SOCIEDADE
 
Autarquia e Associação Florestal combatem vespa das galhas
 
Conjunto de seis acções conjuntas para salvar a produção de castanha no concelho de Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Para combater a Vespa das Galhas do Castanheiro, que tem afectado a produção de castanha, um produto endógeno e estratégico para o desenvolvimento económico do concelho de Arouca, decorreram, no mês de maio, seis largadas de parasitóides (Torymus sinensis) em diferentes freguesias. Estes insectos alimentam-se das larvas que estão no interior das galhas dos castanheiros, combatendo a vespa.
As largadas decorreram em seis áreas de castanheiros: lugares Póvoa (Moldes), Penso (Arouca/Burgo), Casal Mau (Santa Eulália), Figueiredo (Tropeço), Sequeiros (Rossas) e Soutelo (Chave).
A luta biológica através das largadas dos parasitóides é o único método eficaz de controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro (Dryocosmus kuriphilus). Está a ser implementado com sucesso em Itália, de onde se está a importar o pequeno inseto. A sua capacidade de dispersão é limitada (um raio de cerca de 1500 metros), pelo que têm sido realizadas largadas em diferentes áreas de castanheiro do concelho de Arouca, por forma a controlar a Vespa das Galhas do Castanheiro.
As largadas decorreram no âmbito do Bio Vespa - Luta Biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro. Este programa está a decorrer na região Norte desde 2015, contando com a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), da REFCAST - Associação Portuguesa da Castanha, dos Municípios e outros parceiros.
O Município de Arouca aderiu ao Bio Vespa em 2016 e desde então que tem vindo a colaborar na zonagem das áreas afectadas, a colaborar técnica e financeiramente na luta biológica através das largadas dos parasitóides e a participar na Comissão Local de Acompanhamento. Esta comissão envolve técnicos da autarquia, da AFEDV (Associação Florestal de Entre Douro e Vouga) e da DRAPN. 2018-06-01 GCCMA
 
Arouca

Quarta, 26 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 30º
Vento: SSW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Qui
T 28º
V 0 km/h
Sex
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 43 visitantes online