SOCIEDADE
 
Escola incentiva votação dos jovens
 
Hasteamento das bandeiras no Dia da Europa
Projecto pedagógico do Agrupamento de Arouca mobiliza docentes e alunos desde há três anos
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Europa tem estado em destaque no programa de actividades do Agrupamento de Escolas de Arouca, articulando um vasto conjunto de iniciativas no contexto das eleições para o Parlamento Europeu do próximo dia 26 de Maio. É precisamente no âmbito da sensibilização da comunidade e especialmente dos jovens para o exercício do direito de cidadania e de voto que o projecto pedagógico do agrupamento aponta baterias desde que há três anos aderiu ao Projecto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (PEEPE), mobilizando docentes e alunos envolvidos na dinâmica formativa na missão de embaixadores seniores e embaixadores juniores, respectivamente.

Uma Escola Embaixadora recebida pela Comunidade

Aproveitando o impacto e o sucesso das boas práticas geridas nos anos lectivos anteriores, a liderança do projecto celebrou a Semana da Europa e o Dia da Europa (9 de Maio) com o evento público do hasteamento das bandeiras dos países membros da União Europeia na zona histórica contígua ao parque central da vila, cerimónia que foi acompanhada pela direcção da escola, a vereadora municipal da Educação e Cultura, Fernanda Oliveira, e o coordenador executivo do Arouca Geopark, António Carlos Duarte. Exposições, spots, jogos didácticos, jornadas de desporto, gastronomia e palestras preenchem o leque de actividades de cariz europeu que se prolongam até ao final do mês de maio. A mobilização e a colaboração empenhada de trinta estabelecimentos comerciais do centro da vila com motivos alusivos aos países da União Europeia foi outro dos pontos altos das comemorações que visaram aproximar a escola e a comunidade.

Candidatos ao Parlamento dão preciosa ajuda

Na sequência da palestra pedagógica já realizada, em Março, pelo eurodeputado do Partido Comunista Português, Miguel Viegas, novo contributo para a aproximação dos jovens aos ideais e à percepção da política da União Europeia veio do candidato do Partido Democrático Renovador ao Parlamento Europeu, Henrique Prior, que substituiu António Marinho e Pinto, o eurodeputado inicialmente convidado mas impedido de comparecer por razões profissionais inadiáveis. A sessão de formação (e não eleitoralista) dos alunos foi moderada por duas das docentes coordenadoras do PEEPE no AE Arouca, a sub-directora Amélia Rodrigues e a docente Olga Soares, e pelo embaixador júnior e presidente da Associação de Estudantes, Ricardo Martins. "A escola envolveu-se profundamente durante três anos neste projecto de sensibilizar uma geração de alunos do 10º ao 12º ano para as questões europeias e para o dever de voto nos futuros actos eleitorais. Quisemos ir ainda mais longe e projectamos essa sensibilização para fora da escola, para a nossa comunidade", realçaram as docentes no balanço das actividades que envolveram a colaboração de múltiplos parceiros locais e nacionais, de dentro e de fora da escola, e a quem deixaram profundo agradecimento. "A relação com a União Europeia tem de ser melhorada e essa melhoria passa por nós, os jovens. Os jovens portugueses foram os que na UE menos manifestaram a intenção de ir votar. Temos de alterar este cenário, sermos jovens interessados e participativos. Estas actividades da escola são úteis para isso, para nos despertar", disse Ricardo Martins em mais um apelo à participação dos jovens nas causas e nas eleições europeias.

«Votar é defender a União Europeia»

"A paz e os valores europeus devem ser defendidos através do voto. A Europa está a sofrer ataques gravíssimos que querem abalar a sua unidade", alertou Henrique Prior, denunciando o crescimento de perigosos movimentos extremistas. "Há conflitos que podem voltar a ser reacendidos e trazer a guerra outra vez", alertou o convidado. Os problemas do envelhecimento da população europeia, o desemprego jovem, as questões ambientais e da política da água são outras das problemáticas abordadas numa palestra que decorreu dentro do melhor espírito educativo e democrático.

Valores do Desporto encerram comemorações

O fecho das comemorações de "Maio - Mês da Europa" tem agenda marcada para o dia 30, o culminar das I Jornadas do Desporto do AE Arouca. "Move-te por Valores..." é o lema que preside à palestra que reúne testemunhos e exemplos dos conhecidos oradores convidados, o árbitro internacional de futebol João Capela e o pugilista campeão nacional Jorge Pina, iniciativa que tem a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude. 2019-05-15 MS/RV

 
Arouca

Segunda, 23 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 13º
Vento: SSE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 19º
V 5 km/h
Qua
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Há hoje, de forma directa, uma melhor resposta à doença"

António Alves, director executivo do ACES Feira/Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 36 visitantes online