SOCIEDADE
 
Escola incentiva votação dos jovens
 
Hasteamento das bandeiras no Dia da Europa
Projecto pedagógico do Agrupamento de Arouca mobiliza docentes e alunos desde há três anos
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Europa tem estado em destaque no programa de actividades do Agrupamento de Escolas de Arouca, articulando um vasto conjunto de iniciativas no contexto das eleições para o Parlamento Europeu do próximo dia 26 de Maio. É precisamente no âmbito da sensibilização da comunidade e especialmente dos jovens para o exercício do direito de cidadania e de voto que o projecto pedagógico do agrupamento aponta baterias desde que há três anos aderiu ao Projecto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (PEEPE), mobilizando docentes e alunos envolvidos na dinâmica formativa na missão de embaixadores seniores e embaixadores juniores, respectivamente.

Uma Escola Embaixadora recebida pela Comunidade

Aproveitando o impacto e o sucesso das boas práticas geridas nos anos lectivos anteriores, a liderança do projecto celebrou a Semana da Europa e o Dia da Europa (9 de Maio) com o evento público do hasteamento das bandeiras dos países membros da União Europeia na zona histórica contígua ao parque central da vila, cerimónia que foi acompanhada pela direcção da escola, a vereadora municipal da Educação e Cultura, Fernanda Oliveira, e o coordenador executivo do Arouca Geopark, António Carlos Duarte. Exposições, spots, jogos didácticos, jornadas de desporto, gastronomia e palestras preenchem o leque de actividades de cariz europeu que se prolongam até ao final do mês de maio. A mobilização e a colaboração empenhada de trinta estabelecimentos comerciais do centro da vila com motivos alusivos aos países da União Europeia foi outro dos pontos altos das comemorações que visaram aproximar a escola e a comunidade.

Candidatos ao Parlamento dão preciosa ajuda

Na sequência da palestra pedagógica já realizada, em Março, pelo eurodeputado do Partido Comunista Português, Miguel Viegas, novo contributo para a aproximação dos jovens aos ideais e à percepção da política da União Europeia veio do candidato do Partido Democrático Renovador ao Parlamento Europeu, Henrique Prior, que substituiu António Marinho e Pinto, o eurodeputado inicialmente convidado mas impedido de comparecer por razões profissionais inadiáveis. A sessão de formação (e não eleitoralista) dos alunos foi moderada por duas das docentes coordenadoras do PEEPE no AE Arouca, a sub-directora Amélia Rodrigues e a docente Olga Soares, e pelo embaixador júnior e presidente da Associação de Estudantes, Ricardo Martins. "A escola envolveu-se profundamente durante três anos neste projecto de sensibilizar uma geração de alunos do 10º ao 12º ano para as questões europeias e para o dever de voto nos futuros actos eleitorais. Quisemos ir ainda mais longe e projectamos essa sensibilização para fora da escola, para a nossa comunidade", realçaram as docentes no balanço das actividades que envolveram a colaboração de múltiplos parceiros locais e nacionais, de dentro e de fora da escola, e a quem deixaram profundo agradecimento. "A relação com a União Europeia tem de ser melhorada e essa melhoria passa por nós, os jovens. Os jovens portugueses foram os que na UE menos manifestaram a intenção de ir votar. Temos de alterar este cenário, sermos jovens interessados e participativos. Estas actividades da escola são úteis para isso, para nos despertar", disse Ricardo Martins em mais um apelo à participação dos jovens nas causas e nas eleições europeias.

«Votar é defender a União Europeia»

"A paz e os valores europeus devem ser defendidos através do voto. A Europa está a sofrer ataques gravíssimos que querem abalar a sua unidade", alertou Henrique Prior, denunciando o crescimento de perigosos movimentos extremistas. "Há conflitos que podem voltar a ser reacendidos e trazer a guerra outra vez", alertou o convidado. Os problemas do envelhecimento da população europeia, o desemprego jovem, as questões ambientais e da política da água são outras das problemáticas abordadas numa palestra que decorreu dentro do melhor espírito educativo e democrático.

Valores do Desporto encerram comemorações

O fecho das comemorações de "Maio - Mês da Europa" tem agenda marcada para o dia 30, o culminar das I Jornadas do Desporto do AE Arouca. "Move-te por Valores..." é o lema que preside à palestra que reúne testemunhos e exemplos dos conhecidos oradores convidados, o árbitro internacional de futebol João Capela e o pugilista campeão nacional Jorge Pina, iniciativa que tem a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude. 2019-05-15 MS/RV

 
Arouca

Segunda, 27 de Maio de 2019

Actual
Temp: 15º
Vento: NNE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Ter
T 22º
V 3 km/h
Qua
T 22º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com os novos preços dos bilhetes dos Passadiços?
 
 
A Frase...

"Sobre os baldios, estamos a cumprir a vontade do povo, que decidiu delegar competências de gestão na Junta"

José Costa, presidente da JF Moldes, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 44 visitantes online