SOCIEDADE
 
Junta e associações de Escariz fazem balanço do 'Há Festa no Parque'
 
O parque de lazer do rio Inha acolheu a segunda edição do evento
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
"Sinto uma enorme satisfação por verificar que o evento, sendo uma das minhas apostas pessoais enquanto presidente da Junta da Freguesia de Escariz, foi muito bem sucedido", afirma José Oliveira ao fazer o balanço da segunda edição do 'Há Festa no Parque'. Opinião esta reforçada pelos responsáveis das associações e grupos envolvidos na iniciativa que, este ano, integrou o 2º Festival de Concertinas da Associação Cultural e Recreativa Amigos Compostela (ACRAC).
O parque de lazer do rio Inha acolheu, entre 26 e 28 de Julho, associações e grupos locais que "com dedicação e empenho cumpriram o desafio" de "alargamento da programação, aumento de expositores, adesão de mais associações e integração do 2º Festival de Concertinas da ACRAC", diz o autarca José Oliveira. E de acordo está Pedro Santos, da coordenação do Grupo de Jovens Arca da Aliança, referindo que "as associações ganharam vida, os produtores puderam expor o seu trabalho e aqueles que trabalham em prol da animação puderam fazê-lo na sua própria terra".
Integrado na festa do parque, o 2º Festival de Concertinas da ACRAC contou com a presença de 20 grupos, cinco de concelhos vizinhos e os restantes oriundos de vários pontos de Portugal continental. Pelo recinto do parque passaram ao longo da tarde de sábado (dia 27) cerca de 200 tocadores de concertina o que "ajudou muito para esta festa", segundo o presidente da ACRAC. Aliás e generalizando, José Camino acrescenta mais: "O evento [Há Festa no Parque] foi muito importante para a nossa terra".
A organização do Festival de Concertinas implicou, segundo informações fornecidas pelo presidente da ACRAC, custos de cerca de três mil e trezentos euros e "muito trabalho". Por isso, José Camino faz questão de agradecer "a todos que acreditaram no nosso projecto desde a Câmara Municipal de Arouca, Junta da Freguesia de Escariz, patrocinadores e todos aqueles que estiverem sempre do meu lado". E deixa um desejo: "Espero que no próximo ano continuem com este projecto".
Em jeito de balanço e comparando com a edição de 2018, o presidente da Associação Leão Vermelho realça que "o evento teve uma maior afluência de público e uma melhor organização em todos os aspectos". Rui Aguiar reforça ainda que a sua equipa participa pela primeira vez na festa do parque enquanto associação e que, "como tal, esteve à altura do evento promovendo as artes marciais chinesas" e "uma exibição de wushu/kung fu à qual o público não ficou indiferente". Já o presidente do Centro Desportivo e Recreativo S. Pedro de Nabais, Mário Santos, diz ter sido "um evento bem sucedido" e "um fim-de-semana diferente e animado".
A par da presença das tasquinhas de comes e bebes das associações e dos stands de produtos artesanais e locais, a animação musical e interacção com o público estiveram vincadas no recinto. Actuações de música, de dança, de artes marciais e de teatro, 'workshops' de línguas e de desenho e actividades para os mais novos com a participação de 'Sonhos Coloridos'. E também acrescem momentos cómicos proporcionados pelos elementos do Grupo de Jovens que, em comparação com a edição anterior e segundo José Oliveira, "acrescentaram muita dinâmica ao evento".
No término do evento, o presidente da Junta da Freguesia de Escariz deixa um agradecimento "a todos os voluntários que cumpriram as tarefas da logística, associações e grupos". Nomeadamente "ACRAC, Associação de Pais e Encarregados de Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância, Associação Leão Vermelho, Centro Desportivo e Recreativo S. Pedro de Nabais, Clube de Caça de Vér, Grupo de Jovens Arca da Aliança, Tuna da Academia de Música de Arouca, Grupo de Dança Sêni, ArouTeatro, Câmara Municipal de Arouca, Rádio Regional de Arouca e Jornal RODA VIVA", identifica.
Acresce que, em representação da Câmara Municipal de Arouca, a vereadora e também 'filha da terra' Fernanda Oliveira marcou presença na segunda edição do 'Há Festa no Parque'. E deixou algumas palavras de incentivo e de agradecimento: "Um bem-haja a todos os envolvidos que levam o nome de Arouca, neste caso mais especificamente Escariz, por essas terras fora". Já a propósito do Festival de Concertinas da ACRAC e na abertura do mesmo afirma que "para o município este tipo de evento que divulga a cultura é muito importante" e "se o primeiro já nos deixou viciados, o segundo nos deixará muito mais". Tânia Santos (texto e fotos) 2019-08-02
 
Arouca

Terça, 17 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 0 km/h
Qui
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 30 visitantes online