SOCIEDADE
 
Jovem empresário de sucesso aos 30 anos
 
Nuno Mendes detém a Protyp
Nuno Mendes tem a mesma idade do RODA VIVA jornal
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
1989 foi um ano de começos. No mundo, assistiu-se à queda do muro de Berlim que durante 28 anos dividiu a Europa. Em Portugal, é admitida, pela primeira vez, uma mulher para o Quadro de Oficiais do Exército e em Arouca, Zeferino Brandão é eleito presidente da Câmara Municipal de Arouca.
Contudo, muito aconteceu no último ano da década de 80, em Arouca. 1989 foi o ano do nascimento do jornal RODA VIVA, assumindo-se, desde logo como o "Jornal do Concelho de Arouca".
No mês em que o RODA VIVA completa 30 anos, fomos à procura de alguém para quem 1989 foi também o ano do seu nascimento.
Nuno Mendes, completa 30 anos de idade a 13 de Novembro de 2019 e, embora seja ainda muito jovem, é um empresário de sucesso do concelho de Arouca.
Natural do lugar de Sá, freguesia de Santa Eulália, Nuno estudou, até ao 9º ano na Escola EB 2,3 de Arouca, tendo decidido, nessa altura rumar ao concelho vizinho de Vale de Cambra, onde frequentou o curso de Mecatrónica no Centro de Formação Profissional de Metalúrgica - Progresso. Finda esta formação, frequentou, na Escola Tecnológica de Vale de Cambra, o curso de Automação, Robótica e Controlo Industrial.
Com estas formações, realizou estágios profissionais, nas empresas Realseg e DFBlock, no Porto e em Braga respectivamente. Efectivou na segunda e começou a trabalhar como responsável do departamento técnico comercial. Em parceria com esta empresa, rumou a Angola para abrir a DFBlock nesse país. Lá, foi responsável pela empresa entre Outubro de 2013 e Dezembro de 2014, ano em que regressa a Portugal.
Objectivava ficar em Angola mais tempo, a trabalhar na área mas noutra empresa, para aprofundar conhecimentos, contudo, regressou a Portugal onde foi incentivado pelo seu sócio, Pedro Pereira, a criar a sua própria empresa. Surgia assim a Protyp, uma empresa vocacionada para elaboração de projectos, comercialização e instalação de vários tipos de equipamentos nas áreas da segurança, gestão e controlo de infraestruturas e audiovisuais.
Inicialmente abriu em Oliveira de Azeméis, em Abril de 2015, todavia surgia a necessidade de um espaço comercial, showroom e escritório, tendo mudado a sede para Arouca em Dezembro do mesmo ano.
Nuno afirma que o segredo do sucesso da Protyp se prende com o facto da empresa conjugar e inovar
nos diversos sectores em que actua. A cooperação e o profissionalismo entre os funcionários também é um dos fatores decisivos para o crescimento da empresa.
Atualmente, a Protyp conta com sete colaboradores especializados nas marcas com que trabalham, já
que a empresa investe na formação dos seus trabalhadores.
Entre os projectos de maior referência, o jovem empresário destaca as soluções de audiovisuais e domótica em obras com Embraer, Marriot Ghana, Sinflex e diversas moradias de luxo. A nível de projectos de segurança integrada e evacuação por voz, obras como o MarShopping Algarve, Renault de Cacia, Ciclofapril, Lojas Tiger a nível nacional, Argon, entre outros. De salientar o desenvolvimento
e aquisição de todos os equipamentos e software do sistema de bilhética dos Passadiços do Paiva.
Além disso, Nuno Mendes refere que no momento estão a trabalhar na solução de segurança integrada e
evacuação por voz no Laboratório Joaquim Chaves Saúde, em Carnaxide, Colégio Luso Francês no Porto, Novares, em Arouca e diversas lojas em centros comerciais no sul do país. Na área dos Audiovisuais e Domótica decorrem neste momento diversos projectos de moradias particulares onde serão implementadas salas de cinema de luxo.
Além fronteiras, fruto dos contactos que Nuno fez durante cerca de um ano, a empresa está a trabalhar em Angola e em Cabo Verde, quer em duas moradias de luxo em Luanda, quer na Ilha de Santiago, na preparação do auditório de um banco, com sistema de tradução em simultâneo.
Para o futuro, Nuno pretende que a empresa continuar a crescer, consolidando a sua empresa no mercado e abrir showrooms no Porto e em Lisboa.
A sua vida pessoal partilha com o RODA VIVA, o ano de nascimento. Em Arouca, ambos trilharam um caminho de sucesso, embora em áreas de actuação diferentes. Quer-se que o sucesso seja constante. André Vilar
 
Arouca

Terça, 17 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 0 km/h
Qui
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 49 visitantes online