ASSOCIATIVISMO
 
Clubes Interact do concelho receberam Carta Constitucional
 
Ricardo Sousa e Joaquim Branco, governador de distrito Rotary
Com dois clubes formados de uma só vez, Rotary Club de Arouca «é exemplo nacional»
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No sábado, dia 29 de Março, os dois clubes Interact do concelho de Arouca receberam as respectivas Cartas Constitucionais, no auditório da Escola Secundária de Arouca, formalizando a constituição dos grupos. O momento solene, com a presença do Governador do Distrito Rotário 1970 Joaquim Branco, distingue Arouca como caso único no país.
"Arouca é, formalmente, a partir de hoje, o único clube rotário do país - tanto no distrito 1960 como no distrito 1970 - com dois clubes Interact associados: o Interact Club de Arouca e o Interact Club Arouca-Escariz. Isto só foi possível porque tivemos os dois agrupamentos de escolas do concelho sensíveis para o projecto e porque temos jovens fantásticos, com boa formação cívica, prontos a aprender com os outros e dispostos a ser úteis na comunidade", considerou Ricardo Sousa, presidente do Rotary Club de Arouca.
Aos 43 jovens interactistas que receberam as Cartas Constitucionais e as insígnias rotárias, o Governador Joaquim Branco lembrou que cada um deles é agente de mudança e capaz de transformar o mundo, com mudanças duradouras. Também André Marques, representante Distrital do Interact, pertencente ao Rotary Club da Marinha Grande, esclareceu os jovens sobre as ações que podem desenvolver e os desafios que podem superar. "Deixo um agradecimento sincero aos agrupamentos de escolas, que permitiram que o Rotary Club de Arouca fizesse surgir dentro da estrutura escolar estes clubes", reconheceu o Governador.
Antes deste momento solene, o Rotary Club de Arouca preparou duas palestras para os jovens e pais. A primeira, da responsabilidade de Rui Castro, do Rotary Club de Arouca, abordou a tendência para procrastinar, de adiar as tarefas, que o próprio designou de "ato de arruinar a nossa própria vida por nenhuma razão aparente". Numa conversa interactiva com a plateia, arrancou sorrisos e incitou a ponderar a gestão de tempo, conscientes do que é realmente importante.
A segunda palestra, ministrada por Francisca Feiteira, consciencializou o público que "o que comemos pode mudar o mundo". A oradora lembrou o consumo ambiental da pecuária industrial, responsável, por exemplo, "pela produção de 18% da emissão de gases com efeito de estufa", incitando a um consumo responsável. "É mais importante mudar a alimentação do que comprar um carro eléctrico", vincou, no que toca à estratégia de combate à emissão de gases com efeito de estufa.
Uma vez mais Rotary Clube de Arouca escolheu temas importantes da actualidade, de forma a sensibilizar os jovens para os problemas com os quais partilham futuro e presente, juntando essa marca da sua acção ao dia histórico que o clube e os seus interactistas viveram. 2019-04-04
 
Arouca

Segunda, 22 de Julho de 2019

Actual
Temp: 23º
Vento: SE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 26º
V 3 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A providência cautelar interposta pela Lista A às eleições do FCA vai ter como desfecho o...
 
 
A Frase...

"Mansores está em contra-ciclo, no próximo ano lectivo vamos abrir duas salas de ensino pré-escolar com quarenta crianças"

Jorge Oliveira, presidente da JF Mansores, em declarações ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 26 visitantes online