SOCIEDADE
 
Delegação estudantil de Arouca visita geoparque espanhol
 
Grupo de alunos, professores e técnicos
Encerraram dessa forma as actividades de projecto Erasmus, de parceria e descoberta de quatro territórios europeus
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Entre os dias 14 e 18 de Abril, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Arouca, acompanhados de duas técnicas do Arouca Geopark, visitaram o «belíssimo» Geoparque de Las Loras, em Espanha, no âmbito do Projeto Erasmus + - Geoparks.

A equipa portuguesa, composta por seis alunos, duas professoras e duas técnicas do Arouca Geopark, deslocou-se, entre 14 e 18 de Abril, a Villadiego, uma pequena vila da província de Burgos, comunidade autónoma de Castela e Leão, para visitar o «belíssimo» geoparque de Las Loras e, assim, encerrar as actividades do Projecto Erasmus + - Geoparks, de parceria e descoberta de quatro geoparques - Arouca Geopark, Haute-Provence, Lesvos e Las Loras, iniciado em 2016. Toda a comitiva foi acolhida pelos parceiros do Instituto de Enseñanza Secundaria de Campos de Amaya, por representantes da autarquia, da educação e do Las Loras Geeopark.
Durante a estadia, houve a oportunidade de participar em diferentes actividades na escola, assistir a um concerto da banda de música local e de realizar diversas visitas ao Geoparque de Las Loras. «As visitas e caminhadas pelo Las Loras Geopark foram agradáveis e permitiram conhecer belíssimas paisagens e geossítios», tais como a queda de água da Yeguamea, La Cueva de Los franceses, Las Tuerces, Mirador de Valcavado, Covalagua, Humada, Basconcillos del Tozo, Sargentes de La Lora, Rudrón, Sedano e Orbaneja del Castillo. Também foi providenciada a visita à cidade de Burgos e à sua Catedral, um dos mais belos templos góticos.
Todos os alunos parceiros apresentaram os seus trabalhos para promover os respectivos geoparques (Espanha - uma rota pelo Las Loras Geopark, França - Lendas e arte no Haute Provence Geopark, Grécia - Geotale da Floresta Petrificada de Lesvos, Portugal - Panfleto para crianças sobre o vale do Paiva) e deram a conhecer as actividades realizadas para desenvolver competências de empreendedorismo (Espanha - criação de uma empresa de outdoor e aventura; França - Handcraft e fósseis, Grécia - Atividades digitais no Lesvos Geopark, Portugal - compilação de receitas do Arouca Geopark), bem como os resultados muito positivos dos questionários sobre o conhecimento do património natural e cultural dos quatros geoparques. Todos os jovens promoveram os respectivos geoparques num feirinha na praça principal de Villadiego. Foi com esmero e paixão que os nossos jovens embaixadores, com a ajuda do material promocional, gentilmente cedido pela AGA (Associação Geoparque Arouca), divulgaram a Serra da Freita e os Passadiços do Paiva, «entre outras maravilhas locais». Os alunos participaram, ainda, em workshops de sentidos, de dança e de culinária, no mosteiro de Santa Maria la Real e na escola de acolhimento, tendo confeccionado entradas, pratos e sobremesas partilhadas no almoço de encerramento do projecto.
Nas reuniões de trabalho, foi feito o balanço do projecto e abordadas questões de disseminação e sustentabilidade do mesmo. Este projecto será apresentado nas Jornadas de Educação, no AEA, em Julho, na International Conference of Geoparks, em Itália, em Setembro de 2018 e na National Student's Conference, em Atenas, em Outubro de 2018. 2018-04-30
 
Arouca

Sexta, 20 de Julho de 2018

Actual
Temp: 16º
Vento: NNE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Sáb
T 22º
V 3 km/h
Dom
T 22º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a transformação urbanística/rodoviária na entrada poente da vila de Arouca?
 
 
A Frase...

"Passou mais de um ano desde a famosa promessa do Entroncamento, mas até ao momento a via Arouca-Feira continua parada"

Rui Vilar, presidente do PSD Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online