SOCIEDADE
 
Construções em betão na aldeia da Paradinha geram controvérsia
 
Obras avançam na freguesia de Alvarenga (foto: Jorge Pedro)
Empreendimento turístico sobranceiro ao rio Paiva foi autorizado pela autarquia
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A aldeia tradicional da Paradinha, sobranceira ao rio Paiva, na freguesia de Alvarenga, tem por estes dias aquecido um debate que emana das redes sociais para o espaço público. O motivo é a construção em curso de um empreendimento turístico com mais de dez moradias pré-fabricadas em betão e piscina de apoio, em contraponto com as casas seculares em xisto que caracterizam o aglomerado desde sempre. A par de Meitriz, a Paradinha é uma das duas classificadas 'Aldeias de Portugal' do concelho de Arouca. Localizado, segundo o Plano Director Municipal, em 'Espaço Agrícola', o empreendimento teve de ter uma decisão favorável da Assembleia Municipal para ser considerado um investimento de interesse público e poder ser aprovado e licenciado pelos serviços técnicos da autarquia. A obra vem sendo edificada desde o Verão de 2018.
"Betão com árvores", "no mínimo deveriam ser em madeira", "bunkers a que só faltam os canhões", "não se enquadra na traça típica da aldeia", "efeito negativo de impacto ambiental", "mamarrachos", "enquadramento na envolvente é piada", "sítio idílico nunca mais será o mesmo", "estragaram a paisagem", "para onde irão os esgotos?", "monos", "evolução chegou no pior sentido", são alguns dos comentários escritos no espaço digital, maioritariamente de cidadãos alvarenguenses que discordam da intervenção urbanística num dos ex-libris da freguesia.
Da parte dum grupo local de preservação do lugar (Associação Malong, fundada em Março de 2015), a reacção é favorável. Olga Noronha avançou ao RODA VIVA que «a harmonia com que estão estes 'gomos buildings' a ser posicionamos nos socalcos de xisto que descem na direcção do rio Paiva e integrando-se habilmente na natureza envolvente, vai por certo chamar àquela aldeia paradisíaca pessoas de bom gosto». E vê vantagem na diversidade de conceitos: «ao longo da história vemos a narração de vários estilos arquitectónicos que surgem de acordo com as exigências e conceito estético da época. Actualmente, o homem tem exigências que se não compadecem com algumas faltas que a arquitectura anterior ao século XXI apresentava e procura incessantemente melhores condições de habitação».
Luis Filipe Teles, o autarca da freguesia, abordado mais do que uma vez pelo jornal para se pronunciar sobre o tema, refugiou-se no silêncio. O promotor imobiliário do investimento turístico é a firma Farcimar - Imobiliária e Turismo, que tem a sua sede social em Arouca, na freguesia de Chave.
Também com intenção de investir no local, uma outra empresa arouquense ligada a actividades turísticas - a Ekologis, de Santa Eulália - tem uma história bem diferente. Segundo a proprietária Clara Martins, «há quatro anos que temos em desenvolvimento um projecto para construir um aldeamento na Paradinha [um edifício central e dez suites em redor] e ainda não temos qualquer licença para avançar». Todo o processo do 'concorrente' lhe deixa uma questão no ar: «como é que para nós o ICNF sempre deu parecer desfavorável, dizendo que o local é histórico e de protecção ao lobo ibérico, e o empreendimento em curso já foi aprovado; parece que há dois pesos e duas medidas...». Clara Martins explicou ao RODA VIVA que só recentemente a Câmara Municipal se interessou pelo assunto: «temos uma reunião agendada para a próxima semana; a presidente diz agora que vai pôr uma bióloga a colaborar connosco para se tentar desbloquear o processo no Instituto de Conservação da Natureza». 2019-08-14 (actualização 2019-08-15) JCS
 
Arouca

Segunda, 23 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 16º
Vento: S a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 19º
V 5 km/h
Qua
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Há hoje, de forma directa, uma melhor resposta à doença"

António Alves, director executivo do ACES Feira/Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 36 visitantes online