SOCIEDADE
 
LNEC vai avaliar estabilidade da nova ponte suspensa
 
Imagem virtual da estrutura concluída (créditos: Rui Quaresma)
Acção do vento sobre a estrutura é o principal factor a ter em conta
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Durante os próximos 75 dias (dois meses e meio) o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) vai avaliar as condições de estabilidade aerodinâmica da nova ponte pedonal suspensa sobre o rio Paiva, integrada no complexo naturo-turístico dos Passadiços do Paiva, a '516 Arouca'. O trabalho foi contratado e registado pela autarquia no início do mês de Agosto.
Um dos ensaios a realizar consistirá no teste de uma réplica da estrutura, a uma escala reduzida, num túnel de vento, explorando e medindo as acções que a ponte ficará sujeita em situações extremas. A Unidade de Aerodinâmica de Estruturas do LNEC dispõe de três túneis com diferentes características, permitindo cobrir uma gama alargada de ensaios sobre modelos reduzidos.
Este tipo de estudos é essencial devido à utilização de materiais cada vez mais leves e a necessidade de transpor grandes distâncias, aliado aos avanços nas técnicas de análise numérica convidam os projectistas a uma concepção de pontes mais arrojada, cada vez mais sensível aos fenómenos de instabilidade. «A crescente esbelteza e transparência das pontes pedonais e passadiços vieram penalizar o comportamento dinâmico e a rigidez estrutural comprometendo consequentemente a segurança destas estruturas sob a ação do vento», explica um mestre em engenharia civil do IST.
O custo do serviço será de 25.000 euros, acrescido de IVA, a pagar pela autarquia em três fases: 30% com apresentação/entrega do modelo numérico, 50% no decurso dos ensaios e 20% com a entrega do relatório final.
A ponte está em construção desde Abril de 2018 e tem previsão de abertura ainda em 2019. RV 2019-08-04
 
Arouca

Terça, 17 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 0 km/h
Qui
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 39 visitantes online