ASSOCIATIVISMO
 
‘Centro’ celebra 45 anos com novo fôlego
 
Bruno Sousa e António Pinho ao leme da associação fundada em 1973
Uma nova geração de jovens da freguesia de Moldes, liderados por António Pinho, resolveram dar um abanão à agremiação
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Fundado nas vésperas da revolução de Abril, em 1973, o Centro Cultural e Recreativo de Moldes é uma das mais emblemáticas associações do concelho de Arouca.
Depois de um período de grande fulgor e dinamismo alcançado nas décadas de 70 e 80, o "Centro", como
popularmente é conhecido, viveu um período de alguma turbulência, culminando com uma descrente apatia que atravessou os últimos três anos. O último presidente da direcção, Francisco Pinto, tinha-se demitido e apenas a assembleia geral, liderada por Artur Dias Costa, estava em funções.
Perante este longo interregno, uma nova geração de jovens da freguesia, liderados por António Pinho, resolveram dar um abanão à agremiação e levantá-la do estado calamitoso em que se encontrava. O primeiro passo foi criar uma nova equipa directiva e ir a votos. Foram eleitos a 27 de Março para um mandato de três anos.
O segundo passo, renovar o espaço interior da associação. E aqui a carolice e as dádivas de amigos foram decisivas para fazer as obras em tempo recorde. Só em materiais de construção civil, as ofertas fora de aproximadamente vinte mil euros.
O terceiro passo, é a revitalização da associação nas suas vertentes culturais, desportivas e recreativas. As sementes já estão a ser lançadas!

António Pinho, presidente da direcção, 40 anos, camionista de profissão: «Fomos eleitos a 27 de Março deste ano, para um mandato de três anos. O Centro estava fechado há três anos e em conversa entre amigos decidimos voltar a reabrir as instalações e dar uma nova vida à associação. A primeira tarefa foi arranjar a sede da associação que estava bastante degradada, encontrava-se abandonada. Se tivéssemos de fazer as contas aos que gastamos aqui teríamos uma conta muito grande para pagar, mas graças ao apoio de várias empresas e amigos foi possível remodelar a sede com baixos custos».
«Gostaria de agradecer o apoio dado por Fontes & Ribeiro; Jaime Azevedo; Carlos Fernandes Mendes,
Lda e Casa Tem Tudo. Além de muitas pessoas da freguesia. A mão de obra que aqui trabalhou muitas horas à noite e ao fim de semana, fê-lo por amor ao Centro Cultural de Moldes. A Junta de Freguesia mostrou-se interessada em apoiar-nos daqui para a frente, sobretudo a nível das actividades que viermos a desenvolver».
«As obras que aqui fizemos foram a remodelação completa das casas de banho e renovamos o piso do
salão de festas, para além de outras pequenas intervenções. Em termos de actividades, gostaríamos de voltar a dar vida ao Centro para que os moldenses voltassem a frequentar um espaço que lhes diz muito. Na reabertura, organizamos um baile e queremos fazer outros no futuro. Recentemente, organizamos
uma noite de fados que encheu completamente o espaço. Foi um sucesso!»
«Outras actividades previstas para os próximos tempos são a sardinhada de São João no dia 23 de Junho e no dia 8 de Julho o passeio de motas antigas. A nível desportivo, vamos participar no Torneio Infantil de Verão com duas equipas. O António Matos já se prontificou em ajudar-nos em tudo o que a associação necessite em termos de desporto. Vamos também procurar dinamizar aulas de ginástica e de dança para que as pessoas de todas as idades pratiquem desporto e convivam umas
com as outras».
«O nosso objectivo é tornar o Centro Cultural de Moldes num espaço de união e de amizade entre todos os habitantes da freguesia. Está previsto também organizarmos um convívio e um jogo de futebol com antigos atletas da equipa do INATEL do Centro. Esta iniciativa está a ser promovida pelo José Américo Pereira».
«Queremos melhorar a imagem do Centro, sabemos que durante um determinado período não foi a melhor, mas todos em conjunto iremos fazer os possíveis para que o Centro Cultural de Moldes volte a ter o prestígio e o dinamismo que teve noutros tempos. Agora temos que olhar para a frente! Estamos
a contar também com o apoio da autarquia, a presidente Margarida Belém mostrou disponibilidade em ajudar a associação, se não for este ano, no próximo ano contamos com esse apoio».

Bruno Sousa, tesoureiro, 32 anos, trabalhador da construção civil: «A nova direcção é constituída por uma nova geração de moldenses, constituída por homens e mulheres, uma equipa bastante equilibrada. Temos também connosco pessoas de prestígio da freguesia com trabalho válido em Moldes, como são os casos do professor Ramiro Fernandes, o doutor José Américo Pereira e dona Maria José, que nos têm ajudado».
«Neste momento com quotas regularizadas temos cerca de 160 sócios. Queremos recuperar antigos sócios, a associação chegou a ter 360 sócios. Gostaríamos de angariar novos sócios. A quota custa seis euros anuais».
«O bar está a funcionar e temos uma página no facebook onde vamos dando conta das nossas actividades. Tudo é decidido em conjunto pelos órgãos sociais da associação. Estamos todos no mesmo barco! Sentimos o povo de Moldes ainda algo tímido em relação à reabertura do Centro, está na expectativa, mas acredito que em pouco tempo vai ficar rendido. Sentimos ainda a falta de algum apoio da população, mas estou convencido que isso vai mudar». JCS

CCR Moldes | Órgãos Sociais 2018/2021
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente - Ramiro Tavares Costa Fernandes
Vice-Presidente - José Américo Quaresma Pereira
Secretário - Maria Fátima Pinto Gonçalves
Suplente - Maria José Duarte Pinho Rodrigues
CONSELHO FISCAL
Presidente - Fernando Jorge Martins Correia
Vice-Presidente - Vítor Manuel Santos Almeida
Secretário - Maria Manuela Teixeira Pinho
Suplente - Mafalda Santos Rodrigues Vale
DIRECÇÃO
Presidente - António João Teixeira Pinho
Vice-Presidente - Alexandre Maia Tavares
Secretário - Daniel Duarte Soares Gomes
Tesoureiro - Bruno Miguel Martins Sousa
Vogal - José António Pinho Silva
Suplente - Susana Maria Silva Gonçalves
Suplente - Júlio Martins Pinho
Suplente - Isabel Maria Jesus Santos
Suplente - Nádia Ribeiro Pereira Bastos

(notícia publicada na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2018.06.14)

 
Arouca

Domingo, 18 de Novembro de 2018

Actual
Temp: 11º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Seg
T 14º
V 3 km/h
Ter
T 11º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Que área gostaria de ver reforçada nas GOP e Orçamento da CMA para 2019?
 
 
A Frase...

"Não discrimino nenhuma das antigas freguesias"

Ângelo Miranda, presidente da União de Freguesias de Arouca-Burgo", eleito pela coligação PSD/CDS, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 27 visitantes online