SOCIEDADE
 
Centro de Saúde assegura por dia uma dúzia de consultas dentárias
 
Entidades visitaram gabinete de medicina dentária do Centro de Saúde de Arouca
Secretária de Estado assinalou Dia Mundial da Saúde Oral em Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A secretária de estado da Saúde, Raquel Duarte, efectuou, nesta segunda-feira, uma visita a Arouca, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde Oral. Acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, pelo presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, e pelo director Executivo do ACeS Feira/Arouca, António Alves, visitou o Polo Escolar do Burgo, para acompanhamento do trabalho realizado pela Unidade de Cuidados à Comunidade no âmbito da Saúde Oral nas escolas, terminando com visita ao Centro de Saúde de Arouca e ao gabinete de Medicina Dentária.
Questionada sobre o balanço que faz dos dois anos do programa "Saúde Oral nos Centros de Saúde", Raquel Duarte considerou o mesmo "extremamente positivo". "Foi possível perceber que os profissionais [de saúde] estão satisfeitos e, sobretudo, a população está satisfeita." "Conseguirmos que as pessoas tenham acesso a cuidados de medicina dentária é extremamente importante", refere, lembrando os números muito expressivos da população, sobretudo idosa, que tem os dentes em muito mau estado ou mesmo sem dentição, e alertando para a importância de uma atitude preventiva por forma a evitar esta situação no futuro. Até final de 2019 a governante espera ter uma cobertura de 60% dos municípios com esta oferta. Até final de 2018, havia 65 cadeiras de dentista em funcionamento.
Em Arouca, o programa é assegurado pela médica-dentista Joana Pires, natural do Porto e que se instala na vila durante os cinco dias úteis, e pela sua assistente, a arouquense Renata Brandão. A dentista deu conta de que tem 14 marcações diária, com uma média de consultas entre as 11 e 13, em face de algumas desistências. É um trabalho centrado no tratamento a dentes cariados , que tem registado uma boa adesão dos utentes. "Já estamos a marcar consultas para o final de Maio", revelou.
Manuel Ferreira era o utente a ser visto na altura da visita da secretária de Estado e testemunhou que só pôde avançar para o tratamento dos dentes com este programa no Centro de Saúde.
"Os cuidados devem começar na escola", salientou a governante, que antes tinha passado pelo Pólo Escolar do Burgo, freguesia colada à capital municipal, onde pôde dialogar com as crianças que participam na iniciativa "Saúde Oral nas escolas", que as ensina a escovar os dentes e a ter os cuidados de higiene necessários.

Consultas de saúde oral em Arouca

Foi a 14 de Agosto de 2017 que tiveram início as consultas de saúde oral no Centro de Saúde de Arouca. Desde então e até ao momento, foram já realizadas 4.114 consultas e atendidas 1.522 pessoas. O programa "Saúde Oral nos Centros de Saúde" permitiu ampliar a cobertura do Serviço Nacional de Saúde na valência de saúde oral e a sua concretização só foi possível tendo em conta o acordo de parceira formalizado entre a Câmara Municipal e a ARS Norte. À autarquia coube a compra e instalação da cadeira especializada e os devidos instrumentos clínicos complementares (no valor de cerca de 37 mil euros).
No final do primeiro ano de funcionamento deste serviço, a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, fazia um balanço positivo do mesmo. "Os números denotam a importância das consultas de saúde oral para os arouquenses. Arouca foi uma das autarquias que desde o início se manifestou disponível para aderir ao projeto-piloto «Médicos Dentistas nos Cuidados de Saúde Primários», contribuindo para a redução das assimetrias territoriais e sociais no concelho."
Aproveitando a presença da governante, a presidente da Câmara Municipal de Arouca reiterou a pretensão do Município em integrar uma outra experiência-piloto do Ministério da Saúde, desta feita relacionada com a promoção da actividade física no Serviço Nacional de Saúde. 2019-03-19 (fotos: AOS)
 
Arouca

Sexta, 20 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: SSW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sáb
T 19º
V 8 km/h
Dom
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
Gosta da nova imagem gráfica do Município de Arouca?
 
 
A Frase...

"Há hoje, de forma directa, uma melhor resposta à doença"

António Alves, director executivo do ACES Feira/Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 8 visitantes online