ASSOCIATIVISMO
 
'Jantar do Empresário' juntou industriais e autarcas
 
Presidente da direcção da AECA dirigiu-se aos presentes com a tónica do trabalho em rede
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O anual 'Jantar do Empresário' e a celebração dos 27 anos de actividade da AECA teve lugar no passado dia 30 de Novembro, com a presença de empresários e notáveis individualidades representantes da administração local, municípios e assembleias municipais de Arouca e Vale de Cambra, representantes dos bombeiros voluntários dos dois concelhos, e os parceiros Agrupamento de Escolas de Arouca, Agrupamento de Escolas do Búzio, Escola Tecnológica de Vale de Cambra, AGA - Associação Geoparque Arouca, ADRIMAG (Associação Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro Arada e Gralheira), AVPACD (Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente) e Caixa de Crédito Agrícola de Arouca, juntando-se ao evento uma centena de convivas.
A AECA fez a abertura da festividade com um vídeo promocional, seguindo-se um flash fotográfico com o registo dos momentos e actividades que se destacaram em 2018 no movimento associativo, da associação empresarial, seus associados e parceiros.
No seu discurso, Carlos Brandão, presidente da direcção da AECA, com enorme satisfação dirigiu-se aos presentes com a tónica do trabalho em rede, realçando a presença das instituições representadas neste jantar e que em parceria se trabalha toda a região do EDV Entre Douro e Vouga. "A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual, daí o alargamento da sua influência ao EDV. Na sua génese está a matriz do associativismo empresarial, lutando diariamente contra egoísmos e egocentrismos e puxando o máximo pelas qualidades e oportunidades de cada associado da região, lançando desafios, novos projectos e incentivando os associados a aderirem e a progredirem, contribuindo por para um desenvolvimento sustentado e integrado. A aposta ganha do permanente diálogo com os municípios, com a s demais entidades que trabalham o território são disso exemplo."
Expôs as temáticas em que actualmente a associação está envolvida, bem como os desafios e bloqueios com que está confrontada. A falta de mão-de-obra especializada para a indústria que muitas empresas sentem, os problemas de mobilidade que os empresários diariamente sofrem, a necessidade de acessibilidades compatíveis com o desenvolvimento económico, foram lembrados durante o seu discurso: "Arouca precisa da conclusão da Variante, ambos os municípios necessitam de uma solução para a ligação Chão de Ave-Carregosa, e Vale de Cambra necessita entre outras de uma ligação directa da Zona Industrial de Vale Pereiras à EN 227."
O presidente da AECA elencou um conjunto de iniciativas (a decorrer durante no mandato actual), destacando o projecto de formação acção para o sector do turismo (envolvendo dez empresas). A decorrer ainda os projectos no âmbito do Comércio Investe, em Arouca e em Vale de Cambra, em fase de conclusão, embora com atrasos nos reembolsos por parte do Estado, sendo um grave problema para a tesouraria das instituições. Anunciou a aprovação do MASTER EXPORT (Sistema de Apoio a Acções Coletivas - Internacionalização). Este projecto tem por objectivo reforçar a internacionalização das PME da fileira metalomecânica e do habitat, criando novos canais de exportação para países com elevado potencial e geograficamente próximos e capacitá-las para se apresentarem nestes mercados com bens de maior incorporação tecnológica (França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Polónia). É um projecto conjunto com as associações de Águeda e de Fafe, abrangendo a região norte e centro do país.
Nas intervenções, discursaram ainda os presidentes dos municípios de Arouca e Vale de Cambra, Margarida Belém e José Pinheiro, respectivamente. Margarida Belém felicitou a AECA por mais um aniversário, destacando o seu papel na dinamização empresarial no concelho de Arouca e sublinhou a parceria que tem existido entre a associação e a autarquia materializada nos vários projectos, cujos frutos já começam a ser visíveis. José Pinheiro também felicitou a AECA pelo seu aniversário e enalteceu a boa relação que tem existido entre o município e a associação, materializada no desenvolvimento em parceria de vários projectos de interesse para os empresários dos vários sectores.
Ao corte do bolo de aniversário (iguaria oferecida pelo associado Rainha1 - Amorim & Rocha, Lda.), os empresários brindaram ao sucesso empresarial.
Para memória ficou mais um jantar dos empresários, um convívio vivido com grande festividade, servido pelo restaurante associado Solar das Laranjeiras em Macieira de Cambra. 2018-12-07
 
Arouca

Terça, 18 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 10º
Vento: SW a 3 km/h
Precip: 1.8 mm
Aguaceiros
Qua
T 11º
V 3 km/h
Qui
T 11º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 48 visitantes online