mais uma vez, fica o reconhecimento público do importantíssimo trabalho realizado por este nosso conterrâneo, não só em Portugal mas por todo o mundo. Pedro Mendes 2019-09-12
 
Arouca

Quarta, 20 de Novembro de 2019

Actual
Temp: 8º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 1.8 mm
Chuvas Fortes
Qui
T 11º
V 3 km/h
Sex
T 12º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Pretendemos que a Junta possa ter maior autonomia e fazer um serviço melhor do que aquele que está a ser executado"

Vitor Arouca, da Assembleia de Freguesia Arouca-Burgo, sobre a proposta de transferência de competências, ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 5 visitantes online