SOCIEDADE
 
Freguesia de Mansores tem dois habitantes centenários
 
Centenário Álvaro Moreira rodeado da família
A vida na longevidade de um século
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A freguesia de Mansores tem agora dois centenários: Álvaro Moreira atingiu os 100 anos e Henriqueta Silva chegou às 101 primaveras.
Dez filhos, 20 netos e 16 bisnetos tem Álvaro Pinho Moreira, natural e a residir no lugar da Ribeira. Completou 100 anos no passado dia 2 de Abril. A esposa, Maria Ferreira da Silva, faz 96 em Agosto e é natural de Vila Chã (Escariz). Estão casados há 74 anos, desde o dia 10 de Fevereiro de 1944. «Já tem 100 anos, mas come melhor que eu», disse a esposa, com um sorriso nos lábios.
Álvaro vive na casa que construiu desde 1953 e foi um pouco de tudo ao longo da sua vida. «Fazia o que aparecia, era o que dava, fui pedreiro, madeireiro, agricultor, enfim, tanta coisa!...», contou o agora centenário que, apesar das dificuldades próprias da adiantada idade, não se escusou em provocar momentos de boa disposição à medida que sorria e cantava.
Por outro lado, e segundo informações que também a família foi dando, Álvaro sempre gostou de se dedicar a causas públicas e a ajudar os outros na sua comunidade, nomeadamente na paróquia de Mansores, onde foi tesoureiro e juíz da cruz durante vários anos. Também sempre gostou de trabalhar e, aos 87 anos, contou também a família, ainda conduzia o seu tractor.
A família é extensíssima e só não é maior porque, e isto recorda a D. Maria, dois filhos gémeos, em vésperas do dia de Nossa Senhora de Fátima, faleceram no Hospital de Santo António, no Porto, isto porque, conta pesarosa, a mãe Maria Silva esteve tempo demais à espera para ter os filhos. Outra filha também faleceu, com sete meses, após um ataque de meningite.
Mas hoje a imensa árvore genealógica espalha-se por diversos pontos de Portugal até ao Brasil, Itália,
Cuba, enfim... Ao todo, e sem um número exacto, a família ascenderá aos 90 elementos.
Não conseguiram estar todos, por diferentes motivos, no passado dia de Abril, no dia de toda a felicidade, o 100º aniversários do senhor Álvaro.
Foi um dia de muitas lágrimas e de muita emoção para o senhor Álvaro e para toda a família. «Mais vale ser pobre e honrado do que rico e não ter honra», esta frase foi proferida pelo aniversariante Álvaro Pinho Moreira no seu dia feliz. Talvez seja esta a sua grande riqueza: a honestidade, humildade e bondade na longevidade de um século!
No lugar da Serra da Vila, mora Henriqueta Moreira da Silva, que, a 29 de Março, completou 101 anos. Viúva há 29 anos, a D. Henriqueta tem quatro filhos (um já falecido), sete netos e dois bisnetos.
Natural do lugar do Casal, Henriqueta foi sempre doméstica. «Foi sempre uma pessoa muito alegre e dedicada aos seus, à família, muito ligada ao campo, ela viveu uma vida sem vícios e foi três vezes ao Brasil visitar um filho seu, dizia que gostava muito do Brasil», disse o filho Ventura Leite sobre a mãe que agora se encontra mais debilitada do ponto de vista físico e mental.
O presidente da Junta de Freguesia, Jorge Oliveira, sublinha o número elevado de pessoas com idades superiores a 80 anos e com vidas ainda independentes na freguesia e atribui isso "à beleza natural" da terra e as repercussões que isso tem na "vida saudável" dos seus habitantes. Ruben Tavares 2018-05-10
 
Arouca

Sábado, 18 de Agosto de 2018

Actual
Temp: 27º
Vento: ESE a 5 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Dom
T 28º
V 5 km/h
Seg
T 31º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Gosta do nome "508 Arouca" para a futura ponte suspensa sobre o rio Paiva?
 
 
A Frase...

"Na cor política já se sabe que Margarida Belém só olha para três freguesias e sabemos todos quais são..."

Fernando Ribeiro, presidente da JF Chave, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 34 visitantes online