SOCIEDADE
 
Delegação estudantil de Arouca visita geoparque espanhol
 
Grupo de alunos, professores e técnicos
Encerraram dessa forma as actividades de projecto Erasmus, de parceria e descoberta de quatro territórios europeus
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Entre os dias 14 e 18 de Abril, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Arouca, acompanhados de duas técnicas do Arouca Geopark, visitaram o «belíssimo» Geoparque de Las Loras, em Espanha, no âmbito do Projeto Erasmus + - Geoparks.

A equipa portuguesa, composta por seis alunos, duas professoras e duas técnicas do Arouca Geopark, deslocou-se, entre 14 e 18 de Abril, a Villadiego, uma pequena vila da província de Burgos, comunidade autónoma de Castela e Leão, para visitar o «belíssimo» geoparque de Las Loras e, assim, encerrar as actividades do Projecto Erasmus + - Geoparks, de parceria e descoberta de quatro geoparques - Arouca Geopark, Haute-Provence, Lesvos e Las Loras, iniciado em 2016. Toda a comitiva foi acolhida pelos parceiros do Instituto de Enseñanza Secundaria de Campos de Amaya, por representantes da autarquia, da educação e do Las Loras Geeopark.
Durante a estadia, houve a oportunidade de participar em diferentes actividades na escola, assistir a um concerto da banda de música local e de realizar diversas visitas ao Geoparque de Las Loras. «As visitas e caminhadas pelo Las Loras Geopark foram agradáveis e permitiram conhecer belíssimas paisagens e geossítios», tais como a queda de água da Yeguamea, La Cueva de Los franceses, Las Tuerces, Mirador de Valcavado, Covalagua, Humada, Basconcillos del Tozo, Sargentes de La Lora, Rudrón, Sedano e Orbaneja del Castillo. Também foi providenciada a visita à cidade de Burgos e à sua Catedral, um dos mais belos templos góticos.
Todos os alunos parceiros apresentaram os seus trabalhos para promover os respectivos geoparques (Espanha - uma rota pelo Las Loras Geopark, França - Lendas e arte no Haute Provence Geopark, Grécia - Geotale da Floresta Petrificada de Lesvos, Portugal - Panfleto para crianças sobre o vale do Paiva) e deram a conhecer as actividades realizadas para desenvolver competências de empreendedorismo (Espanha - criação de uma empresa de outdoor e aventura; França - Handcraft e fósseis, Grécia - Atividades digitais no Lesvos Geopark, Portugal - compilação de receitas do Arouca Geopark), bem como os resultados muito positivos dos questionários sobre o conhecimento do património natural e cultural dos quatros geoparques. Todos os jovens promoveram os respectivos geoparques num feirinha na praça principal de Villadiego. Foi com esmero e paixão que os nossos jovens embaixadores, com a ajuda do material promocional, gentilmente cedido pela AGA (Associação Geoparque Arouca), divulgaram a Serra da Freita e os Passadiços do Paiva, «entre outras maravilhas locais». Os alunos participaram, ainda, em workshops de sentidos, de dança e de culinária, no mosteiro de Santa Maria la Real e na escola de acolhimento, tendo confeccionado entradas, pratos e sobremesas partilhadas no almoço de encerramento do projecto.
Nas reuniões de trabalho, foi feito o balanço do projecto e abordadas questões de disseminação e sustentabilidade do mesmo. Este projecto será apresentado nas Jornadas de Educação, no AEA, em Julho, na International Conference of Geoparks, em Itália, em Setembro de 2018 e na National Student's Conference, em Atenas, em Outubro de 2018. 2018-04-30
 
Arouca

Sexta, 14 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 5º
Vento: NW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Sáb
T 12º
V 6 km/h
Dom
T 11º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 50 visitantes online