SOCIEDADE
 
Padre José Agostinho de Sousa apresenta livro dedicado às minorias étnicas
 
Sessão de apresentação do livro em Alvarenga
Natural da freguesia de Alvarenga, faz uma reflexão filosófica e teológica para explorar "os conceitos de pessoa e de dignidade"
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No passado dia 7 de Julho, o Auditório do Centro Cultural de Alvarenga encheu-se com todos aqueles que quiseram presenciar o lançamento do livro intitulado "As Minorias Étnicas - Porquê e Como Protegê-las?", da autoria do reverendíssimo padre José Agostinho de Sousa.
Nascido na freguesia de Alvarenga, o Padre Agostinho é um homem de valores, princípios muito firmes, coração imenso e de uma entrega generosíssima à Missão da Igreja. Para além de possuir todas estas qualidades, o autor é um alvarenguense apaixonado, um "filho da terra", que regressa a ela sempre que lhe é permitido. Como tal, vindo de que parte do mundo for, traz sempre consigo um sorriso fraterno mas também a partilha das dificuldades que sente durante as suas exigentes incursões como missionário e da sua inquietação com todos aqueles que ambiciona ajudar.
Para apadrinhar esta obra esteve presente um painel de vários e ilustres oradores, entre os quais se salientam o presidente da Assembleia Municipal, Artur Neves, e a empresária Paula Teles - ambos amigos e conterrâneos do autor.
O livro então apresentado, através de uma reflexão filosófica e teológica, pretende explorar "os conceitos de pessoa e de dignidade", tentando encontrar ainda a apresentação dos mesmos no "mundo do direito". A obra explora a questão da posição das minorias étnicas, culturais, linguísticas e religiosas, e especialmente dos povos indígenas, no direito internacional e na Doutrina Social da Igreja. Procura ainda estabelecer uma ponte entre o ideal dos direitos proclamados e consignados nos tratados internacionais e a sua aplicação prática, explorando alguns estudos de caso. Mais pormenores acerca da obra podem ser encontrados facilmente na sinopse da mesma já disponível online.
É muito importante salientar que este livro resulta da vasta experiência do dehoniano padre Agostinho como missionário e, portanto, do seu contacto directo com as realidades físicas, sociais e culturais das minorias étnicas por todo o mundo, o que marca certamente toda a diferença nas reflexões realizadas pelo autor nesta publicação.
Os parabéns ao amigo Padre Agostinho por esta magnífica obra e o reconhecimento pelo seu espírito
missionário e de auxílio àqueles que mais necessitam. 2019-08-01 Pedro Mendes (fotos: José Roldão)
 
Arouca

Terça, 17 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 0 km/h
Qui
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 24 visitantes online