SOCIEDADE
 
Horta Pedagógica ensina sustentabilidade e bons hábitos alimentares aos mais novos
 
Crianças puseram mãos à terra
Projecto do Patronato teve como alvo cerca de 100 crianças do pré-escolar
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O Patronato (Centro Paroquial e Social Santa Mafalda de Arouca), ao longo do ano lectivo, desenvolveu
um projecto intitulado "Mãos na terra". É coordenado pela equipa de professores do Centro de Estudos da Instituição, em articulação estreita com a equipa de educadoras do jardim-de-infância, teve como alvo cerca de 100 crianças do pré-escolar, envolveu a colaboração de uma grande parte dos colaboradores da instituição e exigiu ainda a participação dos encarregados de educação. A principal actividade foi o desenvolvimento de uma horta pedagógica, localizada no centro da vila, bem junto ao Mosteiro.
Durante o desenvolvimento do projecto, as crianças transformaram-se em pequenos agricultores. Como
tal, sempre com a supervisão e ajuda dos educadores, as crianças procederam à sementeira, lavraram, realizaram a plantação e trataram da horta, até que finalmente, após quatro meses de trabalho árduo, colheram os hortícolas e os levaram até aos seus pratos.
Para além do trabalho de campo, realizado semana a semana, o plano contemplou ainda algumas fases mais científicas como, por exemplo, a construção de armadilhas para insectos e a sua observação em contexto de sala. Este tipo de actividades, para além de sensibilizar as crianças para a importância da biodiversidade também desperta a sua curiosidade para a observação crítica e cuidada, própria do trabalho científico.
Segundo os coordenadores desta acção, o fundamental deste trabalho foi passar para as crianças, e para os encarregados de educação, uma mensagem forte sobre a importância da realização de uma agricultura biológica, sem recurso a químicos ou pesticidas, mais sustentável e local, cujo impacto sobre o ambiente será necessariamente muito menor.
Mais relevante ainda, a importância da promoção de uma alimentação saudável, rica em produtos hortícolas, com todos os benefícios que lhe conhecemos. Neste sentido, os vegetais produzidos foram depois integrados nas ementas das crianças envolvidas que, assim, puderam experimentar no prato o resultado desta iniciativa. Pedro Mendes 2019-06-30
 
Arouca

Terça, 16 de Julho de 2019

Actual
Temp: 17º
Vento: E a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qua
T 25º
V 3 km/h
Qui
T 25º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A providência cautelar interposta pela Lista A às eleições do FCA vai ter como desfecho o...
 
 
A Frase...

"Mansores está em contra-ciclo, no próximo ano lectivo vamos abrir duas salas de ensino pré-escolar com quarenta crianças"

Jorge Oliveira, presidente da JF Mansores, em declarações ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 25 visitantes online