SOCIEDADE
 
Eurodeputado Paulo Rangel visitou AE Arouca
 
Paulo Rangel falou aos alunos
Contextualizou para os alunos a importância da União Europeia e o impacto actual e futuro nas suas vidas
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
As comemorações da "Semana da Europa" no Agrupamento de Escolas de Arouca tiveram hoje um dos seus pontos altos na recepção ao eurodeputado do PSD e do Partido Popular Europeu Paulo Rangel, iniciativa promovida pela equipa coordenadora do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE) do agrupamento. Na sessão de abertura que antecedeu a palestra e a interacção de Paulo Rangel com os alunos no auditório da Escola Secundária, a docente Olga Soares, em representação da equipa EEPE, agradeceu a presença do eurodeputado e recordou o leque de actividades que desde o dia 9 de Maio - Dia da Europa - estão em curso dentro e fora da escola. O programa educativo EEPE envolve alunos e professores (designados embaixadores juniores e embaixadores seniores) e tem como principal finalidade facultar conhecimentos para uma maior consciencialização dos jovens no tocante à cidadania europeia. A dinamização do projecto educativo na escola começou no ano lectivo anterior e incluiu a participação do eurodeputado do PCP Miguel Viegas. "A nove meses das eleições europeias, continuamos a chamar os jovens para as questões sobre a Europa. A presença do Dr. Paulo Rangel, eurodeputado com longa e prestigiada carreira ao nível das instituições europeias, é um ponto de honra para a nossa escola. Ele vai ajudar-nos a pensar porque é que vale a pena ser europeu no século XXI", salientou a docente.

A voz e a vez dos alunos
Em representação dos embaixadores juniores participantes no programa EEPE, o aluno do 10º ano, Afonso Cunha, destacou a missão destes alunos na escola. "Há ainda muita falta de interesse pela política em geral e de conhecimento do funcionamento das instituições europeias e da importância das decisões tomadas por estas instituições. Nós, embaixadores juniores do Parlamento Europeu, temos essa missão de sensibilizar os nossos colegas para a importância da União Europeia e das questões europeias porque os jovens de hoje serão aqueles que no futuro terão nas suas mãos o destino da nossa sociedade.", referiu Afonso Cunha, que abordou ainda o tema do respeito pela diversidade e pela preservação dos valores da cultura e do património europeus, área de impacto social e económico no qual também Arouca se destaca: "O concelho de Arouca é actualmente conhecido e prestigiado internacionalmente pelo seu património."
Também Gonçalo Pinho, presidente da Associação de Estudantes, está sensibilizado e alertou a plateia de alunos para a importância dos assuntos europeus. "Este programa da escola é fundamental para percebermos a relevância da democracia parlamentar europeia. A União Europeia e as suas políticas influenciam as nossas vidas", explicou o aluno do 12º ano, que lamentou ainda o baixo índice de participação dos cidadãos nas eleições para o Parlamento Europeu: em 2014, apenas 43% dos eleitores europeus votaram e essa percentagem foi ainda pior em Portugal (33%), sendo que apenas 19% dos jovens com direito de voto participaram no ato eleitoral. "Para nosso interesse colectivo e individual temos de inverter esta apatia", aconselhou o líder associativo.

Vantagens colectivas e pessoais da integração europeia
"Para terem a ideia do que é a vida de um deputado europeu, nestes últimos quarenta dias estive em nove países. São muitos os trabalhos e as solicitações a que somos chamados e foi com muito esforço que consegui corresponder ao vosso convite, que agradeço", começou por referir o eurodeputado. Numa versão informativa e, sobretudo, pedagógica, Paulo Rangel contextualizou para os alunos a importância da União Europeia e o impacto actual e futuro nas suas vidas. "Há muitos cidadãos e muitos jovens que não votam, que não querem saber, preferindo nesse dia o lazer ou outro tipo de ocupações. Esta mentalidade conduz à deserção. Temos de ter um compromisso com as questões europeias." E exemplificou com o referendo que ditou Brexit [saída do Reino Unido da EU] e as respectivas implicações para o país, a Europa e para Portugal. "Todas as sondagens davam os jovens ingleses como maioritariamente favoráveis à permanência na União Europeia. Bastava que tivessem votado mais uns duzentos ou trezentos mil jovens para que o resultado do referendo se tivesse invertido. Agora, estão apreensivos com a saída do seu país da UE." Na interacção com os alunos, Paulo Rangel respondeu ainda a várias questões em que clarificou as vantagens nacionais, colectivas e pessoais, decorrentes da participação activa dos jovens e da integração de Portugal na União Europeia. O eurodeputado visitou ainda uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos sobre a sua "Ideia de Europa".

Comitiva da escola visita PE em Estrasburgo
A agenda europeia do agrupamento escolar conclui-se na próxima semana. Em virtude de um prémio angariado no âmbito do referido programa, vinte e quatro alunos e dois professores compõem a comitiva que partirá para Estrasburgo (França) e se juntará a outros jovens europeus para uma ronda de trabalhos no edifício Louise Weiss do Parlamento Europeu. 2018-05-18 Manuel Sousa
 
Arouca

Sexta, 14 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 5º
Vento: NW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Sáb
T 12º
V 6 km/h
Dom
T 11º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 55 visitantes online