ASSOCIATIVISMO
 
Comissão de Melhoramentos da Senhora da Mó apresenta balanço do mandato
 
O requalificado monte da Senhora da Mó
Três anos de requalificações da actual equipa dirigente, que se propõe a novo triénio na gestão de um local icónico de Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Termina em finais de 2018 o mandato da Comissão de Melhoramentos da Senhora da Mó. O presidente da Comissão Pedro Bastos efectua um balanço positivo destes três anos de mandato. Reconhecendo que não é fácil suceder a uma direcção que estava há 40 anos em funções, Pedro Bastos destaca as diversas obras de requalificação que efectuaram em todo o espaço. Começaram, no primeiro ano, por reforçar a limpeza de toda a área. Efectuado 15 dias antes do grande incêndio que devastou em 2016 toda aquela área, "este trabalho evitou que este património fosse fustigado pelo fogo", revelou.
Ainda neste primeiro ano, reactivaram e renovaram o bar de apoio a todo o espaço e que é fundamental para a dinamização daquela área. A entidade que faz a exploração do bar é responsável pela limpeza dos espaços exteriores e dos quartos-de-banho, assegurando ainda a abertura e fecho da capela, bem como presta apoio operacional à gestão da Casa da Ceia. "Esta parceria que temos com a entidade que explora o bar é crucial para podermos assegurar a fruição da capela e área envolvente", diz o presidente da Comissão, acrescentando que "sem esta seria muito difícil concretizar esses objectivos."
No segundo ano, a Comissão procedeu a trabalhos de requalificação e manutenção no parque de merendas, que hoje em dia é muito procurado, em particular pelas excursões que têm como destino os Passadiços do Paiva. Esta elevada afluência obriga a que a Comissão tenha todos os fins-de-semana cuidado redobrados na manutenção da limpeza de todo o espaço, por forma a garantir que o mesmo está nas melhores condições para receber os muitos visitantes.
Neste terceiro ano, o foco tem estado nas obras de renovação da Casa da Ceia e da Capela. Na primeira, procedeu-se à substituição do telhado, à renovação da cozinha e à requalificação das paredes exteriores. Na capela, efectuaram-se reparações exteriores e do telhado, com intervenção nas madeiras do torreão e pintura das paredes. Procedeu-se à colocação de sinalética. Ainda neste mandato, será também intervencionado o Cruzeiro, com a substituição de iluminação por lâmpadas LED. Será ainda colocado um painel com informação histórica sobre aquele espaço.
Estando ainda a aguardar por outras possíveis candidaturas, a actual direcção já manifestou, contudo, disponibilidade para se manter em funções por mais um mandato.
Se continuarem no próximo triénio, pretendem criar novas instalações sanitárias, do lado norte, bem como melhorar toda a segurança do espaço. A esse propósito, recordam que seria útil que a autarquia pudesse avançar com o projecto há muito falado de requalificação que têm previsto para aquela área, um dos espaços mais icónicos da vila de Arouca. Outros dos projectos que gostariam de concretizar seria a construção de um restaurante panorâmico na vertente virada para a vila, com um miradouro no topo do edifício, ao nível da estrada.
Todos os empreendimentos que pretendem ver concretizados serão articulados com as respectivas entidades locais, Comissão de Baldios de Arouca e Moldes, Paróquia de Arouca e Autarquia. 2018-07-31
 
Arouca

Quinta, 18 de Outubro de 2018

Actual
Temp: 16º
Vento: N a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Sex
T 20º
V 5 km/h
Sáb
T 20º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Qual dos vereadores da oposição mais se destacou no primeiro ano de mandato?
 
 
A Frase...

"O orçamento para esta época ronda os 50 mil euros"

Júlio Moreira, presidente da UD Mansores, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 55 visitantes online