SOCIEDADE
 
Grupo de jovens salesianos trazem prémio internacional para Arouca
 
Cerimónia em França
Em Lyon estiveram em concurso 'videoclipes' de França, Alemanha, Bélgica, Espanha e Portugal
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Em representação dos Salesianos de Portugal, o Grupo de Jovens ADS/CB - Associação Domingos Sávio/Clube Bosco - do Centro Juvenil Salesiano de Arouca - venceu prémio internacional no 12.º Festival de Videoclipes «FestiClip», destinado a jovens entre os 15 e os 20 anos.
No certame, que decorreu em Lyon (França), no dia 2 de Junho, o projecto do grupo salesiano - intitulado «Volte Face» - foi o mais votado para o «Prémio Criatividade», entre 17 videoclipes oriundos de França, Alemanha, Bélgica, Espanha e Portugal. Vencedor da versão nacional «Clip D. Bosco», em Mirandela, o videoclipe arouquense representou Portugal e alcançou o prestigiado prémio, que celebra a originalidade e a mensagem social e educativa dos jovens arouquenses.
Decorridos 36 anos da saída dos Salesianos de Arouca e do encerramento do seu colégio, "o espírito de D. Bosco continua bem presente na juventude arouquense», referiu Vitor Cruz, coordenador deste movimento salesiano de Arouca. «Os jovens ADS/Clube Bosco são muito unidos, empenhados e vivem aquilo que fazem. Esse espírito de crença e de força, que vai buscar aos ensinamentos de D. Bosco, tem dado frutos e coisas muito bonitas que têm partilhado e que, principalmente, o têm feito crescer". "Este reconhecimento é um incentivo e uma força muito grande de ânimo para o grupo e mesmo para o Centro Juvenil Salesiano de Arouca e para a comunidade arouquense, que ainda está muito ligada aos Salesianos", acrescentou o monitor salesiano.

Criatividade denuncia abandono dos idosos

"Tentamos abordar um tema considerado pouco falado: o abandono dos nossos idosos, cruzando três gerações", explicaram os realizadores da curta-metragem vencedora, Hélder Antunes e José Gonçalves. "Não perdemos esta oportunidade de juntar ao divertimento o nosso dever e direito da palavra, de tentar consciencializar a sociedade dos nossos problemas e fraquezas. Foi um grande desafio, mas sendo Alegres, Dinâmicos e Serviçais, tudo se tornou mais fácil."
Satisfação igualmente partilhada pelas animadoras presentes em Lyon, Tânia Melo e Isabel Vale. "Saímos de Portugal cheias de expectativas e regressámos com a satisfação e muito orgulho, conscientes de que desempenhámos o nosso papel, seguindo o lema do nosso grupo."
O júri do certame juvenil, encabeçado pelo Padre Jean-Noël, enalteceu a estética, a originalidade, a pertinência e a actualidade da mensagem vinda dos jovens salesianos de Arouca. "Ficamos extremamente felizes pelo reconhecimento dado ao filme que fomos apresentar, com a belíssima realização do Hélder e do José. Foi uma grande conquista para o Centro Juvenil Salesiano de Arouca, para nós ADS e para os salesianos de Portugal", acrescentaram as jovens da comitiva arouquense presente em Lyon.

Outros premiados

A escolha do público que foi para o clipe «Une rencontre inattendue» de AEPCR de Paris. O prémio para filme estrangeiro foi para «Comme une horloge - Uhrwerk» da Alemanha. O prémio do júri foi para «Humanoid» de Caen e para «Les grands petits gestes» de Lyon. VC/MMS/RV 2018-06-18
 
Arouca

Quarta, 26 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 30º
Vento: S a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Qui
T 28º
V 0 km/h
Sex
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 43 visitantes online