SOCIEDADE
 
Autarquia e Associação Florestal combatem vespa das galhas
 
Conjunto de seis acções conjuntas para salvar a produção de castanha no concelho de Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Para combater a Vespa das Galhas do Castanheiro, que tem afectado a produção de castanha, um produto endógeno e estratégico para o desenvolvimento económico do concelho de Arouca, decorreram, no mês de maio, seis largadas de parasitóides (Torymus sinensis) em diferentes freguesias. Estes insectos alimentam-se das larvas que estão no interior das galhas dos castanheiros, combatendo a vespa.
As largadas decorreram em seis áreas de castanheiros: lugares Póvoa (Moldes), Penso (Arouca/Burgo), Casal Mau (Santa Eulália), Figueiredo (Tropeço), Sequeiros (Rossas) e Soutelo (Chave).
A luta biológica através das largadas dos parasitóides é o único método eficaz de controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro (Dryocosmus kuriphilus). Está a ser implementado com sucesso em Itália, de onde se está a importar o pequeno inseto. A sua capacidade de dispersão é limitada (um raio de cerca de 1500 metros), pelo que têm sido realizadas largadas em diferentes áreas de castanheiro do concelho de Arouca, por forma a controlar a Vespa das Galhas do Castanheiro.
As largadas decorreram no âmbito do Bio Vespa - Luta Biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro. Este programa está a decorrer na região Norte desde 2015, contando com a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), da REFCAST - Associação Portuguesa da Castanha, dos Municípios e outros parceiros.
O Município de Arouca aderiu ao Bio Vespa em 2016 e desde então que tem vindo a colaborar na zonagem das áreas afectadas, a colaborar técnica e financeiramente na luta biológica através das largadas dos parasitóides e a participar na Comissão Local de Acompanhamento. Esta comissão envolve técnicos da autarquia, da AFEDV (Associação Florestal de Entre Douro e Vouga) e da DRAPN. 2018-06-01 GCCMA
 
Arouca

Segunda, 16 de Julho de 2018

Actual
Temp: 16º
Vento: NNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Ter
T 24º
V 2 km/h
Qua
T 21º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a transformação urbanística/rodoviária na entrada poente da vila de Arouca?
 
 
A Frase...

"Passou mais de um ano desde a famosa promessa do Entroncamento, mas até ao momento a via Arouca-Feira continua parada"

Rui Vilar, presidente do PSD Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 26 visitantes online