ASSOCIATIVISMO
 
Quando o “Psi” entra no jogo
 
Hugo Carvalho avisa que formar bem um jovem atleta implica trabalhar mais do que o rendimento desportivo
União Desportiva de Fermedo tem parceria com a Universidade Católica que garante apoio psicológico ao seu projecto formativo e desportivo
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A União Desportiva de Fermedo (UDF) estabeleceu uma parceria com a Clínica Universitária de Psicologia (CUP) do pólo do Porto da Universidade Católica, abrindo as portas a um trabalho de "psicologia do desporto" que, além de ajudar a formar atletas para a competição, também visa contribuir para a formação de pessoas nas suas mais variadas vertentes.
"Acima de tudo, as crianças e jovens devem divertir-se quando praticam futebol", sublinhou Hugo Carvalho, um dos dois psicólogos do desporto da CUP, que, no passado dia 3, deu o ponta-pé-de-saída desta parceria, com uma sessão, realizada na Casa da Cultura de Cabeçais, dirigida aos atletas e suas famílias.
Segundo o protocolado entre a UDF e a CUP, em cada temporada haverá pelo menos uma sessão formativa e os atletas e elementos do satff do clube fermedense terão acesso a profissionais devidamente sintonizadas com as boas práticas que devem ser seguidas por um grémio formativo.
Por seu lado, a Clínica Universitária tem garantido envolvimento com um universo desportivo já de alguma monta, uma vez que o "Fermedo" - assim é designado popularmente o clube - conta com cerca de centena e meia de atletas e um satff técnico e de apoio de algumas dezenas de colaboradores. Poderão estar na forja "case-studies" e estudos.
"É uma parceria muito importante, que nos dá melhores perspectivas para um futuro promissor do nosso projecto desportivo", sublinhou Rogério Rodrigues, treinador da formação sénior da UDF, que, com Ismael Soares, o coordenador do futebol da colectividade, apoiou este trabalho em conjunto desde a primeira hora.
Considerou que o apoio no domínio da psicologia é importante não apenas para os futebolistas do departamento de formação, mas também para o palntel da equipa principal. "Temos, agora, algo de novo, que será importante para a competição, mas também para a vida dos nossos jogadores", enfatizou o técnico.
Hugo Carvalho mostrou-se satisfeito com a adesão à primeira sessão de trabalho: "foi uma surpresa pelo positiva", declarou. Vincou que a psicologia do desporto "é uma área recente", que poderá não ser significativa por muita boa gente, sendo, até, olhada com certa desconfiança. "Ainda há pouca abertura por parte dos clubes", testemunhou.
Disse que os saberes da CUP serão disponibilizados "a 100 por cento" ao grémio de Fermedo. Além das acções de formação e sensibilização, garantiu intervenção em caso de "problemas específicos" de um futebolista ou de um agente desportivo do clube.
"No que diz respeito à formação de atletas, quanto mais cedo treinarmos a parte mental, melhor", vincou Carvalho, avisando que a saúde psicológica é determinante para a obtenção de bons resultados desportivos e também para o "desenvolvimento global" dos jovens aspirantes a craques da bola.
O psicólogo da Universidade Católica espera que a parceria com a UDF seja "o ponto de partido" para o alinhavar de idênticas colaborações com outras instituições desportivas da região a sul do Porto.
Realçou que, como enfatizado na sessão realizada em Cabeçais, modelar um jovem atleta implica abordar outras questões que não apenas o rendimento em campo, nomeadamente o cumprimento das regras do jogo e da equipa, o fair-play e a relação com colegas e adversários. "Os gestos de amizade são essenciais", acentuou o especialista. 2018-05-17 Alberto Oliveira e Silva
 
Arouca

Segunda, 16 de Julho de 2018

Actual
Temp: 16º
Vento: NNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Ter
T 24º
V 2 km/h
Qua
T 21º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a transformação urbanística/rodoviária na entrada poente da vila de Arouca?
 
 
A Frase...

"Passou mais de um ano desde a famosa promessa do Entroncamento, mas até ao momento a via Arouca-Feira continua parada"

Rui Vilar, presidente do PSD Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online