CULTURA
 
Filme sobre Tony Carreira abre 17º Arouca Film Festival
 
Evento arrancou na quinta-feira, dia 5, com pré-abertura na cidade de São João da Madeira
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O documentário "Tony", sobre o cantor Tony Carreira, realizado por Jorge Pelicano e que conta com a arouquense Rosa Silva na produção, abrirá a 17ª edição do Arouca Film Festival, na próxima sexta-feira, dia 13.
O festival arrancou na quinta-feira, dia 5, com pré-abertura na cidade de São João da Madeira, no âmbito do projecto Cine S. João, do qual o Cine Clube de Arouca é parceiro, tendo sido projectado o filme "Quero-te Tanto", de Vicente Alves do Ó que integra a competição da nova categoria do festival: longas metragens.
"A ideia é fazer crescer o festival e fazê-lo crescer não só no território de Arouca mas também nos concelhos vizinhos, já temos cá um projecto solidificado de promoção do cinema português e, portanto, faz sentido avançar com o festival aqui em São João da Madeira", explicou João Rita, director do evento, ao RODA VIVA, momentos depois da pré-abertura.
O director do Arouca Film Festival considerou que "a pré-abertura decorreu dentro das expectativas, muitíssimo bem, tendo sido uma aposta ganha".
O festival de cinema de Arouca terá outros eventos "fora de portas".
"Vale de Cambra e o Porto também terão sessões específicas, umas com idosos, outras com crianças", informou João Rita, acrescentando que, em Arouca, serão visitadas igualmente algumas instituições.
Dos cerca de 700 filmes recebidos, o júri seleccionou 55 obras para integrarem a selecção oficial do evento que contará com algumas estreias nacionais, como "Lupo", de Pedro Lino.
"Esta edição vai ser a melhor e maior de todos os tempos do festival de cinema de Arouca, o festival está a crescer em número de dias, vai a outras localidades e para os próximos anos prevemos um festival de dimensão mais internacional do que temos conseguido, a aposta vai ser muito forte. Há elementos que não queremos revelar, mas o festival vai ter um boom, para o evento e para Arouca", referiu o director, salientado que o evento tem já uma "estrutura sólida", sendo, no entanto, necessário "encontrar apoios necessários, inclusive o da autarquia de Arouca", que João Rita considera que "tem de ser repensado".
Sobre os apoios da autarquia ao festival, e sobre a descentralização do evento, João Rita acredita que o nome "Arouca Film Festival" não está, para já, em causa.
"Conheço os apoios do Cine Clube de Arouca e precisamos de muito mais. O nome é a nossa marca, mas ser realizado em Arouca ou noutro local é uma questão em aberto, eu tudo farei para que continue a ser dos arouquenses e de Arouca", disse.
Relativamente à programação da edição deste ano, o director do certame revela que "o ponto forte é a cerimónia de abertura, que contará com uma série de surpresas, com parcerias que já existiam, com grupos locais, mas que foram reforçadas em conteúdo e rigor".
"Vai ser uma sexta-feira 13 especial, com muita magia, tal como o nosso spot de abertura que apela à magia, aos sonhos, ao facto de todos termos dentro de nós um super-herói", afirmou.
À semelhança dos anos anteriores, o Arouca Film Festival contará com as sessões competitivas, workshops, visitas guiadas e convidados da área do cinema.
Jorge Pelicano e Rosa Silva estarão presentes na abertura, e durante todo o fim-de-semana, já que o festival vai encerrar, no domingo, com projecção e conversa sobre o filme "Até que o Porno nos Separe", igualmente realizado por Jorge Pelicano e produzido por Rosa Silva.
"Tony" é o documentário português mais visto de sempre, e retrata a vida profissional e pessoal do cantor de "Sonhos de Menino", que se encontra actualmente em pausa na carreira. Cátia Cardoso 2019-09-07
 
Arouca

Terça, 17 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 0 km/h
Qui
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 30 visitantes online