SOCIEDADE
 
Associações de estudantes do concelho foram a votos
 
André Barbosa, Ana Miguel Carvalho, Ricardo Martins e Juliana Almeida (AEESA)
Ricardo Martins é o novo presidente da AE da Escola Secundária de Arouca. Júlio Silva eleito na EBS Escariz
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Decorreu a 9 de Novembro a eleição para os órgãos sociais da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Arouca.
Sujeitas aos votos dos estudantes, estiveram duas listas, a C, presidida por Ricardo Martins, aluno do 12ºano do curso Cientifico Humanístico de Ciências e Tecnologias e a M, liderada por Maria Inês Azevedo também de 12º ano de Ciências e Tecnologias.
Nestas eleições foram chamados às urnas todos os alunos do 7º ao 12º ano, tendo ido exercer o seu direito de voto 771 estudantes. Estas foram as eleições mais participadas e também mais renhidas dos últimos anos tendo as duas listas ficando separadas por apenas 5 votos. A lista C conquistou a liderança da Associação de Estudantes com 379 votos (49,2%), enquanto que a lista M teve 374 votos (48,5%). 15 votos foram considerados nulos e 3 estavam em branco.
Maria Inês Azevedo, da lista com menos votos, diz que a experiência de presidir a uma lista candidata lhe "abriu horizontes e deu a conhecer a dificuldade de trabalhar em equipa e tornar um projecto juvenil possível e credível". Além disso, acredita que "um grupo de jovens pode mover multidões e tornar a escola um sítio melhor".
Ricardo Martins com 17 anos, residente na Vila e freguesia de Arouca, diz que se candidatou "pela experiência na política" que sempre lhe interessou de forma particular. Está ladeado, na direcção, por uma equipa jovem e dinâmica que tem como principal objectivo "inovar, promovendo actividades que atraiam os alunos a participar e a querer estar na escola", afirma Ana Miguel Carvalho, vice-presidente.
Atentos aos problemas que a escola enfrenta, devido ao elevado número de alunos, fruto das obras na EB 2,3, a direcção agora eleita pretende abrir a associação aos alunos, através do horário de atendimento. Para isso pretendem unir esforços para recuperar o espaço que outrora estava na posse da Associação de Estudantes e que foi afecto a um projecto da escola.
Ricardo e a sua equipa prometem trabalhar num projecto de futuro, realizando 'workshops' e palestras que preparem os alunos para a vida adulta e estão disponíveis para trabalhar com outras associações.

Associação de Estudantes de Escariz elege órgãos sociais

Uma semana antes, a 2 de Novembro, realizou-se a eleição para a Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Escariz.
Ao sufrágio estiveram duas listas, F e M. A primeira encabeçada pelo aluno Júlio Silva do 12º ano de Economia e a segunda, liderada por Beatriz Santos também do 12º ano de Economia.
Os 392 alunos da escola foram convocados para o ato eleitoral, elegendo a lista F com 64,4% dos votos (194), enquanto a lista vencida teve 31,5% (92 votos). Existiram ainda 5 votos nulos e 1 voto branco.
Os dois dias de campanha foram intensos e culminaram com um debate de ideias entre os dois candidatos, tal como contou ao RODA VIVA, o presidente eleito, Júlio Silva, de 17 anos, natural da freguesia de Mansores.
O principal objectivo da lista, nas palavras do seu presidente, é "continuar o bom trabalho desenvolvido pela direcção anterior, que elevou muito a fasquia". Contudo, propõem-se a "criar um horário de atendimento aos alunos, atendendo às suas necessidades, contribuindo, desta forma para uma relação de proximidade entre todos".
Além disso, a direcção eleita propõem-se a realizar debates sobre vários temas, a realização de torneios de diversas modalidades e a criação da "Qualidade de sócio, com inúmeras vantagens para os alunos". André Vilar 2018-11-10
 
Arouca

Quarta, 20 de Fevereiro de 2019

Actual
Temp: 3º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Qui
T 16º
V 6 km/h
Sex
T 17º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com novas plantações de eucaliptos no concelho de Arouca?
 
 
A Frase...

"O voto nas Assembleia Municipais obedece aos meus fregueses, e não ao partido"

Hélio Soares, autarca de Santa Eulália, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 30 visitantes online