SOCIEDADE
 
Associações de estudantes do concelho foram a votos
 
André Barbosa, Ana Miguel Carvalho, Ricardo Martins e Juliana Almeida (AEESA)
Ricardo Martins é o novo presidente da AE da Escola Secundária de Arouca. Júlio Silva eleito na EBS Escariz
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Decorreu a 9 de Novembro a eleição para os órgãos sociais da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Arouca.
Sujeitas aos votos dos estudantes, estiveram duas listas, a C, presidida por Ricardo Martins, aluno do 12ºano do curso Cientifico Humanístico de Ciências e Tecnologias e a M, liderada por Maria Inês Azevedo também de 12º ano de Ciências e Tecnologias.
Nestas eleições foram chamados às urnas todos os alunos do 7º ao 12º ano, tendo ido exercer o seu direito de voto 771 estudantes. Estas foram as eleições mais participadas e também mais renhidas dos últimos anos tendo as duas listas ficando separadas por apenas 5 votos. A lista C conquistou a liderança da Associação de Estudantes com 379 votos (49,2%), enquanto que a lista M teve 374 votos (48,5%). 15 votos foram considerados nulos e 3 estavam em branco.
Maria Inês Azevedo, da lista com menos votos, diz que a experiência de presidir a uma lista candidata lhe "abriu horizontes e deu a conhecer a dificuldade de trabalhar em equipa e tornar um projecto juvenil possível e credível". Além disso, acredita que "um grupo de jovens pode mover multidões e tornar a escola um sítio melhor".
Ricardo Martins com 17 anos, residente na Vila e freguesia de Arouca, diz que se candidatou "pela experiência na política" que sempre lhe interessou de forma particular. Está ladeado, na direcção, por uma equipa jovem e dinâmica que tem como principal objectivo "inovar, promovendo actividades que atraiam os alunos a participar e a querer estar na escola", afirma Ana Miguel Carvalho, vice-presidente.
Atentos aos problemas que a escola enfrenta, devido ao elevado número de alunos, fruto das obras na EB 2,3, a direcção agora eleita pretende abrir a associação aos alunos, através do horário de atendimento. Para isso pretendem unir esforços para recuperar o espaço que outrora estava na posse da Associação de Estudantes e que foi afecto a um projecto da escola.
Ricardo e a sua equipa prometem trabalhar num projecto de futuro, realizando 'workshops' e palestras que preparem os alunos para a vida adulta e estão disponíveis para trabalhar com outras associações.

Associação de Estudantes de Escariz elege órgãos sociais

Uma semana antes, a 2 de Novembro, realizou-se a eleição para a Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Escariz.
Ao sufrágio estiveram duas listas, F e M. A primeira encabeçada pelo aluno Júlio Silva do 12º ano de Economia e a segunda, liderada por Beatriz Santos também do 12º ano de Economia.
Os 392 alunos da escola foram convocados para o ato eleitoral, elegendo a lista F com 64,4% dos votos (194), enquanto a lista vencida teve 31,5% (92 votos). Existiram ainda 5 votos nulos e 1 voto branco.
Os dois dias de campanha foram intensos e culminaram com um debate de ideias entre os dois candidatos, tal como contou ao RODA VIVA, o presidente eleito, Júlio Silva, de 17 anos, natural da freguesia de Mansores.
O principal objectivo da lista, nas palavras do seu presidente, é "continuar o bom trabalho desenvolvido pela direcção anterior, que elevou muito a fasquia". Contudo, propõem-se a "criar um horário de atendimento aos alunos, atendendo às suas necessidades, contribuindo, desta forma para uma relação de proximidade entre todos".
Além disso, a direcção eleita propõem-se a realizar debates sobre vários temas, a realização de torneios de diversas modalidades e a criação da "Qualidade de sócio, com inúmeras vantagens para os alunos". André Vilar 2018-11-10
 
Arouca

Terça, 18 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 10º
Vento: W a 5 km/h
Precip: 1.8 mm
Aguaceiros
Qua
T 11º
V 3 km/h
Qui
T 11º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 48 visitantes online