SOCIEDADE
 
Vespa asiática 'ataca' em Mansores
 
Ninho de vespa no sótão de habitante da freguesia
Ricardo Santos encontrou enxame na sua residência. Presidente da Junta fala de uma “dezena de casos” na freguesia
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Ricardo Santos é natural do lugar de Juncido, na freguesia de Mansores, e há algumas semanas sentiu algum sobressalto quando encontrou um enxame de vespas asiáticas em casa. "Tive de subir ao sótão porque o meu recuperador de aquecimento central por vezes deitava água, e eu queria confirmar se havia algum problema com a instalação. Coincidência das coincidências, encontrei um enxame de abelhas numa parte do sótão que nem costumo reparar. Encarei com a situação e como tinha alguma informação sobre a vespa asiática, apercebi-me, pelo formato do enxame, que se tratava mesmo da espécie", conta o habitante sobre o sucedido no passado dia 15 de Setembro, sábado.
Alguns dias depois, 21 de Setembro, sexta-feira, elementos ligados ao Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Arouca dirigiram-se a casa de Ricardo para aplicar a respectiva desparasitação. "Contactei o presidente da Junta de Freguesia que, no dia seguinte, abordou a Câmara Municipal. Alguns dias depois vieram cá. Foi-me dito que ao fim de 15 dias podia retirar o enxame, mas eu prefiro ser mais cauteloso e ainda não fui lá", revela Ricardo. "Acabou por correr bem. Imagine-se que eu não ia ao sótão? Não posso ter a certeza que elas não se espalhassem pela casa. Ainda por cima, a minha esposa é alérgica a picadas de abelhas...", frisou.
O presidente da Junta de Freguesia de Mansores, Jorge Oliveira, contactado pelo RODA VIVA, confirma a existência de outros casos na comunidade. "Eu diria que anda à volta da dezena de casos já registados aqui em Mansores desde que iniciei o meu mandato há um ano. Tudo relacionado com ninhos encontrados em habitações. Houve, inclusive, o exemplo de um ninho encontrado no hall de entrada de uma casa no lugar das Agras", refere.
O autarca nota efeitos negativos da presença da vespa asiática na apicultura local. "Os nossos apicultores perderam muitas abelhas que foram presas da vespa asiática. Também se perdeu muito mel", conta.
A formação sobre o assunto também é preocupação. "Temos estado em diálogo com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, na pessoa do engenheiro Filipe Amorim, e pretendemos a promoção de formação sobre o tema, quer para o executivo da Junta, quer para a população em geral, sobretudo as pessoas que se dedicam à apicultura", conclui. RT 2018-10-06
 
Arouca

Terça, 18 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 10º
Vento: W a 5 km/h
Precip: 1.8 mm
Aguaceiros
Qua
T 11º
V 3 km/h
Qui
T 11º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 45 visitantes online