ASSOCIATIVISMO
 
Arouca São Paulo Clube comemora 40 anos
 
Festa-convívio na colectividade arouquense
Presidente da Câmara Municipal foi oradora principal da sessão evocativa no Brasil
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O Arouca S. Paulo Clube, uma das associações portuguesas mais relevantes no Brasil, faz 40 anos. As comemorações do 40.º aniversário tiveram início a 8 de Março, data em que foi fundada a associação com uma sessão solene, que teve como oradora principal a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
Mostrando-se honrada por ter sido convidada para proferir o discurso da sessão solene, a edil arouquense começou por afirmar que era "sempre uma alegria imensa poder estar cá, convosco a celebrar mais um aniversário desta que é uma das mais relevantes associações portuguesas não só no Brasil, mas também no mundo."
"Hoje celebramos os 40 anos do sonho de um grupo de homens que naquele distante 8 de Março de 1979 ousou criar um pedaço de Arouca em terras de Vera Cruz", disse, afirmando ser "com redobrado orgulho que vejo o muito que alcançaram e testemunho que, pese embora as dificuldades enfrentadas, não se deixaram vergar pelas mesmas." Manifestou ainda o desejo de que "o Arouca S. Paulo Clube continue a crescer, a levar a cabo com paixão e convicção a sua missão", assumindo, "da parte do Município, o compromisso perene e inabalável que estaremos sempre ao vosso lado, apoiando as vossas iniciativas, animando-vos no vosso percurso. "Porque "Arouca é e será sempre a vossa terra e a vossa casa, bem como a dos vossos filhos, netos e demais gerações.", acrescentou.
Nos discursos da noite, ficam ainda marcadas as palavras de dirigentes que alertam para as dificuldades que o clube atravessa, fruto da actual crise financeira que o Brasil atravessa, mas também da falta de interesse dos descendentes dos portugueses em continuar o trabalho dos seus antepassados. Foi ainda prestada homenagem a diversas pessoas ligadas aos 40 anos da associação.
As comemorações prosseguiram, no domingo, 10 de Março, decorreu a festa de aniversário do 40.º aniversário do Arouca S. Paulo Clube. Depois da cerimónia oficial do hastear das bandeiras, onde foram entoados os hinos nacionais de Portugal e Brasil, o programa contemplou a celebração oito centenas de arouquenses e outros que não sendo naturais ou descendentes de Arouca quiseram associar-se às festividades que, além do tradicional almoço convívio, contou com a actuação do Rancho Folclórico do Arouca São Paulo Clube.

Como tudo começou

Foi em Setembro de 1978, na casa do comendador José Soares Ferreira, fundador número um e também primeiro presidente do Arouca S. Paulo Clube (ASPC), que esta colectividade começou a ser sonhada por um grupo de arouquenses ilustres. Animava-os a ideia de um clube onde pudessem reunir os naturais de Arouca.
Começava então um trabalho de perseverança e determinação, com a criação de uma comissão instaladora representativa das então vinte freguesias do Concelho de Arouca. Buscava-se a efectiva representatividade, o fortalecimento de todos os naturais deste município. A comissão era constituída por Armando Gomes Ferreira (Escariz), Joaquim Correia dos Santos (Moldes), Frederico Vasconcelos Maia (Moldes), Manuel Almeida, Arthur Andrade Pinto (Canelas) e José Soares Ferreira (Moldes), o grande condutor neste processo de criação. Esta comissão teve a inestimável ajuda de António José Branquinha (Fermedo) e Constantino Brandão (Mansores). Foi posteriormente alargada para 24 homens, que desenvolveram os trabalhos que levaram à criação efectiva do ASPC, o que viria a acontecer a 8 de Março de 1979.
Desde então, o Arouca São Paulo Clube foi crescendo, superando as expectativas iniciais dos seus fundadores, ficando notabilizado pela incrível capacidade de mobilização dos seus integrantes, que se faziam presentes em todos os eventos da comunidade. Hoje, o ASPC conta com 900 associados, sendo uma das mais fortes associações portuguesas no Brasil e no mundo. Actualmente é presidida por José Pinho dos Santos (Moldes). 2019-03-14

 
Arouca

Quarta, 27 de Março de 2019

Actual
Temp: 10º
Vento: ESE a 6 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qui
T 18º
V 3 km/h
Sex
T 19º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
O actual governo ainda vai lançar novo concurso para o troço Escariz/A32?
 
 
A Frase...

"Numa freguesia extensa (35 km2), torna-se difícil a gestão de todos os espaços públicos"

Joaquim Cunha, autarca de Canelas-Espiunca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 17 visitantes online