SOCIEDADE
 
Antigo 'contínuo' da ESA morre em queimada
 
Operação de combate ao incêndio
Abel Santos, auxiliar de acção educativa reformado, limpava terreno florestal no concelho de Oliveira de Azeméis
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Abel Santos, de 75 anos e residente no Burgo, antigo auxiliar de acção educativa na Escola Secundária de Arouca (ESA), já reformado, perdeu ontem a vida quando fazia uma queimada limpando um terreno florestal que possuía em Macieira de Sarnes, no concelho vizinho de Oliveira de Azeméis.
Segundo se apurou, Abel Santos andava em trabalhos há vários dias. A presidente da Junta de Freguesia local, Florbela Silva, afirmou que ele tinha solicitado o auxílio dos serviços da sua autarquia para se inscrever na plataforma criada para o processo de limpeza das matas, visando conseguir a autorização para queimar os resíduos que ia cortando e agrupando em montículos. Ainda segundo a autarca, ele tinha autorização para fazer essas queimas a partir de ontem e até à próxima sexta-feira.
Eram 17h40 quando Ricardo Guerra, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Fajões deu conta de que o incêndio resultante da queimada que se descontrolou estava "totalmente resolvido". Disse que o dispositivo se mantinha no terreno para "consolidar a resolução", nomeadamente para plenamente eliminar "pontos quentes".
A activação dos meios operacionais foi feita às 15h59 e, além daquela corporação, estiveram no terreno bombeiros de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Arrifana, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.
Envolveram-se no combate e salvaguarda do perímetro um total de 68 operacionais, incluindo militares da GNR. E foram empregues 18 veículos e três meios aéreos: dois aviões e um helicóptero.
Sobre a causa da deflagração, o líder operacional preferiu apontar para "origem desconhecida", que as perícias a realizar terão de apurar. Embora tenha constatado os sinais das referidas queimas, que poderão ter estado na origem do fogo. 2019-03-20 RV/AOS
 
Arouca

Quarta, 24 de Abril de 2019

Actual
Temp: 9º
Vento: WSW a 8 km/h
Precip: 4.6 mm
Chuvas Fortes
Qui
T 9º
V 6 km/h
Sex
T 11º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
O FCA vai conseguir manter-se na II Liga?
 
 
A Frase...

"O relacionamento entre a direcção e o corpo de bombeiros é excelente"

José Gonçalves, 1º Comandante dos BVA, durante a sessão solene do 42° aniversário da associação

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 27 visitantes online