SOCIEDADE
 
Jovens cientistas de Arouca premiadas em Espanha
 
As alunas e professora na Feira de Ciência Zientzia Azoka
Ana Fernandes, Ana Machado e Maria Francisca Quintas galardoadas em Bilbau
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A comunidade científica de Espanha premiou um trabalho de investigação de três alunas arouquenses do ensino secundário, que desenvolveram um projecto de elevada qualidade e alcance epistemológico na Oficina da Ciência da Escola Secundária de Arouca. Ana Fernandes, Ana Machado e Maria Francisca Quintas, do 10.º ano de escolaridade, foram as alunas galardoadas na Feira de Ciência Zientzia Azoka, que decorreu em Bilbau entre os dias 10 e 12 de Maio e reuniu cerca de uma centena da projectos.

Incêndios são sinónimo de perigosa toxicidade

O projecto, construído sob a coordenação da docente de Biologia, Carminda Santos, é uma investigação sobre os efeitos altamente tóxicos e cancerígenos provocados pelos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, substâncias geradas pela combustão durante os incêndios florestais. Musgos e embriões de caracol foram usados como modelos do estudo. O trabalho, que teve a colaboração dos colegas José Justo, Celeste Justo e Margarida Paiva, já fora divulgado nas IV Jornadas de Ciência de Arouca, realizadas em Dezembro último e, em Janeiro de 2019, foi contemplado com o Primeiro Prémio da Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola, na 15ª Mostra Nacional de Ciência, que decorreu em Lisboa. Os resultados obtidos na investigação levada a cabo pelas estudantes arouquenses assume relevância especial nas regiões e comunidades florestais, onde as consequências das ignições desenfreadas e destruidoras mais se fazem sentir na biodiversidade e no grau e na diversidade da contaminação perigosa que se estende aos meios aquáticos e aos seres humanos.

Apetite pela Ciência

As jovens cientistas usufruem de uma visita e um estágio de dois dias ao conceituado centro de investigação em nanotecnologias "CIC nanoGUNE", em S. Sebastian, onde terão oportunidade de conhecer os investigadores, os seus trabalhos de pesquisa e até trabalhar com eles. A "Oficia de Ciência" é um projecto inovador e multidisciplinar que desde 2004 promove a investigação e o apetite pela ciência nos laboratórios da Escola Secundária e o contacto da comunidade escolar com cientistas. A lista de prémios, menções honrosas e participações em eventos de renome nacional e internacional tem crescido substancialmente nesta escola arouquense, realidade que enaltece o trabalho colectivo de alunos e professores e tem projectado a instituição. São muitos os exemplos de ex-alunos desta escola que actualmente trabalham ou investigam em instituições nacionais e internacionais. 2019-05-17 RV
 
Arouca

Segunda, 17 de Junho de 2019

Actual
Temp: 21º
Vento: S a 3 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 19º
V 8 km/h
Qua
T 19º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
Nas eleições para o FCA do próximo dia 29, vão surgir...
 
 
A Frase...

"É fundamental organizar o espaço, pensar o palco da vida individual e comunitária"

Sérgio Costa, jovem arquitecto arouquense galardoado com prémio da Universidade do Porto, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 9 visitantes online