ASSOCIATIVISMO
 
‘Centro’ celebra 45 anos com novo fôlego
 
Bruno Sousa e António Pinho ao leme da associação fundada em 1973
Uma nova geração de jovens da freguesia de Moldes, liderados por António Pinho, resolveram dar um abanão à agremiação
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Fundado nas vésperas da revolução de Abril, em 1973, o Centro Cultural e Recreativo de Moldes é uma das mais emblemáticas associações do concelho de Arouca.
Depois de um período de grande fulgor e dinamismo alcançado nas décadas de 70 e 80, o "Centro", como
popularmente é conhecido, viveu um período de alguma turbulência, culminando com uma descrente apatia que atravessou os últimos três anos. O último presidente da direcção, Francisco Pinto, tinha-se demitido e apenas a assembleia geral, liderada por Artur Dias Costa, estava em funções.
Perante este longo interregno, uma nova geração de jovens da freguesia, liderados por António Pinho, resolveram dar um abanão à agremiação e levantá-la do estado calamitoso em que se encontrava. O primeiro passo foi criar uma nova equipa directiva e ir a votos. Foram eleitos a 27 de Março para um mandato de três anos.
O segundo passo, renovar o espaço interior da associação. E aqui a carolice e as dádivas de amigos foram decisivas para fazer as obras em tempo recorde. Só em materiais de construção civil, as ofertas fora de aproximadamente vinte mil euros.
O terceiro passo, é a revitalização da associação nas suas vertentes culturais, desportivas e recreativas. As sementes já estão a ser lançadas!

António Pinho, presidente da direcção, 40 anos, camionista de profissão: «Fomos eleitos a 27 de Março deste ano, para um mandato de três anos. O Centro estava fechado há três anos e em conversa entre amigos decidimos voltar a reabrir as instalações e dar uma nova vida à associação. A primeira tarefa foi arranjar a sede da associação que estava bastante degradada, encontrava-se abandonada. Se tivéssemos de fazer as contas aos que gastamos aqui teríamos uma conta muito grande para pagar, mas graças ao apoio de várias empresas e amigos foi possível remodelar a sede com baixos custos».
«Gostaria de agradecer o apoio dado por Fontes & Ribeiro; Jaime Azevedo; Carlos Fernandes Mendes,
Lda e Casa Tem Tudo. Além de muitas pessoas da freguesia. A mão de obra que aqui trabalhou muitas horas à noite e ao fim de semana, fê-lo por amor ao Centro Cultural de Moldes. A Junta de Freguesia mostrou-se interessada em apoiar-nos daqui para a frente, sobretudo a nível das actividades que viermos a desenvolver».
«As obras que aqui fizemos foram a remodelação completa das casas de banho e renovamos o piso do
salão de festas, para além de outras pequenas intervenções. Em termos de actividades, gostaríamos de voltar a dar vida ao Centro para que os moldenses voltassem a frequentar um espaço que lhes diz muito. Na reabertura, organizamos um baile e queremos fazer outros no futuro. Recentemente, organizamos
uma noite de fados que encheu completamente o espaço. Foi um sucesso!»
«Outras actividades previstas para os próximos tempos são a sardinhada de São João no dia 23 de Junho e no dia 8 de Julho o passeio de motas antigas. A nível desportivo, vamos participar no Torneio Infantil de Verão com duas equipas. O António Matos já se prontificou em ajudar-nos em tudo o que a associação necessite em termos de desporto. Vamos também procurar dinamizar aulas de ginástica e de dança para que as pessoas de todas as idades pratiquem desporto e convivam umas
com as outras».
«O nosso objectivo é tornar o Centro Cultural de Moldes num espaço de união e de amizade entre todos os habitantes da freguesia. Está previsto também organizarmos um convívio e um jogo de futebol com antigos atletas da equipa do INATEL do Centro. Esta iniciativa está a ser promovida pelo José Américo Pereira».
«Queremos melhorar a imagem do Centro, sabemos que durante um determinado período não foi a melhor, mas todos em conjunto iremos fazer os possíveis para que o Centro Cultural de Moldes volte a ter o prestígio e o dinamismo que teve noutros tempos. Agora temos que olhar para a frente! Estamos
a contar também com o apoio da autarquia, a presidente Margarida Belém mostrou disponibilidade em ajudar a associação, se não for este ano, no próximo ano contamos com esse apoio».

Bruno Sousa, tesoureiro, 32 anos, trabalhador da construção civil: «A nova direcção é constituída por uma nova geração de moldenses, constituída por homens e mulheres, uma equipa bastante equilibrada. Temos também connosco pessoas de prestígio da freguesia com trabalho válido em Moldes, como são os casos do professor Ramiro Fernandes, o doutor José Américo Pereira e dona Maria José, que nos têm ajudado».
«Neste momento com quotas regularizadas temos cerca de 160 sócios. Queremos recuperar antigos sócios, a associação chegou a ter 360 sócios. Gostaríamos de angariar novos sócios. A quota custa seis euros anuais».
«O bar está a funcionar e temos uma página no facebook onde vamos dando conta das nossas actividades. Tudo é decidido em conjunto pelos órgãos sociais da associação. Estamos todos no mesmo barco! Sentimos o povo de Moldes ainda algo tímido em relação à reabertura do Centro, está na expectativa, mas acredito que em pouco tempo vai ficar rendido. Sentimos ainda a falta de algum apoio da população, mas estou convencido que isso vai mudar». JCS

CCR Moldes | Órgãos Sociais 2018/2021
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente - Ramiro Tavares Costa Fernandes
Vice-Presidente - José Américo Quaresma Pereira
Secretário - Maria Fátima Pinto Gonçalves
Suplente - Maria José Duarte Pinho Rodrigues
CONSELHO FISCAL
Presidente - Fernando Jorge Martins Correia
Vice-Presidente - Vítor Manuel Santos Almeida
Secretário - Maria Manuela Teixeira Pinho
Suplente - Mafalda Santos Rodrigues Vale
DIRECÇÃO
Presidente - António João Teixeira Pinho
Vice-Presidente - Alexandre Maia Tavares
Secretário - Daniel Duarte Soares Gomes
Tesoureiro - Bruno Miguel Martins Sousa
Vogal - José António Pinho Silva
Suplente - Susana Maria Silva Gonçalves
Suplente - Júlio Martins Pinho
Suplente - Isabel Maria Jesus Santos
Suplente - Nádia Ribeiro Pereira Bastos

(notícia publicada na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2018.06.14)

 
Arouca

Quinta, 20 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 26º
Vento: NW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Sex
T 24º
V 3 km/h
Sáb
T 29º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 44 visitantes online