SOCIEDADE
 
Grupo de jovens salesianos trazem prémio internacional para Arouca
 
Cerimónia em França
Em Lyon estiveram em concurso 'videoclipes' de França, Alemanha, Bélgica, Espanha e Portugal
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Em representação dos Salesianos de Portugal, o Grupo de Jovens ADS/CB - Associação Domingos Sávio/Clube Bosco - do Centro Juvenil Salesiano de Arouca - venceu prémio internacional no 12.º Festival de Videoclipes «FestiClip», destinado a jovens entre os 15 e os 20 anos.
No certame, que decorreu em Lyon (França), no dia 2 de Junho, o projecto do grupo salesiano - intitulado «Volte Face» - foi o mais votado para o «Prémio Criatividade», entre 17 videoclipes oriundos de França, Alemanha, Bélgica, Espanha e Portugal. Vencedor da versão nacional «Clip D. Bosco», em Mirandela, o videoclipe arouquense representou Portugal e alcançou o prestigiado prémio, que celebra a originalidade e a mensagem social e educativa dos jovens arouquenses.
Decorridos 36 anos da saída dos Salesianos de Arouca e do encerramento do seu colégio, "o espírito de D. Bosco continua bem presente na juventude arouquense», referiu Vitor Cruz, coordenador deste movimento salesiano de Arouca. «Os jovens ADS/Clube Bosco são muito unidos, empenhados e vivem aquilo que fazem. Esse espírito de crença e de força, que vai buscar aos ensinamentos de D. Bosco, tem dado frutos e coisas muito bonitas que têm partilhado e que, principalmente, o têm feito crescer". "Este reconhecimento é um incentivo e uma força muito grande de ânimo para o grupo e mesmo para o Centro Juvenil Salesiano de Arouca e para a comunidade arouquense, que ainda está muito ligada aos Salesianos", acrescentou o monitor salesiano.

Criatividade denuncia abandono dos idosos

"Tentamos abordar um tema considerado pouco falado: o abandono dos nossos idosos, cruzando três gerações", explicaram os realizadores da curta-metragem vencedora, Hélder Antunes e José Gonçalves. "Não perdemos esta oportunidade de juntar ao divertimento o nosso dever e direito da palavra, de tentar consciencializar a sociedade dos nossos problemas e fraquezas. Foi um grande desafio, mas sendo Alegres, Dinâmicos e Serviçais, tudo se tornou mais fácil."
Satisfação igualmente partilhada pelas animadoras presentes em Lyon, Tânia Melo e Isabel Vale. "Saímos de Portugal cheias de expectativas e regressámos com a satisfação e muito orgulho, conscientes de que desempenhámos o nosso papel, seguindo o lema do nosso grupo."
O júri do certame juvenil, encabeçado pelo Padre Jean-Noël, enalteceu a estética, a originalidade, a pertinência e a actualidade da mensagem vinda dos jovens salesianos de Arouca. "Ficamos extremamente felizes pelo reconhecimento dado ao filme que fomos apresentar, com a belíssima realização do Hélder e do José. Foi uma grande conquista para o Centro Juvenil Salesiano de Arouca, para nós ADS e para os salesianos de Portugal", acrescentaram as jovens da comitiva arouquense presente em Lyon.

Outros premiados

A escolha do público que foi para o clipe «Une rencontre inattendue» de AEPCR de Paris. O prémio para filme estrangeiro foi para «Comme une horloge - Uhrwerk» da Alemanha. O prémio do júri foi para «Humanoid» de Caen e para «Les grands petits gestes» de Lyon. VC/MMS/RV 2018-06-18
 
Arouca

Quarta, 18 de Julho de 2018

Actual
Temp: 16º
Vento: SW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 21º
V 3 km/h
Sex
T 22º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a transformação urbanística/rodoviária na entrada poente da vila de Arouca?
 
 
A Frase...

"Passou mais de um ano desde a famosa promessa do Entroncamento, mas até ao momento a via Arouca-Feira continua parada"

Rui Vilar, presidente do PSD Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 39 visitantes online