POLÍTICA LOCAL
 
Câmara descarta instalação de mais aerogeradores no concelho
 
Executivo presente no jantar de Natal dos funcionários da CMA
Vereador social-democrata Vitor Carvalho propunha aumentar número de torres eólicas na Freita. Executivo junto em ceia de Natal
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Na reunião do executivo de 4 de Dezembro, o vereador social-democrata Vitor Carvalho suscitou a ideia de alargar o número de torres eólicas em Arouca: «estando provado que a energia eólica se trata de uma energia limpa, renovável e praticamente sem impacto ambiental negativo, e apresentando o nosso território características propicias para a instalação de mais torres e aerogeradores, penso que seria extremamente importante trazer este tema para a ordem do dia, podendo-se estudar o potencial de alargamento deste parque eólico, bem como a criação de outros em espaços que poderão ser geradores de receitas e riqueza para as populações locais». Lembrou a receita que esses equipamento trazem ao município: «está previsto para 2019 uma receita de 259.300€, tendo-se obtido já há mais de uma década um valor anual superior a este montante. Este valor reporta fundamentalmente ao parque eólico da Serra da Freita com 16 torres. Para além destes valores existem vários conselhos diretivos dos baldios que também recebem uma percentagem e portanto um valor significativo: Tebilhão e Cando, Albergaria, Moldes e Currais e Ameixeira, perfazendo no total, valores na ordem dos 100.000€». E apontou mesmo locais para a implementação de novos aerogeradores: «veja-se a possibilidade de implantação na Serra da Freita (Albergaria e Cabreiros), que vai desde as Chãs, Padrão, Vidoeiro, Cabeço do Serlei até à casa dos cantoneiros; eventualmente na zona do Portal do Inferno, Monte dos Capelinhos (na União de Freguesias Covelo de Paivó e Janarde), zona da Senhora do Monte e Noninha (Alvarenga), Moldes (zona da Pena Amarela), Urrô (zona da Senhora da Laje e S. Pedro Velho), entre outros...».
A estas propostas, a presidente da edilidade Margarida Belém não deu seguimento: «já existem torres eólicas suficientes na Serra da Freita, e que não lhe parece que seja oportuno a realização de estudos para a instalação de mais aerogeradores no concelho», lembrando que a receita anual «é aplicada na concretização do Plano de Actividades municipal».

Executivo camarário junto em ceia de Natal


Depois da festa de Natal dos funcionários da Câmara Municipal de Arouca e respectivos familiares, que decorreu na Loja Interactiva de Turismo no dia 9 de Dezembro, teve lugar ontem a tradicional ceia natalícia de toda a equipa de colaboradores da autarquia.
O executivo camarário marcou presença com todos os elementos da maioria socialista e dois vereadores da oposição, Vitor Carvalho (PSD) e Sandra Melo (CDS).
Na próxima sexta-feira (dia 28) a Assembleia Municipal vai reunir pela última vez este ano, e da ordem de trabalhos destaca-se a discussão e votação do Orçamento e das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2019. A sessão será presidida por Artur Neves, líder daquele órgão deliberativo. 2018-12-22
 
Arouca

Quarta, 20 de Novembro de 2019

Actual
Temp: 8º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 1.8 mm
Chuvas Fortes
Qui
T 11º
V 3 km/h
Sex
T 12º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Pretendemos que a Junta possa ter maior autonomia e fazer um serviço melhor do que aquele que está a ser executado"

Vitor Arouca, da Assembleia de Freguesia Arouca-Burgo, sobre a proposta de transferência de competências, ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 6 visitantes online