SOCIEDADE
 
Padre Agostinho entrevistado no programa "A Fé dos Homens"
 
O arouquense da freguesia de Alvarenga é Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Na qualidade de Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus, o Dehoniano Padre José Agostinho Sousa deu uma entrevista ao programa "Ecclesia" da RTP2 que teve lugar na rubrica "A Fé dos Homens". O dito programa pode ser consultado online, no site da RTP Play, e esteve no ar no passado dia 27 de Agosto.
Nessa entrevista, o sacerdote falou das principais linhas condutoras da missão da sua congregação e da forma como a mesma está a repensar o novo ano pastoral, sempre com ênfase no auxílio aos mais carenciados. De entre os novos projectos, o padre Agostinho quis dar nota de uma nova missão que a congregação vai desenvolver no Barreiro e falou ainda da importância de acções futuras no Equador e ainda por toda a Europa, onde os elementos da congregação incorporam um projecto designado por "My Mission". De entre as várias missões que o movimento tem desenvolvido, o sacerdote salientou aquelas ocorridas em países como Angola e Moçambique.
No que respeita à acção pastoral, entre outros projectos, a congregação irá reforçar a pastoral das vocações, a pastoral com os jovens e a pastoral com os universitários, respondendo assim a vários desafios lançados por bispos e dioceses de todo o país.
Para que tudo isto seja possível, o padre Agostinho não deixou de salientar a importância de todos os voluntários. Pessoas que abdicam do seu tempo e das suas vidas para se entregarem às diversas missões desenvolvidas pela congregação, sempre com um forte espírito evangelizador e humanitário.
Também as estruturas e os projectos da congregação estão a ser repensados e optimizados, sendo que o sacerdote arouquense da freguesia de Alvarenga reforçou a importância das parcerias com várias organizações, entre as quais a Cáritas. Assim, a reformulação ou integração de projectos com reaproveitamento de espaços, nomeadamente antigas casas de formação, tem como objectivo direccionar estas construções em prol de várias respostas solidárias que abrangem áreas como a educação e o alojamento social. A preocupação é que "as estruturas estejam ao serviço daqueles que mais precisam".
Por fim, o Padre Agostinho salientou a importância da modernização de todo o processo de comunicação da congregação Dehoniana, nomeadamente daquela que estabelece com os leigos que comungam dos seus valores. Essa modernização passa por várias acções, entre as quais a dinamização das vias relacionadas com as redes sociais. Assim, evangelizar ganha uma outra dimensão permitindo uma maior e mais rápida projecção dos valores deste nobre movimento.
Mais uma vez, fica o reconhecimento público do importantíssimo trabalho realizado por este nosso conterrâneo, não só em Portugal mas por todo o mundo. Pedro Mendes 2019-09-12
 
Arouca

Terça, 17 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 0 km/h
Qui
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 24 visitantes online