SOCIEDADE
 
Eurodeputados convidados a reforçar pedagogia eleitoral das escolas
 
Eurodeputado Miguel Viegas (PCP) esteve na ESA
ELEIÇÕES EUROPEIAS 2019 | Primeiro Miguel Viegas, depois Marinho e Pinto em Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
São a 26 de Maio. As eleições europeias estão à porta e cerca de sete dezenas de escolas portuguesas responderam ao apelo do Parlamento Europeu, cumprindo o seu papel na sensibilização para a União Europeia e no incentivo aos jovens do ensino secundário para o exercício do seu direito de voto. «destavezeuvoto.eu» constituiu-se como um recurso digital, complementado com trabalho no terreno de preparação e mobilização dos jovens no combate à indiferença e ao absentismo, um trabalho pedagógico que começou há cerca de três anos (ano lectivo 2016/2017) no âmbito do projecto europeu Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (EEPE). Aderente à iniciativa europeia, o Agrupamento de Escolas de Arouca, que já foi premiado pela capacidade mobilizadora do seu projecto, mantém a dinâmica até à recta final, depois de nos anos anteriores ter envolvido o comércio arouquense e posto em prática várias medidas de aproximação da comunidade e dos jovens em geral à causa europeia. Duas fortes iniciativas (de cariz pedagógico e não eleitoralista) assinalam o fecho do programa desta escola arouquense, com a presença de dois eurodeputados portugueses convidados pela equipa de embaixadores seniores (professores) e embaixadores juniores (alunos) que dirigem o projecto na Escola Secundária.

Primeiro Miguel Viegas, depois Marinho e Pinto

A primeira sessão europeia decorreu no dia 18 de Março, com a presença do eurodeputado do Partido Comunista Português, Miguel Viegas, que já no ano anterior colaborou com esta escola de Arouca. A próxima palestra terá lugar a 8 de Maio, e será desenvolvida pelo eurodeputado do Partido Democrático Republicano, António Marinho e Pinto. "A Europa que temos, a Europa que queremos" e "Cidadania europeia e eleições para o Parlamento Europeu" foram os lemas dos eventos que visam incentivar a cidadania activa e os valores democráticos entre os jovens. "Se após este trabalho gratificante os jovens votarem, é um ganho nosso", referiu Olga Soares, uma das docentes embaixadoras arouquenses que tem liderado o projecto. A embaixadora júnior e aluna do 11.º ano, Teresa Silvestre, contextualizou a relevância da União Europeia e da participação eleitoral dos jovens, e moderou o debate no auditório escolar, que foi acompanhado pela directora do AEA, Adília Cruz, pela vereadora da Educação, Fernanda Oliveira, pela representante da Assembleia Municipal, Regina Fontes, pela dirigente da Federação Nacional das Associações Juvenis, a arouquense Cátia Camisão, e pelo presidente da Associação de Estudantes, Ricardo Martins.

«A UE deve estar à altura das expectativas das pessoas»

"A abstenção não é só dos jovens, é um fenómeno transversal", referiu o eurodeputado, desiludido com os baixos índices de participação e o reduzido espaço mediático dedicado à União Europeia. "A comunicação social não divulga nada do que fazemos na União Europeia. A RTP, serviço público, podia fazê-lo", acusou Miguel Viegas, para logo projectar em alta "o trabalho exemplar das escolas: são sementes lançadas à terra para alimentar esta batalha pelo conhecimento e pela sensibilização para as questões europeias." A imigração, o ambiente, a demografia e o desemprego juvenil são alguns dos grandes desafios da União Europeia. "As políticas de austeridade foram longe demais", recordou o eurodeputado comunista, que afirma a "necessidade de se corrigir erros para que a União Europeia possa estar à altura das expectativas das pessoas." "Situações de desencanto têm sido aproveitadas para políticas populistas e antieuropeístas", alertou Miguel Viegas. "O nosso dever e a nossa prioridade de eurodeputados é colaborar com este trabalho de responder às dúvidas das pessoas, dos jovens e das escolas", referiu, concluindo pela importância de se "valorizar Portugal numa perspectiva europeia." Criativas versões estéticas da UE idealizadas por alunos de Artes e spots promocionais do acto eleitoral de elevada qualidade produzidos por alunos do curso de Multimédia enriqueceram a jornada escolar arouquense dedicada às eleições europeias. 2019-03-24 Manuel Sousa/RV
 
Arouca

Segunda, 22 de Julho de 2019

Actual
Temp: 24º
Vento: ENE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 26º
V 3 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A providência cautelar interposta pela Lista A às eleições do FCA vai ter como desfecho o...
 
 
A Frase...

"Mansores está em contra-ciclo, no próximo ano lectivo vamos abrir duas salas de ensino pré-escolar com quarenta crianças"

Jorge Oliveira, presidente da JF Mansores, em declarações ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 29 visitantes online