ASSOCIATIVISMO
 
Clubes Interact do concelho receberam Carta Constitucional
 
Ricardo Sousa e Joaquim Branco, governador de distrito Rotary
Com dois clubes formados de uma só vez, Rotary Club de Arouca «é exemplo nacional»
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No sábado, dia 29 de Março, os dois clubes Interact do concelho de Arouca receberam as respectivas Cartas Constitucionais, no auditório da Escola Secundária de Arouca, formalizando a constituição dos grupos. O momento solene, com a presença do Governador do Distrito Rotário 1970 Joaquim Branco, distingue Arouca como caso único no país.
"Arouca é, formalmente, a partir de hoje, o único clube rotário do país - tanto no distrito 1960 como no distrito 1970 - com dois clubes Interact associados: o Interact Club de Arouca e o Interact Club Arouca-Escariz. Isto só foi possível porque tivemos os dois agrupamentos de escolas do concelho sensíveis para o projecto e porque temos jovens fantásticos, com boa formação cívica, prontos a aprender com os outros e dispostos a ser úteis na comunidade", considerou Ricardo Sousa, presidente do Rotary Club de Arouca.
Aos 43 jovens interactistas que receberam as Cartas Constitucionais e as insígnias rotárias, o Governador Joaquim Branco lembrou que cada um deles é agente de mudança e capaz de transformar o mundo, com mudanças duradouras. Também André Marques, representante Distrital do Interact, pertencente ao Rotary Club da Marinha Grande, esclareceu os jovens sobre as ações que podem desenvolver e os desafios que podem superar. "Deixo um agradecimento sincero aos agrupamentos de escolas, que permitiram que o Rotary Club de Arouca fizesse surgir dentro da estrutura escolar estes clubes", reconheceu o Governador.
Antes deste momento solene, o Rotary Club de Arouca preparou duas palestras para os jovens e pais. A primeira, da responsabilidade de Rui Castro, do Rotary Club de Arouca, abordou a tendência para procrastinar, de adiar as tarefas, que o próprio designou de "ato de arruinar a nossa própria vida por nenhuma razão aparente". Numa conversa interactiva com a plateia, arrancou sorrisos e incitou a ponderar a gestão de tempo, conscientes do que é realmente importante.
A segunda palestra, ministrada por Francisca Feiteira, consciencializou o público que "o que comemos pode mudar o mundo". A oradora lembrou o consumo ambiental da pecuária industrial, responsável, por exemplo, "pela produção de 18% da emissão de gases com efeito de estufa", incitando a um consumo responsável. "É mais importante mudar a alimentação do que comprar um carro eléctrico", vincou, no que toca à estratégia de combate à emissão de gases com efeito de estufa.
Uma vez mais Rotary Clube de Arouca escolheu temas importantes da actualidade, de forma a sensibilizar os jovens para os problemas com os quais partilham futuro e presente, juntando essa marca da sua acção ao dia histórico que o clube e os seus interactistas viveram. 2019-04-04
 
Arouca

Quarta, 23 de Outubro de 2019

Actual
Temp: 12º
Vento: NNW a 6 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Qui
T 14º
V 3 km/h
Sex
T 17º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Espero que os pais dos atletas sejam exemplos de 'fair-play' dentro e fora do campo"

Pedro Cirne, presidente da UD Fermedo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 23 visitantes online