SOCIEDADE
 
Padre José Agostinho de Sousa apresenta livro dedicado às minorias étnicas
 
Sessão de apresentação do livro em Alvarenga
Natural da freguesia de Alvarenga, faz uma reflexão filosófica e teológica para explorar "os conceitos de pessoa e de dignidade"
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No passado dia 7 de Julho, o Auditório do Centro Cultural de Alvarenga encheu-se com todos aqueles que quiseram presenciar o lançamento do livro intitulado "As Minorias Étnicas - Porquê e Como Protegê-las?", da autoria do reverendíssimo padre José Agostinho de Sousa.
Nascido na freguesia de Alvarenga, o Padre Agostinho é um homem de valores, princípios muito firmes, coração imenso e de uma entrega generosíssima à Missão da Igreja. Para além de possuir todas estas qualidades, o autor é um alvarenguense apaixonado, um "filho da terra", que regressa a ela sempre que lhe é permitido. Como tal, vindo de que parte do mundo for, traz sempre consigo um sorriso fraterno mas também a partilha das dificuldades que sente durante as suas exigentes incursões como missionário e da sua inquietação com todos aqueles que ambiciona ajudar.
Para apadrinhar esta obra esteve presente um painel de vários e ilustres oradores, entre os quais se salientam o presidente da Assembleia Municipal, Artur Neves, e a empresária Paula Teles - ambos amigos e conterrâneos do autor.
O livro então apresentado, através de uma reflexão filosófica e teológica, pretende explorar "os conceitos de pessoa e de dignidade", tentando encontrar ainda a apresentação dos mesmos no "mundo do direito". A obra explora a questão da posição das minorias étnicas, culturais, linguísticas e religiosas, e especialmente dos povos indígenas, no direito internacional e na Doutrina Social da Igreja. Procura ainda estabelecer uma ponte entre o ideal dos direitos proclamados e consignados nos tratados internacionais e a sua aplicação prática, explorando alguns estudos de caso. Mais pormenores acerca da obra podem ser encontrados facilmente na sinopse da mesma já disponível online.
É muito importante salientar que este livro resulta da vasta experiência do dehoniano padre Agostinho como missionário e, portanto, do seu contacto directo com as realidades físicas, sociais e culturais das minorias étnicas por todo o mundo, o que marca certamente toda a diferença nas reflexões realizadas pelo autor nesta publicação.
Os parabéns ao amigo Padre Agostinho por esta magnífica obra e o reconhecimento pelo seu espírito
missionário e de auxílio àqueles que mais necessitam. 2019-08-01 Pedro Mendes (fotos: José Roldão)
 
Arouca

Sábado, 06 de Junho de 2020

Actual
Temp: 12º
Vento: W a 0 km/h
Precip: 0 mm
Nevoeiro
Dom
T 18º
V 5 km/h
Seg
T 19º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Ninguém, no governo actual, está a fazer um favor a Arouca mas sim a fazer-se justiça a um concelho, a um povo"

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, durante a consignação da estrada Escariz / A32

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 21 visitantes online