SOCIEDADE
 
Destinos de natureza e estilos de vida saudáveis debatidos no 'Arouca Geopark'
 
A mesa do painel de abertura
Durante três dias os participantes da conferência terão a oportunidade de assistir a diversas comunicações da área
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Decorreu na manhã desta quarta-feira, dia 22 de Maio, a Sessão Plenária da Conferência "Geonatura: destinos de natureza e estilos de vida saudáveis", no auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca.
Esta conferência é uma organização conjunta da AGA - Associação Geoparque Arouca e do Município de Arouca, apoiada pelo Norte 2020 e pelo Portugal 2020 e pretende "promover o debate, transferir conhecimentos e boas práticas nas áreas dos destinos de natureza, que conjuguem a fruição do património com os estilos de vida saudáveis".
Estiveram presentes na sessão de abertura, Margarida Belém, presidente da direção da AGA e da Câmara Municipal de Arouca, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal e Paulo Pereira, coordenador da UM Cidades.
Margarida Belém referiu que "esta conferência marca os dez anos de uma estratégia de desenvolvimento territorial, numa abordagem muito assente na valorização dos recursos endógenos e de valorização do património". Acrescentou que "o Arouca Geopark é hoje uma referência para outros geoparques", sendo a equipa da AGA, "altamente especializada, vestindo a camisola por Arouca".
Luís Pedro Martins apresentou a receita do trabalho desenvolvido por Arouca que "assenta nas diferenciações e riquezas de um território fantástico, com uma equipa de mulheres e homens com muita criatividade e energia, que resulta num projeto diferenciador".
Da UM Cidades, entidade responsável pela atribuição do Prémio Município do Ano, Paulo Pereira referiu a "feliz conjugação entre o facto de Arouca ter sido considerado o Município do Ano 2018, pelo seu projecto geoparque, e a temática deste seminário sobre a valorização do território".
Em seguida, a sessão plenária contou com a presença de Carlos Costa, da Universidade de Aveiro, que apresentou a comunicação "A natureza e o bem-estar: desafios para a economia e para o fenómeno do turismo". Rui Rosa Dias, do movimento Slow Food Porto, debruçou-se sobre a questão "A alimentação e os estilos de vida saudáveis - que futuro?" e Ester Alves, atleta do Salomon Suunto Portugal falou da "Actividade física nos destinos de natureza".
Ao longo dos três dias da conferência, de 22 a 24 de Maio, os participantes da conferência terão a oportunidade de assistir a comunicações, com temáticas sobre o turismo sustentável, destinos de natureza, agricultura, actividade física, alimentação e produtos locais. Além disso, este evento inclui diversas saídas de campo, como rafting, canyoning, visitas interpretadas e um itinerário geofood. André Vilar 2019-05-23
 
Arouca

Segunda, 17 de Junho de 2019

Actual
Temp: 21º
Vento: SSW a 5 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 19º
V 8 km/h
Qua
T 19º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
Nas eleições para o FCA do próximo dia 29, vão surgir...
 
 
A Frase...

"É fundamental organizar o espaço, pensar o palco da vida individual e comunitária"

Sérgio Costa, jovem arquitecto arouquense galardoado com prémio da Universidade do Porto, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 11 visitantes online