SOCIEDADE
 
Sessão de esclarecimento sobre incentivos à reabilitação e revitalização urbanas
 
Vila de Arouca, Alvarenga e Escariz-Fermedo são as três ARU estabelecidas no concelho
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A sessão pública de esclarecimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas - IFRRU 2020, decorreu a 4 de Julho, no auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca. A sessão permitiu divulgar as oportunidades de financiamento deste instrumento e esclarecer proprietários e potenciais investidores (particulares e empresariais) sobre as condições, requisitos e procedimentos necessários para obter apoio.
"É fundamental disponibilizar informação sobre os incentivos e benefícios fiscais para acções de reabilitação urbana aos proprietários e investidores privados e incentivá-los a investir e a usufruir de sistemas de incentivos como o IFRRU", afirmou a presidente da Câmara Municipal de Arouca. "A reabilitação urbana é uma área estruturante e estratégica para este Executivo. Arouca iniciou o processo de reabilitação urbana em 2015, com a aprovação em Assembleia Municipal da delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU)", destacou Margarida Belém, referindo, neste âmbito, as intervenções municipais concluídas e iniciadas recentemente.
Vila de Arouca, Alvarenga e Escariz-Fermedo são as três ARU's em vigor no município. É nestas áreas que devem estar os edifícios cuja reabilitação pode ser financiada através do IFRRU 2020. Trata-se de um investimento financeiro que visa contribuir para a revitalização das cidades/vilas e para a reabilitação integral de edifícios, com uma forte aposta na eficiência energética, através da disponibilização de empréstimos com condições mais favoráveis face às existentes no mercado (em termos de taxa de juro, maturidade e períodos de carência).
Estas condições mais vantajosas resultam da combinação de fundos públicos (fundos europeus do PORTUGAL 2020, Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa) com fundos privados disponibilizados pelos Bancos seleccionados para a concessão dos empréstimos.
Num único pedido de financiamento é possível aceder ao apoio financeiro para investimentos na reabilitação e na eficiência energética de imóveis, sem restrições na natureza da entidade que solicita o financiamento ou no uso a dar ao imóvel a reabilitar (habitação, actividades económicas e equipamentos colectivos).
"A sessão de hoje foi profícua e esclarecedora. Invistam no vosso território. Arouca agradece", concluiu Margarida Belém.
Os esclarecimentos estiveram a cargo dos representantes da estrutura de Gestão do IFRRU e da Quaternaire Portugal, S.A., empresa de consultoria que tem vindo a trabalhar com a autarquia no âmbito do planeamento e ordenamento do território. Marcaram também presença os representantes das entidades bancárias envolvidas neste importante instrumento financeiro de reabilitação e revitalização urbanas.
O IFRRU 2020 é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal. São 1,4 mil milhões de euros dedicados inteiramente à reabilitação urbana e eficiência energética. No Portal da Habitação (www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/), os cidadãos podem aceder a informação detalhada sobre este instrumento financeiro. 2018-07-07
 
Arouca

Quinta, 18 de Outubro de 2018

Actual
Temp: 11º
Vento: NE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Sex
T 19º
V 5 km/h
Sáb
T 21º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Qual dos vereadores da oposição mais se destacou no primeiro ano de mandato?
 
 
A Frase...

"O orçamento para esta época ronda os 50 mil euros"

Júlio Moreira, presidente da UD Mansores, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 51 visitantes online