SOCIEDADE
 
Jovens cientistas de Arouca premiadas em Espanha
 
As alunas e professora na Feira de Ciência Zientzia Azoka
Ana Fernandes, Ana Machado e Maria Francisca Quintas galardoadas em Bilbau
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A comunidade científica de Espanha premiou um trabalho de investigação de três alunas arouquenses do ensino secundário, que desenvolveram um projecto de elevada qualidade e alcance epistemológico na Oficina da Ciência da Escola Secundária de Arouca. Ana Fernandes, Ana Machado e Maria Francisca Quintas, do 10.º ano de escolaridade, foram as alunas galardoadas na Feira de Ciência Zientzia Azoka, que decorreu em Bilbau entre os dias 10 e 12 de Maio e reuniu cerca de uma centena da projectos.

Incêndios são sinónimo de perigosa toxicidade

O projecto, construído sob a coordenação da docente de Biologia, Carminda Santos, é uma investigação sobre os efeitos altamente tóxicos e cancerígenos provocados pelos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, substâncias geradas pela combustão durante os incêndios florestais. Musgos e embriões de caracol foram usados como modelos do estudo. O trabalho, que teve a colaboração dos colegas José Justo, Celeste Justo e Margarida Paiva, já fora divulgado nas IV Jornadas de Ciência de Arouca, realizadas em Dezembro último e, em Janeiro de 2019, foi contemplado com o Primeiro Prémio da Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola, na 15ª Mostra Nacional de Ciência, que decorreu em Lisboa. Os resultados obtidos na investigação levada a cabo pelas estudantes arouquenses assume relevância especial nas regiões e comunidades florestais, onde as consequências das ignições desenfreadas e destruidoras mais se fazem sentir na biodiversidade e no grau e na diversidade da contaminação perigosa que se estende aos meios aquáticos e aos seres humanos.

Apetite pela Ciência

As jovens cientistas usufruem de uma visita e um estágio de dois dias ao conceituado centro de investigação em nanotecnologias "CIC nanoGUNE", em S. Sebastian, onde terão oportunidade de conhecer os investigadores, os seus trabalhos de pesquisa e até trabalhar com eles. A "Oficia de Ciência" é um projecto inovador e multidisciplinar que desde 2004 promove a investigação e o apetite pela ciência nos laboratórios da Escola Secundária e o contacto da comunidade escolar com cientistas. A lista de prémios, menções honrosas e participações em eventos de renome nacional e internacional tem crescido substancialmente nesta escola arouquense, realidade que enaltece o trabalho colectivo de alunos e professores e tem projectado a instituição. São muitos os exemplos de ex-alunos desta escola que actualmente trabalham ou investigam em instituições nacionais e internacionais. 2019-05-17 RV
 
Arouca

Segunda, 06 de Julho de 2020

Actual
Temp: 31º
Vento: NW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 31º
V 2 km/h
Qua
T 26º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Não é fácil reerguer o FC Arouca"

José Luís Alves, presidente AG do FCA, durante a última Assembleia Geral do clube

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 14 visitantes online